Safári Fluvial no Pantanal
Alexis Prappas/Fundtur-MS
Safári Fluvial no Pantanal

A imensa região do Pantanal , que representa o mais importante ponto turístico dos estados do  Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul , tem se beneficiado espontaneamente pela novela homônima exibida no horário nobre da TV Globo . A versão original foi transmitida em 1990, pela extinta Rede Manchete, e já havia sido um sucesso na época, como a versão contemporânea.

A visibilidade que a obra traz para a localidade aguça a curiosidade do brasileiro, e de estrangeiros, sobre a região e aumenta as oportunidades de negócio para o setor de turismo local.

Em um levantamento realizado pelo buscador de viagens Kayak é possível observar que a procura por passagens aéreas de viajantes saindo de Curitiba  - região onde se registrou a maior incidência de partidas - com destino ao aeroporto de Cuiabá , a capital mato-grossense -, subiu 30% desde o começo da transmissão da novela, em março deste ano, até o final de maio de 2022.

Já em  Porto Alegre - a segunda capital com mais procura pelo Pantanal - a busca por passagens aéreas com destino à capital mato-grossense teve um aumento de 23% no mesmo período.

"O poder que uma novela tem de colocar os holofotes apontados para uma determinada região é enorme. A teledramaturgia brasileira tem um importante papel no turismo, tanto nacional como internacional", afirma o country manager da Kayak, Gustavo Vedovato. O executivo atualiza os dados sobre as buscas pela região do Pantanal.

"Comparando pesquisas feitas entre junho e agosto com as realizadas no início do ano, vemos um aumento de 33% no volume de buscas de voos de Porto Alegre para Campo Grande. Também houve aumento na busca por passagens para a capital sul-mato-grossense saindo de Belo Horizonte , Salvador  e São Paulo , sendo um crescimento de 7%, 3,3% e 2,7%, respectivamente, no período citado acima", detalha o executivo.

Em outro levantamento, comparando julho com junho de 2022, Vedovato afirma que a companhia identificou um aumento de 119% nas buscas de voos para Cuiabá e de 117% para Campo Grande.

"Ou seja, isso pode indicar que a novela também ajuda a despertar o interesse dos viajantes nos momentos de planejamento de viagens na alta temporada", disse.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, essa movimentação acentuada na região já era esperada, a partir da exibição da novela.

"Desde o ano passado, quando confirmaram as gravações no Mato Grosso do Sul, já começamos a fazer um planejamento para a promoção durante e depois da exibição da novela, pois entendíamos a grande visibilidade que a obra daria ao nosso destino", afirmou o diretor-presidente, que garante que a região não teve dificuldades em receber a dose extra de turistas.

"A localidade já é preparada, muito profissional e atende turistas de várias partes do mundo há décadas. O Pantanal sul-mato-grossense tem excelentes estruturas, especialmente nas pousadas pantaneiras. Claro que é um turismo altamente segmentado e a oferta é especializada, tanto nos municípios de Aquidauana e Miranda, onde foram feitas as gravações, quanto em Corumbá, que também sofreu um impacto positivo e onde há barcos-hotéis preparados para a pesca esportiva", afirma Wendling.

Segundo a Fundtur-MS, houve um aumento de 10,3% na taxa de ocupação média nas pousadas pantaneiras referente aos meses de janeiro a julho deste ano, comparado ao ano passado. A média em 2022 foi de 84,6%, enquanto que em 2021 foi de 81%.

Já no Aeroporto Internacional de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, no primeiro semestre de 2022, houve um aumento de 336,97% nos embarques (um total de 11.938 voos), em relação ao mesmo período de 2020, no aurge da  pandemia da Covid-19.

Pontos mais cobiçados


Com todo o alvoroço que a novela causa, é natural que os cenários que têm ligação com às gravações sejam os mais cobiçados. Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, esta premissa se confirma.

"Os pontos que têm despertado o maior interesse dos turistas aqui no Pantanal são os especialmente próximos aos cenários de gravação da novela, nas fazendas pantaneiras de Aquidauana e Miranda. A visita aos locais representa uma possibilidade do turista poder ter contato com o dia-a-dia do homem pantaneiro, conhecer um pouco da cultura, da gastronomia e das comitivas", afirma Wendling, que considera que essa experiência local é um diferencial da região.

"O visitante pode vivenciar esse dia-a-dia, que é algo que já trabalhamos há anos como um diferencial competitivo do Pantanal. Além, é claro, da observação da fauna e da flora , e safáris fotográficos ", diz.

Peão em comitiva de retirada de gado do Pantanal na cheia.
Silvio Andrade/Fundtur-MS
Peão em comitiva de retirada de gado do Pantanal na cheia.


O diretor-presidente ainda considera que este 'hype' na região vai perdurar mesmo com a fim da novela, previsto para outubro deste ano, "até porque o turismo do Mato Grosso do Sul tem estratégias pós-novela".

"A imagem do destino vai continuar muito em alta porque a novela vai passar também em outros países, então entendo que isso vai ampliar a visibilidade internacional do Pantanal", explica o executivo.

Uma informação interessante é que a novela é gravada exatamente no mesmo local que a versão da década de 1990. Ao total, seis fazendas dão suporte diretamente à produção em hospedagem, gravação ou almoxarifado, enquanto que outras dão suporte indireto.


Recuperação do setor de turismo

Com a pandemia do Covid-19 e o isolamento social muitos setores da economia foram afetados, como os de serviço e consumo. Turismo foi uma das áreas mais atingidas, já que todo o mundo estava isolado na tentativa de conter a proliferação do vírus.

Para o country manager da Kayak, Gustavo Vedovato, a recuperação do setor já vem ocorrendo desde o ano passado . A empresa já observa uma retomada acelerada na busca por voos domésticos e internacionais, em níveis superiores aos pré-pandêmicos: "Isso não apenas no turismo de lazer, mas também no de negócios , no nomadismo digital , no trabalho remoto , nas viagens que mesclam lazer e negócios".

Para o fim do ano, o buscador de viagem prevê um aumento na busca por passagem aéreas em destinos do Nordeste , como Recife, Salvador, Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Seguro e João Pessoa, além de Rio de Janeiro e Florianópolis. "Todos destinos de praia , conforme a tradição do brasileiro de passar o Ano Novo junto ao mar", afirma Vedovato.

"Nas buscas de voos para o exterior, vemos Europa com mais destaque, com Lisboa, Paris, Madrid e Roma ao lado de destinos nas Américas como Buenos Aires , Miami, Orlando, Cancun, Santiago do Chile e Nova York", finaliza.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do  Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!