5 dúvidas frequentes sobre testes de Covid em viagens

O momento de fazer o teste de Covid para viajar, seja para destinos nacionais ou internacionais, pode ser cercado de algumas dúvidas ou receios. Leonardo Bastos, CEO da Kennedy Viagens Corporativas, esclarece os principais pontos sobre testagem para tornar os preparativos mais tranquilos

James Gallagher - Reporter de ciência de saúde

1 - Os testes de Covid são necessários para destinos nacionais?

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), não é obrigatório realizar um teste de Covid para viajar dentro do país. No entanto, Bastos afirma que é importante seguir os protocolos de segurança à risca para não se contaminar. Deve-se manter o distanciamento social, o uso de máscara e higiene das mãos.

Polina Tankilevitch/Pexels

2 - E no caso de viagens internacionais?

Diversos países estão retirando ou flexibilizando as restrições para a entrada de estrangeiros, e muitos deles já aceitam apenas o comprovante de vacinação com as doses em dia. No entanto, é preciso ter em mente que alguns países ainda devem pedir pelo teste PCR ou antígeno. “É essencial se informar sobre as medidas adotadas pelo local de destino para seguir os protocolos e evitar imprevistos”, afirma Bastos.

Reprodução

3 - Em quanto tempo antes do embarque devo fazer o teste de Covid?

Geralmente, o teste PCR deve ser feito até 48 horas antes do embarque, enquanto o antígeno precisa ser feito 24 horas antes. No entanto, esses prazos podem ser diferentes de acordo com cada país. Além de checar os protocolos do destino, deve-se levar em conta o horário do voo, o tempo de espera do resultado e o prazo da emissão do exame no país de destino para fazer o teste ao voltar.

Mufid Majnun / Unsplash

4 - Onde posso realizar o teste de Covid no Brasil?

As normas variam de acordo com cada país e cada companhia aérea. Apesar de ser possível encontrar testes de farmácia que emitem laudo em inglês, é mais seguro buscar por uma unidade hospitalar ou hospital para realizar o teste, seja PCR ou antígeno. Lembre-se de agendar o teste com antecedência para evitar filas ou imprevistos.

Alena Shekhovtcova/Pexels

5 - Onde posso realizar o teste de Covid em outros países?

O Brasil ainda obriga que seja apresentado um teste de Covid negativo para entrar no país. Bastos afirma que alguns seguros de viagens já incluem na cobertura a realização do exame de retorno em laboratórios. No entanto, alguns países, principalmente na Europa, podem ter estandes que oferecem o teste gratuito e com certificado das autoridades sanitárias. De qualquer forma, vale pesquisar os pontos de exame no destino antes de viajar.

Shvets Productions/Pexels