Se você procura por um destino que ofereça áreas verdes e cultura, sem fazer feio na vida noturna, a capital gaúcha pode ser uma boa opção. Vencedora de mais de 80 prêmios e títulos em diversas categorias, como moradia, trabalho, entretenimento e estudos, encontrar o que fazer em Porto Alegre não é uma tarefa difícil.

Leia também: Quais destinos turísticos estão em alta no Brasil e que fazer em cada um deles

Seja antes ou depois do entardecer, você encontrará muito o que fazer em Porto Alegre
shutterstock
Seja antes ou depois do entardecer, você encontrará muito o que fazer em Porto Alegre

Tanto que, segundo levantamento do buscador de viagens KAYAK, a cidade está entre os destinos nacionais mais procurado pelos turistas brasileiros no primeiro semestre em 2019, e o 9º que mais cresceu nas buscas durante o mesmo período.

E para a ajudá-lo a encontrar o que fazer em Porto Alegre , o iG Turismo conversou com Gelson Walker, especialista em turismo da agência de viagens Tô Indo Viagens, que separou algumas atividades de dia e de noite para se entreter na cidade com um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dentre as capitais país.

O que fazer em Porto Alegre durante o dia

O roteiro de turismo em Porto Alegre durante o dia é bastante variado e te proporcionará atividades que vão de um passeio no parque a uma visita a museus e galerias e lugares para observar o pôr do sol. Navegando no mapa acima, saberá onde fica cada um dos pontos. Confira mais detalhes do que fazer em cada local e como montar um roteiro por Porto Alegre: 

Parque Farroupilha e Parcão

Você pode, por exemplo, começar o dia indo ao Parque Farroupilha (Redenção) ou ao Parque Moinhos de Vento, o Parcão.

Segundo Gelson, o primeiro "tem um visual de tirar o fôlego e é um dos cartões postais da cidade".  O segundo, por outro lado, é ideal para descansar enquanto aprecia a paisagem em um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre . "O espaço é cheio de belezas naturais e bancos para quem deseja tranquilidade", garante o especialista da Tô Indo Viagens.

MARGS e Casa de Cultura Mário Quintana

Em seguida, fica a seu critério escolher entre uma visita à Casa de Cultura Mário Quintana, ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (também conhecido como MARGS).

A Casa de Cultura abriga as bibliotecas, parte do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, acervos, discoteca, galerias de arte, teatros, três salas de cinema, cafés, bombonière e livraria.

Mas se você prefere um lugar mais voltado para as artes plásticas, talvez se encontre no MARGS, cujo acervo reúne mais de 5 mil pinturas, esculturas, gravuras e cerâmicas de artistas nacionais e estrangeiros.

Mercado Público de Porto Alegre

Outra opção de turismo em Porto Alegre é explorar o Mercado Público. Nele, você terá a oportunidade de ir às compras de um jeito um tanto diferente num edifício que abriga mais de 100 vendedores de artigos dos mais variados. "É um ótimo jeito de conhecer a cidade gaúcha e seus habitantes", crava Gelson.

Leia também: 7 museus brasileiros para você incluir no roteiro cultural da viagem

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul é outro dos pontos turísticos de Porto Alegre que não podem faltar no seu roteiro. Seu acervo, ainda em 1895, somava 8 mil volumes, e atualmente é constituido por 240 mil volumes, segundo o site da Secretaria de Cultura do RS.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Caso você seja um admirador da arquitetura e da arte sacras à procura de o que fazer em Porto Alegre, também pode se surpreender com a Catedral Metropolitana da cidade, que levou 56 anos para ser construída.

Sua cúpula de 65 m de altura e 18 m de diâmetro está entre as maiores do mundo e promete tirar o fôlego dos visitantes. A catedral funciona de segunda à sexta das 7h às 19h, de sábado das 9h às 19h e de domingo das 8h às 19h.

Usina do Gasômetro

E não importa o que você faça durante a manhã e a tarde, seu dia deve terminar na Usina do Gasômetro, um dos pontos mais populares para se ver o pôr do sol na capital gaúcha.

Além disso, o local é famoso dentre os pontos turísticos de Porto Alegre por suas apresentações e manifestações artísticas, que foram uma forma de salvar esse marco do horizonte porto-alegrense da demolição nos anos 1990.

O que fazer em Porto Alegre durante a noite

Assim como São Paulo e o Rio de Janeiro, Porto Alegre não para durante a noite. São várias opções de divertimento noturno, e elas estão concentradas principalmente nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento. 

O primeiro, próximo ao campus da UFRGS, é favorito dentre os artistas, estudantes e intelectuais. Já o segundo, um bairro de classe média alta da capital gaúcha, atrai os boêmios à procura de uma noite mais sofisticada.

"No Cidade Baixa, Dirty Old Man, Rock'n Soul Pub e o Spoiler são algumas opções. Já no Moinhos de Vento, Mulligan Irish Pub, Thomas Pub e Perro Libre Moinhos se destacam", observa Gelson sobre as opções de turismo em Porto Alegre durante a noite. Veja esses e outros pontos no mapa acima. 

E para quem gosta de saber quais são os melhores points da vida noturna nas suas viagens, o especialista da Tô Indo apontou os melhores para cada gosto de turista que vai atrás de o que fazer em Porto Alegre durante a noite.

Club 688

Localizado no Centro de Porto Alegre, próximo à Usina do Gasômetro e ao Cais do Porto, o Club 688 traz uma programação recheada de funk e música eletrônica.

Seu diferencial está em apostar em temáticas diferentes para suas festas a cada semana nos sábados, atraindo um público bastante variado - ideal para quem procura o que fazer em Porto Alegre e não gosta de conhecer todo tipo de gente.

Margot Bar & Club

Inaugurado recentemente, o Margot Bar & Club investe nos estilos mais clássicos da música contemporânea, como o jazz, o blues, o rock e o MPB, dentre outros. A ideia é mesclar a música ao ambiente inspirado pelos filmes do cineasta Wes Anderson, conhecido por filmes como "Grande Hotel Budapeste" e "O Fantástico Sr. Raposo".

Opinião

Por fim, o Opinião é a mais famosa casa de shows de Porto Alegre, iluminando as noites no Cidade Baixa desde 1983. Segundo Gelson, ela já recebeu dois prêmios Top of Mind nas categorias Casa de Shows e Bar de Música ao Vivo e foi nomeada como Melhor Casa de Shows pela Revista Veja.

Leia também: 5 destinos internacionais que estão mais atrativos com a crise da Avianca

Com tanto renome, é difícil encontrar um lugar mais adequado para encerrar a sua noite e a sua busca por o que fazer em Porto Alegre antes e depois do por do sol.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!