A questão financeira e a constante alta do dólar têm feito muitos turistas brasileiros optarem por viajar para destinos nacionais . Em um país tão grande em extensão como o Brasil, as diversidades culturais são muitas e uma forma de explorar a história local e artistas renomados é conhecendo os museus brasileiros.
Como são muitas opções, o KAYAK, ferramenta de planejamento de viagens do mundo, fez uma análise para prepara um roteiro de museus brasileiros que promete agradar os turistas que amam atrações culturais. Confira:
1. Inhotim, Brumadinho - um dos museus brasileiros a céu aberto
Na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, fica esse museu que é o maior a céu aberto da América Latina. O local exala arte e reúne trabalhos de importantes artistas contemporâneos do Brasil e do mundo. Como fica localizado em um parque com uma flora rica, o espaço é mais agradável durante o verão, sendo possível ver de perto animais de variadas espécies.
O bacana é que muitas das instalações do museu são interativas, e os visitantes podem alugar um carrinho para ter mais mobilidade pelo parque e não tornar o passeio cansativo. Por lá, também há restaurantes e lojas de lembrancinhas variadas. Segundo a KAYAK, o indicado é ficar hospedado em Belo Horizonte e depois pegar o ônibus ou alugar um carro para chegar a Inhotim, que fica em Brumadinho.
2. MASP, São Paulo - vão livre já é uma atração
Um dos museus brasileiros mais conhecidos é o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, ou simplesmente MASP, que foi fundado em 1947 pelo próprio Chateaubriand. O local, que fica na Avenida Paulista, possui um acervo fixo de obras de vários séculos e também conta com exposições rotativas.
No MASP também acontecem palestras, seminários e oficinas elaboradas por grandes artistas brasileiros. O interessante é que todos os anos as exposições sempre possuem um tema principal, em 2017, por exemplo, o tema foi histórias da sexualidade, este ano são histórias afroatlânticas e para o ano que vem está programado o tema histórias feministas/histórias das mulheres.
O prédio trata-se de um projeto arquitetônico criado por Lina Bobardi e o vão que existe embaixo do museu é um dos maiores sem colunas do mundo.
3. MAC Niterói, Niterói - disco voador de Niemeyer
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói foi inaugurado em 1996 e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O local foi inspirado em um disco voador e claramente se tornou um ponto turístico reconhecido no mundo todo e está na rota das principais atrações do Rio de Janeiro.
O museu conta com um acervo fixo e também procura estimular práticas experimentais em arte, ciência e educação e, dessa forma, mescla muito bem tradição e modernidade. Para fazer uma visita guiada, basta visitar o local aos sábados, pois há vários horários disponíveis.
4. Instituto Ricardo Brennand, Recife - inspiração europeia
No bairro da Várzea, em Recife, fica o Instituto Ricardo Brennand, que está entre os museus brasileiros de grande nome no mundo todo. Inspirado em castelos medievais europeus, o local, inaugurado em 2002, é rodeado de uma grande área verde que faz parte da mata atlântica. O museu possui um acervo artístico e histórico que reúne armaduras, armas e objetos originais da Europa medieval e da Ásia.
O espaço também recebe exposições temporárias e diversos tipos de eventos. Durante o passeio, é possível dar uma pausa para conhecer o Restaurante Castelus, que fica dentro do complexo e serve pratos regionais para o turista se deliciar.
5. Pinacoteca do Estado, São Paulo - arte brasileira em evidência
Em São Paulo conta com muitas atrações culturais, por isso, mais um dos museus brasileiros indicados para os viajantes conhecerem está nessa grande metrópole. O prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo é uma obra que foi projetada no final do século 19 e sua estrutura foi construída com tijolos ingleses. O museu fica ao lado do Parque da Luz e é considerado o mais antigo da cidade.
A Pinacoteca conta com cerca de 10 mil obras e o foco do local é valorizar os artistas brasileiros. No final da década de 90, o local passou por uma boa reforma para receber melhor os visitantes. Na parte térrea do museu fica o Memorial da Resistência de São Paulo, um espaço que busca preservar a memória da resistência à ditadura militar. Para chegar ao local, o acesso é fácil, pois fica próximo a estação Luz do metrô.
6. Museu Oscar Niemeyer, Curitiba - o "Museu do Olho"
Esse museu é uma instituição cultural que expõe artes visuais, arquitetura e design. O projeto foi criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e, por isso, ele recebeu a homenagem de dar o nome ao local. A área de exposição possui mais de 17 mil metros quadrados e é considerada uma das maiores da América Latina. Por sua forma peculiar, é conhecido como o "Museu do Olho".
O museu, inaugurado em 2002, procura exaltar as artes visuais e, por lá, também são realizados cursos e oficinas abertas ao público. Para chegar ao local, é simples, pois há muitas linhas de ônibus que ficam próximas ao museu.
7. Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre - cultura e cursos no mesmo lugar
Desde que foi criada, em 1995, essa fundação tem como propósito preservar e estimular reflexões sobre as obras do artista Iberê Camargo. Para fomentar a cultura, educadores e profissionais transdisciplinares das ciências humanas contribuem para oferecer programas públicos que estimulam a reflexão e a produção artística.
Recentemente, tem acontecido no local encontros, exposições, palestras e seminários mais abertos, tudo para poder discutir temas ligados às artes moderna e contemporânea, fora isso são discutido outros temas culturais como teatro, cinema, música e literatura.
Leia também: Cultura brasileira pode ser explora em viagem; confira os melhores destinos
Assim como outros da lista de museus brasileiros , a Fundação Iberê Camargo também se destacada por sua arquitetura, que já é uma obra de arte a parte.