Já se perguntou se é possível aproveitar as principais opções de  turismo em Minas Gerais em apenas três dias? A resposta é sim: você pode facilmente ver o que há de melhor em cidades como Ouro Preto e Belo Horizonte em uma viagem só.

O turismo em Minas Gerais tem um ótimo custo-benefício, e belas cidades, como é o caso da histórica Ouro Preto
shutterstock
O turismo em Minas Gerais tem um ótimo custo-benefício, e belas cidades, como é o caso da histórica Ouro Preto

Seja num final de semana prolongado por uma folga ou num feriado, visitar as cidades de Ouro Preto e BH em apenas três dias pode não só agregar valor ao seu repertório, mas também ajudá-lo a economizar um pouco.

Isso porque, além de as passagens aéreas saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro para a capital mineira não serem tão caras assim, Belo Horizonte é contra-fluxo nos feriados.

"A tendência em épocas de alta temporada é buscar o litoral, especialmente Nordeste e Rio de Janeiro. Por isso, é mais fácil encontrar voos mais baratos para Belo Horizonte e hotéis mais em conta por lá durante o período", lembra Luísa Dalcin, gerente de comunicação do buscador de voos Viajala.com.br, a respeito do turismo em Minas Gerais .

Como chegar em Belo Horizonte e Ouro Preto

Quem estiver no Rio de Janeiro e quiser ir de carro para Belo Horizonte pode pegar a BR-040 e seguir direto, mas prepare-se para uma viagem que pode passar das 6h30min.

Para os moradores de São Paulo, uma das opções é seguir viagem pela BR-381, num trajeto que pode passar das 7h30min. Ambas as cidades têm empresas que disponibilizam viagens de ônibus para Belo Horizonte (em SP, as viagens partem do Terminal Rodoviário Tietê; no RJ, elas saem de vários pontos da cidade).

Outra opção é viajar de avião para lá. Saindo de São Paulo, uma passagem para Belo Horizonte custa a partir de R$295. Do Rio de Janeiro, os preços começam em R$265 (as estimativas foram calculadas para uma viagem de três dias entre os dias 3 e 5 de maio, através do Google Flights).

E para chegar em Ouro Preto, que fica a 90 km de Belo Horizonte, basta pegar a estrada de carro ou de ônibus, numa viagem de 1h30min a 2h de duração.

Agora, basta saber o que fazer em Ouro Preto e Belo Horizonte para aproveitar o próximo feriado ou fim de semana. Segundo o Viajala.com.br, estas são algumas das opções que você pode incluir no seu roteiro

Aproveitando o turismo em Minas Gerais: BH em um dia

Embora um dia seja um período bastante curto de tempo, isso não quer dizer que você ficará sem nada para fazer durante sua estadia em Belo Horizonte.

Se estiver à procura do agito da noite na sua busca por passeios em Belo Horizonte , a dica é se hospedar nos bairros Savassi e Funcionários, que estão repletos de bares e lojas, e facilitam o acesso a outros pontos da cidade.

A escolha por esses pontos da cidade também facilita na hora de conhecer o centro da cidade, onde você poderá vislumbrar marcos como a Praça da Liberdade e o Mercado Central, onde ficam várias lojas e restaurantes típicos.

Por outro lado, se você prefere algo mais afastado do centro da cidade para aproveitar o turismo em Minas Gerais, pode pedalar pela Pampulha, região que foi nomeada Patrimônio Mundial da Unesco em 2016.

Lá, você poderá se deparar com outros pontos turísticos, como a Igrejinha de São Francisco e a Casa do Baile (ambas projetadas por Oscar Niemeyer), além da casa museu Kubitscheck, projetada em 1943, e do estádio Mineirão.

"Uma boa dica é aproveitar o passeio pela região para almoçar em um restaurante de comida típica de fazenda, como o Xapuri ou o Paladino", recomenda Luísa.

Aproveitando o turismo em Minas Gerais: Ouro Preto em dois dias

Após aproveitar os passeios em Belo Horizonte, você pode pegar a estrada para descobrir o que fazer em Ouro Preto , uma cidade rica em tradição e charme, fundada em 1711 como Vila Rica.

E, mesmo que não seja mais um dos polos populacionais da América Latina - como foi no auge do ciclo do ouro -, Ouro Preto continua encantando aqueles que vão visitá-la, seja com os bares, os restaurantes ou os edifícios históricos em ótimo estado.

Os dois momentos do ano nos quais a cidade mais está movimentada são o Carnaval (quando acontecem festas universitárias que atraem turistas de todo o país) e a Páscoa, graças à famosa montagem do tapete de serragem e flores para a passagem da procissão no domingo.

E não se preocupe: como as atrações de lá são bastante próximas, a cidade pode ser explorada com tranquilidade ao longo de dois dias. A sugestão do Viajala.com.br é que você comece visitando a Praça Tiradentes pela manhã.

É lá que fica o Museu da Inconfidência, cujo intuito inicial, no século XVIII, era servir como sede para o governo municipal e um destino imperdível de turismo em Minas Gerais. O acervo dele conta com mais de quatro mil peças, que ilustram a história de Minas durante os séculos XVIII e XIX.

Vale também dar um pulinho na Igreja do Carmo, que fica logo ao lado, e ir almoçar na Rua Direita. Se você quiser conhecer outras igrejas da cidade, o melhor esquema é visitar aquelas próximas do centro, para não perder muito tempo se deslocando.

Após o almoço, é hora de explorar a cidade com as próprias pernas, perdendo-se nas ruelas da cidade e parando para tomar um café, sem pressa. Assim, você poderá conhecer melhor os bares, restaurantes e lojinhas de Ouro Preto, que se abrigam em antigos casarões.

No dia seguinte, ainda há mais o que fazer em Ouro Preto. O principal é visitar a Igreja São Francisco de Assis, cartão postal que foi projetado pelo arquiteto, escultor e entalhador, Aleijadinho.

De quebra, você pode passar pela feirinha que fica na praça em frente à igreja, onde poderá comprar produtos feitos em pedra sabão, souvenirs variados e até barris de cachaça.

Outras opções de turismo em Minas Gerais

A cidade de Tiradentes é outra opção de turismo em Minas Gerais para um roteiro um pouco mais extenso de três dias
shutterstock
A cidade de Tiradentes é outra opção de turismo em Minas Gerais para um roteiro um pouco mais extenso de três dias

Caso queira se aventurar um pouco mais longe, ao invés de ir a Ouro Preto pode ir a Tiradentes, cidade que fica a cerca de 200 km de Belo Horizonte.

A viagem de aproximadamente 3 horas te recompensa com alguns dos pontos turísticos mais interessantes da região, a começar pelo Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Mundial da Unesco na cidade de Congonhas do Campo.

Em Tiradentes , enquanto passeia nas ruas de pedra e passa pelos velhos casarões, você encontrará alguns dos melhores restaurantes do estado, e entenderá por que o turismo em Minas Gerais tem um custo-benefício tão bom para viagens rápidas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!