De Pantanal a Bonito: onde fazer ecoturismo no Brasil

Pantanal

Uma das maiores planícies alagadas do mundo e um dos destinos mais populares na cultura brasileira, é possível fazer safáris, mergulhos, passeios de canoa e cavalo e ver animais selvagens bem de pertinho. A região Sul do Pantanal geralmente é a mais buscada para ecoturismo.

Valdemir Cunha/Brasil Natural

Chapada Diamantina

O parque fica no interior da Bahia e contempla algumas cidades da região. É o destino perfeito para atividades como trekking, cavalgada, rapel e tirolesa, por exemplo, e conhecer simpáticas espécies locais de animais e plantas. A atmosfera é arrematada por montanhas, paredões rochosos, lagos e algumas das mais altas cachoeiras do Brasil.

Destinões/Reprodução

Foz do Iguaçu

O destino quase dispensa apresentações: abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das principais maravilhas naturais do mundo atualmente. É possível visitar as águas pelo Parque Nacional do Iguaçu e ainda visitar o lado argentino das quedas. Por lá há ainda o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras.

Cataratas do Iguaçu

Chapada dos Veadeiros

O local concentra paisagens belíssimas e chama atenção por sua formação de cristais de quartzo e desfiladeiros incríveis. São mais de 236 mil hectares que abarcam trilhas, cachoeiras e belos cenários de vegetação nativa.

Reprodução

Bonito

É uma das primeiras opções de quem quer fazer ecoturismo ou turismo de aventura pela grande quantidade de grutas, cavernas, lagos, rios e muito mais. Por lá, se pode fazer mergulho, nadar junto dos peixes, se refrescar na cachoeira e visitar locais como a Gruta do Lago Azul, uma das maiores cavidades inundadas do mundo.

Foto por divulgação / Nascente Azul Flutuação

Jalapão

Conhecido por seus refrescantes e charmosos fervedouros, o destino conta ainda com falésias, dunas, plantações de capim dourado e cachoeiras. Há ainda a possibilidade de fazer rafting ou passear pelas serras.

shutterstock