Bonito é uma pequena cidade no interior do Mato Grosso do Sul, distante cerca de 15 km da capital, Campo Grande. Os encantos da cidade atrairam até algumas celebridades, como a ex-BBB Fernanda Keulla, o ator Hugo Bonemer e a atriz Cristiana Oliveira. Um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil: tem rios de águas cristalinas, grutas e atividades ao ar livre.
O Ecoturismo é um segmento que preocupa-se em preservar a fauna e a flora de determinada região. Por isso, qualquer atividade realizada em Bonito é acompanhada de um guia turístico, responsável por não permitir que a natureza sofra algum dano.
Como chegar a Bonito?
Há duas opções para quem deseja visitar Bonito: escolher um voo com destino a Campo Grande ou diretamente para a cidade, que possui um aeroporto comercial. O trajeto até Campo Grande costuma ser mais barato, saindo de São Paulo, custa, em média, R$ 2 mil. Já os voos para Bonito, que saem de Campinas, podem chegar a R$ 3,9 mil.
O que fazer em Bonito?
A Gruta do Lago Azul é a principal atração da cidade, com 90 m de prufundidade. A caverna possui diversos estalagmites, estalactites e colunas, sedimentadas durante centenas de anos. O cenário de águas azuis dentro do local é impressionante, sendo necessário descer 300 degraus para conhecê-lo inteiro.
A flutuação nos rios também é um fenômeno impressionante em Bonito. Ele acontece no Rio Sucuri e no Aquário Natural. A flutuação é um esporte de observação da vida aquática por meio do snorkel, sem encostar os pés no chão ou nadar. O Rio Sucuri é considerado o mais cristalino do Brasil, ideal para apreciar os peixes coloridos que vivem nele.
Em Bonito também existem infinitos parques para visitar trilhas e cachoeiras. O Parque das Cachoeiras, o Cachoeiras Serra Bodoquena e Boca da Onça são opções ideais para este fim. A Lagoa Misteriosa, por outro lado, é para os mais aventureiros. Ela atrai os turistas, principalmente, pela curiosidade: até hoje não foi encontrado o fundo da lagoa.
A caverna que está dentro da lagoa é uma das mais profundas do Brasil, com mais de 220 m, mas esse número não é exato. No Abismo Anhumas pode-se realizar rapel dentro de uma caverna e ainda mergulhar no lago depois.
** Beatriz Neves é estudante de jornalismo. É estagiária de Soft News do iG desde março de 2021 e já escreveu para as editorias Delas, Receitas, Turismo, Gente, Canal do Pet e Queer. É apaixonada por tudo o que envolve livros, cinema e música, principalmente os clássicos.