Depois de mais de dois anos de mar revolto, em meio ao “tsunami” da pandemia , os navios de passageiros se preparam para voltar ao Brasil, agora em busca de águas mais calmas. Com transatlânticos indo e vindo entre começo de outubro e início de maio do ano que vem, a temporada brasileira de cruzeiros 2022/2023 será a maior e mais longa dos últimos anos, com oito navios circulando pelo litoral nacional, sendo dois deles inéditos.
As novidades serão o MSC Seashore e o Costa Firenze, dois navios lançados em 2021 e que são os maiores que suas armadoras, MSC e Costa Cruzeiros, já enviaram para a América do Sul.
"A presença desses dois mostram como as empresas têm interesse em investir no país", afirma Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). "Esta será a melhor temporada dos últimos dez anos em termos de leitos oferecidos, logo depois da pior fase da pandemia".
Serão oferecidos 780 mil leitos nos oito navios que farão a navegação de cabotagem (parando em diversos portos dentro do país). Um número 47% maior que os 530 mil ofertados em 2019/2020, a temporada que foi encurtada em um mês por causa da Covid-19 e que indicava um crescimento do segmento no país.
Os cinco transatlânticos da MSC e três da Costa Cruzeiros farão 184 roteiros e terão 724 escalas em 17 destinos. Haverá embarques e desembarques em quatro portos: Maceió , Itajaí, Santos e Rio de Janeiro . Pelo porto de passageiros carioca, aliás, deverão passar cerca de 500 mil cruzeiristas, de acordo com as estimativas da Píer Mauá, empresa que administra o terminal.
Ferraz destaca também o retorno dos cruzeiros de longa distância, como o National Geographic Explorer, que será o primeiro a chegar ao Brasil, em Belém do Pará , abrindo a temporada, em 7 de outubro.
"Serão 35 navios que estarão em longas travessias ou voltas ao mundo, e que não pararam por aqui nos últimos anos durante a pandemia", diz o executivo.
Sobre as medidas contra a Covid-19, Ferraz diz que espera a Anvisa atualizar seus protocolos para transatlânticos. Ele acredita que serão os mesmos indicados pelo CDC americano, ou seja, embarque com comprovante de vacina ou teste negativo para o coronavírus, navios com 100% de sua capacidade liberada e uso de máscara recomendado a bordo, mas não obrigatório.
Nova York flutuante
Como vem acontecendo há muitas temporadas, a MSC Cruzeiros será a companhia mais presente no litoral brasileiro. Este ano, enviará cinco navios para realizar embarques e desembarques em território nacional, de Maceió a Itajaí.
O maior deles será o MSC Seashore. Com capacidade para 5.632 passageiros, ele será o maior navio de cruzeiros a frequentar a costa brasileira. O recorde ainda é de seu “gêmeo” mais velho e menor, o MSC Seaview, que pode acomodar até 5.429 hóspedes, e que também foi escalado para a temporada 2022/2023.
O Seashore chegará ao Brasil no dia 11 de dezembro, após uma travessia que começa em Nova York (o que nunca aconteceu, já que os navios sempre saem da Europa para o Brasil). A cidade americana, by the way, é a principal inspiração para o Seashore.
Uma réplica da Estátua da Liberdade decora o hall central do cassino, e uma nova área de compras e entretenimento foi batizada de Times Square , com direito a telões de LED mostrando imagens nova-iorquinas. Há referências ainda em nomes de restaurantes (Central Park e Brooklyn), no teatro central (o Madison Theatre, de 1.200 lugares) e até nas piscinas (com a Long Island Pool).
Baseado em Santos, o navio de 339 metros de comprimento fará roteiros de seis a oito noites, com escalas alternadas em Ilha Grande , Búzios , Maceió e Salvador (nestas duas também será possível embarcar). Lançado em 2021, ele é uma evolução da classe Seaside, à qual pertence o MSC Seaview, o outro destaque da companhia, que volta ao Brasil, desta vez para embarques no Rio.
Com mais espaço ao ar livre que o normal e uma proporção maior de cabines com vista para o mar, a embarcação fará minicruzeiros de três a quatro noites, com escalas alternadas em Ilhabela, Ilha Grande e Búzios, e roteiros de cinco a sete noites com visitas a Ilha Grande, Búzios, Salvador e Ilhéus . Além disso, o navio viajará para Montevidéu , Punta del Este e Buenos Aires , em cruzeiros de oito noites.
A frota da companhia no país se completa com outros velhos conhecidos dos brasileiros. De Santos, partirão o MSC Fantasia (roteiros para Região Sul, Argentina e Uruguai ) e o MSC Preziosa (cruzeiros de curta e média duração pelo litoral brasileiro). Já o MSC Armonia ficará baseado em Itajaí (SC) e terá roteiros tanto para o Rio de Janeiro quanto para o Rio da Prata.
Toscana em alto-mar
Se o MSC Seashore foi inspirado em Nova York, a outra estreia da temporada promete levar os cruzeiristas a uma viagem pela Toscana , mais especificamente a Florença , mas sem sair do litoral brasileiro. Como o próprio nome indica, o Costa Firenze é uma homenagem à histórica cidade italiana. De bares às áreas das piscinas, não faltarão ambientes inteiros decorados à moda florentina.
O navio chegará ao Brasil em 17 de dezembro, cerca de um ano após ser inaugurado oficialmente. Projetado para levar até 5.260 passageiros, acomodados em 2.100 cabines, será o maior navio da história da Costa Cruzeiros a vir à América do Sul. Com embarques em Santos, Rio e Salvador, ele fará principalmente cruzeiros de seis e sete noites pelos litorais do Rio e da Bahia.
A armadora trará outros dois navios para o Brasil. O tradicional Costa Fortuna, que passou muitos anos dedicado ao mercado asiático , será a embarcação dedicada ao porto do Rio. Seu tema são as grandes navegações e navios históricos. Por isso, não estranhe ao ver um rosto gigante de Cristóvão Colombo no hall central do restaurante principal do navio, que conta com cinco restaurantes, dez bares e nove piscinas e hidromassagens.
Entre dezembro e março, o navio oferecerá cruzeiros com duração de oito noites, passando por Búzios, Ilhabela, Ilha Grande, Buenos Aires e Montevidéu. No dia 31 de dezembro, o navio estará na Praia de Copacabana para o espetáculo dos fogos de Ano Novo.
O terceiro transatlântico da empresa é o Costa Favolosa. Inspirado nos contos de fadas, o navio para cerca de 3.800 passageiros é presença constante no litoral brasileiro, com seus seis restaurantes, 12 bares, cinema 4D e nove piscinas. Saindo de Santos, ele fará minicruzeiros de três a cinco noites pelos litorais de Rio, São Paulo e Santa Catarina, e roteiros de seis a sete noites em direção ao Rio da Prata.
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