Uma das piscinas do 15º deque do Wonder of the Seas, o maior navio de cruzeiros do mundo, da Royal Caribbean
Eduardo Maia/Agência O GLOBO
Uma das piscinas do 15º deque do Wonder of the Seas, o maior navio de cruzeiros do mundo, da Royal Caribbean

De uma volta num parque arborizado a uma aula de surfe. Da adrenalina de uma tirolesa à tranquilidade de uma jacuzzi com vista para o mar. De um brunch típico de Nova Orleans a um drinque feito por robôs. A bordo do Wonder of the Seas, o mais novo maior navio de cruzeiros do mundo , inaugurado há um mês pela Royal Caribbean, parece haver de tudo um pouco. Menos espaço para o tédio.

Com capacidade para até 6.988 passageiros e 2.300 tripulantes e números de proporções oceânicas (veja números mais abaixo), o transatlântico realizou sua viagem inaugural em 4 de março, quando saiu de Fort Lauderdale, na Flórida, para o primeiro de seus cruzeiros pelo Caribe. E por mais que os roteiros incluam praias de cartão-postal — e, entre maio e novembro, cidades do Mediterrâneo —, a embarcação é uma atração em si. Seguindo a cartilha dos cruzeiros modernos, o navio combina atividades ao ar livre, variedade gastronômica, áreas de lazer em família e opções de entretenimento, como os muitos shows.

O Wonder preserva o “DNA” da classe Oasis, a categoria de meganavios da Royal Caribbean que, desde 2009, monopoliza o título de maiorais do mares. O antigo dono da coroa, o Symphony of the Seas, com capacidade para 400 pessoas a menos, é “gêmeo” do novo transatlântico.

Por isso, cruzeiristas frequentes irão reconhecer o desenho típico desta família, com destaque para os dois calçadões internos ao ar livre, cercados por paredes de cabines (o Central Park, com árvores de verdade e clima bucólico, e o Boardwalk, inspirado nos parques à beira-mar dos EUA, com carrossel e tudo), e o corredor interno, que conecta popa e proa do navio, a Royal Promenade, com lojas, bares e lanchonetes.

Essas áreas bem diferentes entre si ajudam as pessoas a se localizarem a bordo. Ao contrário do que se pode imaginar, por se tratar do maior navio de passageiros do mundo, é mais difícil se perder nas embarcações desta classe do que nos demais transatlânticos menores, com seus corredores mais estreitos e invariavelmente parecidos.

Outra boa notícia, para quem costuma ou tem receio de enjoar em alto-mar, é que, quanto maior, mais estável é o navio. Num cruzeiro de sete noites a bordo do Wonder of the Seas, mesmo em dias de chuva ou muito vento, raramente o passageiro sente um balanço mais intenso. Claro que se nova certos movimentos, mas raros são os que causam algum desconforto.

Um gigante traduzido em números

  • 236.857 toneladas é o quanto pesa o Wonder of the Seas, cerca de oito mil a mais que o Symphony of the Seas, ex-maior do mundo. Para se ter uma ideia, o novo navio da Royal Caribbean pesa cinco vezes mais do que o Titanic.
  • 362 metros de comprimento tem o transatlântico, o mesmo que seu gêmeo Harmony of the Seas, até então o mais longo navio de passageiros já construído. A medida equivale a três vezes e meia a do campo do Maracanã. De largura, são 64 metros.
  • 2.867 cabines tem o novo navio, também um recorde. Cerca de 80% delas têm alguma vista, seja para o mar, seja para os calçadões internos (Central Park, Boardwalk ou Royal Promenade). O Wonder tem a maior Ultimate Family Cabin da frota, com 105 metros quadrados e capacidade para dez pessoas.
  • 20 mil plantas, incluindo árvores, existem nos jardins do Central Park. Já a quantidade de borboletas é incerta.
  • 21 restaurantes funcionam a bordo, sendo nove incluídos no pacote básico. Entre os pagos à parte, a grande novidade é o The Mason Jar, especializado em culinária do Sul dos Estados Unidos, e inédito nos mares. Há ainda 13 bares, dois deles, o The Vue e o Cantina Fresca, estreando na frota da companhia.
  • 76 artistas plásticos contemporâneos assinam as centenas de obras espalhadas pelos corredores, escadas e ambientes do navio. O escultor Andrew Sinclair, por exemplo, tem três peças de sua coleção “Climbing Astronaut” a bordo.
  • 24 elevadores ajudam os passageiros e os tripulantes a circularem pelos 18 deques da embarcação ( 16 deles são abertos aos hóspedes).
  • Mais de 100 pessoas fazem parte dos elencos dos espetáculos a bordo, de atletas do nado sincronizado a cantores, passando por contorcionistas e bailarinos.

Atrações para espantar o tédio

Estão presentes atrações muito populares em outros navios da companhia. No 16º deque, ficam as principais ao ar livre, como o Ultimate Abyss, conjunto de dois tobogãs de 45m de altura, a tirolesa que desliza numa altura de dez andares, o simulador de surfe Flow Rider, o minigolfe com temática marinha. No mesmo andar fica o Arcade, uma área de fliperamas e jogos eletrônicos, pagos à parte. No final do Boardwalk, no deque 6, está o acesso às paredes de escalada, também tradicionais na frota. Já no deque 4, estão o rinque de patinação no gelo (que não abre todo dia), o cassino (que só funciona durante a navegação) e a boate (apenas à noite).

A pista de patinação, aliás, se converte em palco para um dos espetáculos a bordo. O novo "365 - The seasons on ince" reúne patinadores habilidosos e acrobáticos, que executam movimentos e coreografias inspiradas nas quatro estações do ano, combinando também música e efeitos visuais. Outro show imperdível é o "InTENse", que acontece no Aqua Theater, um anfiteatro ao ar livre na parte de trás do navio, no Boardwalk, cujo palco é uma piscina que varia de profundidade dependendo do momento do espetáculo. Ele é encenado em outros navios da classe Oasis, mas só no Wonder o elenco é formado apenas por mulheres. São 20 no total, vindas de áreas distintas, como nado sincronizado e saltos ornamentais. Já o emocionante "Voices", onde cantores apresentam clássicos da música popular (anglo-americana, claro), é o destaque da programação do Royal Theatre, o principal teatro a bordo, com 1.394 assentos.

O grupo de toboáguas The Perfect Storm, com três descidas radicais na medida certa, deságua no complexo de piscinas e jacuzzis do 15º deque, o mais amplo da frota. Nesse mesmo espaço está o Splashaway Bay, o parque infantil molhado, com minitoboáguas, baldões, canhões de águas e outros brinquedos. Para quem quer sossego, o ideal é o Solarium, área para maiores de 16 anos com piscinas aquecidas, janelões e teto transparente, com a melhor vista para a frente do navio e um bar super charmoso. E o melhor: controle de temperatura no ambiente, para evitar choques térmicos e a ventania em alto-mar.

Novidades a bordo

Esta facilidade em particular é exclusividade do Wonder, e não é a única novidade. A principal é a criação de um novo “bairro”, como são chamados os setores do navio. Em vez de sete, como os demais, tem um oitavo, a Suite Neighborhood, apenas para os hóspedes das suítes, uma espécie de condomínio fechado com restaurante e um lounge com piscina, jacuzzi e as espreguiçadeiras mais confortáveis a bordo.

Na gastronomia, a grande estreia é a do restaurante The Mason Jar, de comida do Sul dos EUA, ótimo para um brunch em dia de navegação, sem horário de desembarque. Há ainda dois novos bares: The Vue, com vista para o mar e o melhor ponto para apreciar o pôr do sol, e Cantina Fresca, com margaritas, mojitos e cervezas mexicanas.

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Crianças e adolescentes também foram contemplados com mudanças. Os pequenos ganharam um novo parquinho, o Wonder Playscape, onde ficava um dos dois simuladores de surfe. Já os maiores, entre 13 e 17 anos, agora podem aproveitar o The Patio, um espaço ao ar livre com vista privilegiada para o oceano, jacuzzi e até um bar com drinques não alcoólicos.

"Os viajantes brasileiros adoram novidade, querem sempre conhecer o navio mais moderno. O Wonder fará muito sucesso pelos próximos anos", afirma Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel, representante oficial da Royal Caribe para o mercado nacional.

O que vem pela frente?

Falando em novidades, está previsto para 2023 o lançamento do Icon of the Seas, o navio que irá inaugurar a nova classe Icon. Ele será o primeiro da Royal Caribbean a ser movido a gás natural liquefeito (GNL), um combustível bem menos poluente que o usado atualmente na frota, incluindo o Wonder, além de empregar outras fontes alternativas de energia. Ele terá cerca de 200 mil toneladas e estima-se que a capacidade será para até 5.600 pessoas. Portanto, não será ele que tirará a coroa do Wonder of the Seas.

Isso só deve acontecer em 2024, quando o sexto navio da classe Oasis, ainda sem nome, chegar aos mares. De acordo com o porta Cruise Fever, executivos da armadora confirmaram que o próximo membro da família será ainda maior que o Wonder, do qual herdará algumas inovações. Há a possibilidade de que o futuro transatlântico seja finalmente destinado ao mercado chinês.

Para o capitão do Wonder of the Seas, o experiente Rob Hempstead — que também comandou o Symphony of the Seas — ainda veremos esses recordes sendo quebrados por alguns anos.

"Acredito que teremos navios cada vez maiores por um bom tempo ainda. Navios gigantes têm vantagens, principalmente econômicas, já que os custos, divididos por tantos passageiros, ficam menores, ao mesmo tempo que há aumento de receita. Por outro lado, quanto maior um navio, menor é o número de portos onde ele consegue atracar. Ou seja, há pontos positivos e negativos, e em algum momento chegaremos ao limite. Mas acredito que ainda demore", afirmou durante o Captain's Table, um bate-papo com os passageiros do Wonder of the Seas.

Itinerários e preços

Originalmente pensado para servir ao mercado chinês, o Wonder of the Seas precisou ter sua rota recalculada por conta da pandemia. Como não havia previsão de reabertura do país asiático, a solução encontrada foi encaixá-lo nos circuitos do Caribe e do Mar Mediterrâneo. Assim, o navio terá programação o ano inteiro.

Nesta primeira etapa, realiza cruzeiros de sete noites a partir do porto de Fort Lauderdale em dois roteiros distintos, que incluem desembarques em portos do Caribe como Cozumel e Costa Maya (México), Roatán (Honduras), San Juan (Porto Rico) e Nassau (Bahamas) - neste arquipélago há ainda a parada obrigatória em Perfect Day at Coco Cay, a ilha privativa da Royal Caribbean. O valor para esses cruzeiros começa a partir de R$ 4,900 por pessoa.

Entre o início de maio e final de outubro, o navio atravessará o Atlântico em direção à Europa, para uma temporada de cinco meses no Mediterrâneo. Saindo de Roma e Barcelona, terá roteiros de sete noites com paradas em Nápoles e Florença, na Itália, Palma de Maiorca, na Espanha, e Marselha, na França. Os pacotes à venda começam em R$ 5.500 por pessoa.

Em novembro o Wonder of the Seas voltará aos Estados Unidos, para passar o inverno do Hemisfério Norte novamente navegando entre Flórida e Caribe. Desta vez, sua base será o porto de Cabo Canaveral, pertinho de Orlando, de onde sairão os cruzeiros de sete noites com paradas em destinos praianos como Cozumel, Charlotte Amalie (Ilhas Virgens Americanas), Phillipsburg (St. Maarten) e, claro, Coco Cay. Já há pacotes disponíveis por a partir de R$ 5.900 por pessoa.

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