9 itens importantes para levar em um cruzeiro

Alguns objetos podem parecer simples, mas se esquecidos podem comprometer (e muito) a qualidade da viagem. Veja o que não se pode esquecer

Documentação correta

O RG já é suficiente para conseguir embarcar em um navio para viajar dentro do Brasil. Caso esteja planejando fazer um cruzeiro que passe por outros países, não esqueça do passaporte válido. Em tempos de pandemia, marque o teste de Covid respeitando os horários estipulados por cada empresa.

shutterstock

Dólar

Apesar das experiências all-inclusive serem comuns, alguns itens podem ser cobrados à parte no navio, como algumas bebidas ou o cassino. Por fazerem rota internacional, a moeda aceita no navio é o dólar. Também se pode usar cartões internacionais, mas para economizar na tarifa é preferível levar o dinheiro em espécie.

shutterstock

Remédios

Geralmente navios possuem pequenas farmácias para comprar medicamentos, mas o ideal é levar o que for possível com você para economizar. Se sentir enjoo fácil, leve um medicamento de emergência para usar ao menos no primeiro dia, até se habituar com o balanço do barco. Tenha a receita dos medicamentos controlados com você.

shutterstock

Protetor solar

Também podem ter protetores solares à venda, mas o custo pode ser ainda maior. Não se esqueça de levar um consigo na bagagem.

FreePik

Adaptador de tomadas

O padrão de tomada de algumas embarcações podem condizer com os de outros países. Para conseguir usar os eletrônicos, não se esqueça de levar um adaptador de tomadas.

Divulgação

Jaquetas corta vento

Navios pedem por roupas leves e, no caso da costa brasileira, de calor. Mas, em alto mar, é comum que faça bastante vento à noite. Para conseguir curtir a viagem, lembre-se de levar um casaco corta vento para se proteger do frio.

Um traje formal

Além das atividades de lazer do dia a dia, os cruzeiros incluem na agenda eventos de gala, como a Noite do Comandante, em que é necessário usar roupas um pouco mais formais. Não é necessário usar vestidos e ternos caros, nem roupas que saiam do seu estilo habitual. Leve um traje específico para essa noite.

Boné ou chapéu

Mesmo que não esteja habituado a usar os itens, vale a pena investir para circular pelas áreas abertas do navio. O calor intenso pode machucar o couro cabeludo. Todo cuidado é pouco.

Óculos de sol

O mesmo vale para os olhos. Lembre-se de investir em um bom óculos de sol, com proteção para os raios UVA/UVB, para conseguir circular com mais conforto.