Com 193 km² de extensão, a Ilha Grande é a maior do Rio de Janeiro e a sexta maior ilha marítima brasileira. Está localizada no município de Angra dos Reis, além de integrar a região conhecida como Costa Verde, faixa que une o litoral sul fluminense ao litoral norte paulista. São mais de 100 praias e dezenas de ilhotas, que encantam os visitantes pela beleza e exuberância.
Na Ilha Grande, não faltam opções de atividades para os turistas, desde ambientes mais agitados, com restaurantes, hotéis e comércio, até áreas completamente isoladas, quase intocadas. Entre as opções para quem deseja desbravar a natureza, estão os passeios de trilha, escuna, lancha e bicicleta. A topografia montanhosa e as praias cristalinas favorecem a prática de esportes como trekking, mergulho, snorkel, mountain bike, surf, caiaque, e stand-up.
Além disso, carros não são permitidos na ilha, mantendo uma sensação agradável de tranquilidade. No local, também é possível realizar experiências únicas, como alugar uma cabana no meio da floresta, com vista para as águas verdes do mar, e cercada de animais silvestres.
Aliás, a natureza faz parte de todas as atrações da Ilha Grande, um paraíso com rios, lagos, cachoeiras e mangues. Os atrativos do destino fisgaram famosas como Giullia Buscacio e Heslaine Vieira, que reservaram alguns dias para aproveitar o lugar.
(Continue a leitura logo abaixo)
Leia Também
Como chegar à Ilha Grande?
Só é possível entrar na Ilha Grande por meio de uma embarcação, que pode sair de Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí. O distrito fica a 150 km da cidade do Rio de Janeiro, a 100 km de Paraty e a 400 km de São Paulo. Os valores das viagens de barco variam de R$ 17,50 a R$ 50, o que irá depender da cidade escolhida como ponto de partida.
Leia Também
O que fazer na Ilha Grande?
Vila do Abraão
É o maior bairro da Ilha Grande e também onde se concentra a maior parte da população. É composto de 14 praias e cinco ilhotas, além de ser uma região rodeada por montanhas, como o Pico do Papagaio, com 982 m de altura. Na vila, a vida noturna é intensa, com diversos restaurantes e bares. Lá também é possível conhecer as Ruínas do Lazareto, construídas primeiro como hospital e, depois, utilizadas como presídio.
Praia do Aventureiro
A Praia do Aventureiro é ideal para quem deseja se desconectar totalmente do estresse das grandes cidades. A região não tem pousadas, mas campings e quartos simples que são alugados pelos moradores. O comércio também é escasso, e a energia elétrica é feita por meio de geradores, abastecidos com diesel ou gasolina.
Outra atração que merece destaque é o “coqueiro deitado”, árvore de formato peculiar que cresceu em um ângulo de 90º e hoje é um dos cartões postais da Ilha Grande. Existem ainda dois mirantes feitos para contemplar a beleza da ilha: Espia e Sudara.
Praia de Lopes Mendes
A Praia de Lopes Mendes é muito buscada pelos surfistas, devido às fortes ondas presentes na região. Assim como a Praia do Aventureiro, é extremamente preservada e não carrega muitas alterações ocasionadas pelo ser humano. Apesar de atrair muitos turistas, Lopes Mendes permanece vazia e não forma aglomerações de pessoas. Além disso, vendedores ambulantes e comerciantes de pranchas são comuns no local.