Inaugurado em 2011, o Pub Crawl São Paulo foi o primeiro do Brasil
Reprodução/Instagram (@pubcrawlsp) - 01.12.2022
Inaugurado em 2011, o Pub Crawl São Paulo foi o primeiro do Brasil

O mercado de turismo é gigantesco e, por isso, tem diversas possibilidades de atrações possíveis para aproveitar um destino. E, para aqueles que amam aproveitar uma balada  e  bares onde quer que esteja, nasce o Pub Crawl , uma modalidade turística que permite visitar alguns bares e baladas em uma única noite.

Pub Crawl é um termo usado desde o fim do século 19 para designar um tour entre bares realizado em grupo , geralmente a pé. Pub é bar muito comum na Inglaterra e nos países de cultura britânica e Crawl é um verbo que significa rastejar, em referência ao limite da embriaguez por meio de bebidas alcoólicas. O nome faz alusão ao ato de beber até rastejar para outro bar.

Os passeios Pub Crawl são mais comuns na  Europa e nos Estados Unidos . No Brasil, ainda não são muito populares, mas há lugares que realizam esse tipo de tour, em que os visitantes vão a diversos bares e no final, normalmente, terminam em uma balada. O  iG Turismo  separou algumas informações importantes para quem desejar vivenciar essa experiência.

Ir a um Pub Crawl possibilita conhecer novos lugares e pessoas , principalmente de outros países. Além disso, tem um ótimo custo-benefício , pois os visitantes vão em dois ou quatro bares em uma única noite e ainda podem entrar em uma balada no final. Experimentar drinks e bebidas locais também são alguns pontos que enriquecem a experiência, que garante bastante diversão e, quem sabe, até a concretização de novas amizades. Mesmo para quem já tem, a atração também pode ser utilizada para comemorar despedidas de solteiros e aniversários.

Felipe Carvalho, de 27 anos, que está à frente do Pub Crawl Se Joga em SP , empresa que realiza o tour na  Rua Augusta e Vila Madalena , conta que o trajeto é realizado a pé, pois os bares são próximos. Alguns bares têm música ao vivo, DJ ou karaokê e os guias ficam até determinado horário, mas os clientes ficam na última parada até quando quiserem.

“Começamos em um bar com uma intensidade menor, para nos conhecermos, conversarmos e conforme vamos avançando, a agitação, e o fervo vai aumentando. Em todos os bares temos direito a entradas Vips e drinks cortesias em alguns deles”, diz.

Porém, cada Pub Crawl tem seu método. Ele afirma que alguns não incluem bebidas, outros oferecem open bar. Basta perguntar para saber. Os participantes devem ter mais de 18 anos para se juntar ao tour.

Quanto a ir com amigos ou sozinho, não há regra. Para quem está viajando sozinho é muito bom, pois encontrará pessoas na mesma situação: que viaja sozinho e está procurando uma galera legal para aproveitar a noite. E, mesmo se for um cliente local e decidir ir sozinho, conhecerá pessoas de todo o mundo e vai se divertir.

“Em relação ao controle na hora de beber, eu aconselho o pessoal a não exagerar, pois o nosso foco é mais na integração entre o grupo do que em atingir a embriaguez”, adiciona Felipe.

Na hora de curtir um Pub Crawl também não há regras em relação ao dress code. Ou seja, o crawler (nome dado ao turista que realiza esse tipo de passeio) pode ir com o que se sente confortável. “A única coisa que recomendo é um calçado confortável, pois todo o trajeto é feito a pé”, enfatiza.

Outra dúvida que surge é o preço de um Pub Crawl. A resposta é: depende do lugar, pois varia muito de cidade para cidade, mas prepare-se para gastar algo entre R$40 e R$200 , dependendo da noite e da quantidade de bebida liberada.

Pub Crawl no Brasil

O Pub Crawl no Brasil ainda é uma novidade e como é uma atividade turística demanda o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.

Felipe recorda que só foi saber que essa modalidade turística existia em 2019. Mas, não só ele, até hoje poucas pessoas sabem do que se trata. No Brasil, o primeiro foi inaugurado em 2011, com o Pub Crawl São Paulo , mas encerraram suas atividades em 2021.

“Quando trabalhei em um Pub Crawl no Rio de Janeiro, quem procurava mais eram estrangeiros, aqui em São Paulo tem uma demanda maior de locais”.

Os passeis Pub Crawl ainda são poucos no Brasil. No Rio de Janeiro, havia o Pirate Pub Crawl , mas que encerrou suas atividades recentemente. Atualmente há o Pub Crawl da Lapa , oferecido pela Free Walker Tours e o Pub Crawl Paraty. Em São Paulo, apenas o Pub Crawl Se Joga em SP .

Em Brasília, tem o Pub Crawl Brasília . Em Santa Catarina , tem o Blumenau Pub Crawl . Curitiba , o Pub Crawl Curitiba.

Além disso, alguns hostels e agências de viagem oferecem esse tipo de serviço. Por isso, caso tenha interesse, tente falar com algum funcionário destes lugares.

“Na minha visão é uma modalidade de turismo com um grande potencial de crescimento, mas ainda não é muito explorada”, finaliza Felipe. 

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

** Julio Cesar Ferreira é estudante de Jornalismo na PUC-SP. Venceu o 13.º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão com a pauta “Brasil sob a fumaça da desinformação”. Em seus interesses estão Diretos Humanos, Cultura, Moda, Política, Cultura Pop e Entretenimento. Enquanto estagiário no iG, já passou pelas editorias de Último Segundo/Saúde, Delas/Receitas, e atualmente está em Queer/Pet/Turismo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!