Localizado no Sul do país, Santa Catarina é um estado conhecido pelas belas paisagens formadas por montanhas e praias. A capital, Florianópolis, é o destino favorito dos turistas, por possuir muitas opções e variedade de bares e restaurantes. Mas há outras opções turísticas no estado, como a pacata cidade de Água Doce.
Leia mais: Florianópolis é eleita o melhor destino para visitar solteiro; veja outros
“Por muito tempo, Santa Catarina foi tida apenas como um destino litoral, tendo Florianópolis e Balneário Camboriú como os grandes destinos turísticos. Hoje, isso mudou e são diversos os atrativos e eventos espalhados pelo estado”, fala Guilherme Grando, diretor comercial da vinícola Villaggio Grando.
Atrações catarinenses
Ele cita como exemplos o Bolshoi e a Festa das Flores , ambas acontecem em Joinville , as festas alemãs no vale Europeu, as diversas vinícolas dos campos de altitude e a popular Oktoberfest , em Blumenau .
“Esse grande evento acontece anualmente no mês de outubro e é a maior festa alemã das Américas. Reúne anualmente cerca de 500 mil pessoas e vende uma média de 600 mil litros de chopp”, diz Guilherme.
Leia mais: Baleias podem ser vistas em Santa Catarina até novembro
O estado também conta com parque de diversões ; fontes de águas termais em cerca de 20 cidades; ecoturismo , em que é possível fazer trilhas, mergulho e surfar; e opções de turismo religioso , como visitar Nova Trento , cidade em que viveu Madre Paulina, a primeira santa brasileira.
Devido à variedade de atrações, Guilherme acredita que o estado se encaixa no perfil de todos os tipos de público, dos mais jovens aos idosos. Quem busca praia e agito, pode partir para Florianópolis, mas se sua pegada por mais calma, aposte outros destinos.
Água Doce
Para o turista que busca um destino mais tranquilo, uma indicação é visitar Água Doce . O diretor comercial é morador da região e diz que o município tem apenas 9 mil habitantes, sendo 4 mil no município e 5 mil na zona rural.
Quem visitar o local poderá aproveitar o clima da cidade conhecendo a produção de vinho na vinícola da região e visitar as usinas eólicas , que formam o maior parque eólico do Sul do Brasil. “A cidade é reconhecida como a capital catarinense da energia eólica, por abrigar mais de 100 aero geradores”, conta Guilherme.
Leia mais: 5 destinos nacionais em que o principal atrativo é a natureza
Essa região de Santa Catarina é ótima para curtir a natureza , apreciar um bom vinho e fugir do agito das cidades grandes.