A maioria das pessoas já tem um plano para quando tudo isso que estamos vivendo durante a pandemia passar: viajar. E o ecoturismo promete ser uma boa opção para quem planeja fugir das aglomoerações.

ecoturismo
Reprodução
O casal Manu e Matheus tem o canal no Youtube, Welove que mostram as viagens que fazem pelo mundo!


O que é o Ecoturismo?

O ecoturismo pode ser definido como um tipo de viagem que preza por preservar e respeitar totalmente a natureza. Além disso, ele geralmente inclui muito espaço livre e poucas aglomerações. O casal de viajantes Manu Denardin e Matheus Kelmer tem um canal no Youtube, o WeLove e compartilha suas aventuras pelo mundo do ecoturismo.



“Uma coisa é ouvirmos falar sobre a força e a importância da natureza, outra é vermos com os próprios olhos e sentirmos toda essa força energia. E assim, através das próprias vivências dentro ecoturismo, as pessoas vão criando uma consciência ambiental e fortalecendo cada vez mais esse movimento do turismo consciente e de respeito com a natureza por onde quer que você for”, conta Manu em entrevista ao IG Turismo.


Como fazer o Ecoturismo?

Muito se engana quem pensa que o ecoturismo é apenas viajar para destinos na natureza. Ele vai muito além disso e consiste em viajar com uma consciência diante da natureza e, por sso, é muito importante se informar sobre o assunto e pesquisar sobre o destino que você escolheu.

A influenciadora explica que algumas vezes os turistas podem prejudicar a natureza durante as viagens sem saber de tal ato. Por isso ela ressalta que a principal dica antes de viajar é ler sobre o assunto e buscar aprender e se informar em como ser o mais respeitoso com a natureza possível.

“Muita gente ama os animais, mas paga para assisti-los em parques ou para nadar com golfinhos presos em piscinas. Não por maldade, mas por falta de informação de buscar entender o que se passa por traz daquela atividade. Ou como quando turistas alimentam com biscoitinhos, balinhas ou coisas do tipo animais silvestres muitas vezes para conseguir tirar uma foto com eles mais pertinho sem nem imaginar o impacto dessa atitude”, acrescenta a youtuber.

Manu e Matheus já foram para diversos países e muitos deles foram para conhecer a natureza e biodiversidade local do lugar. “No Brasil já tivemos a oportunidade de conhecer alguns destinos de ecoturismo como a Chapada dos Veadeiros em Goiás, Presidente Figueiredo em Amazonas, Pirenópolis em Goiás, Fernando de Noronha em Pernambuco, Itacaré na Bahia, Jericoacoara Ceará, e na Floresta Amazônica também", afirma Manu.

Eles também já se aventuraram fora do Brasil e indicam viagens incríveis voltadas para o ecoturismo  na Costa Rica e na região de Rocky Mountains no Canadá, Deserto do Atacama no Chile, e ilhas Malvinas (ou ilhas falkland) aqui na América do Sul. 

    Veja Também

      Mostrar mais