EUA reduzem prazo para renovação de visto sem entrevista
Reprodução/freepik
EUA reduzem prazo para renovação de visto sem entrevista

O Brasil retomará a exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10). A medida segue decisão anunciada em 2023 e foi adotada com base no princípio da reciprocidade, já que esses países continuam exigindo visto de brasileiros.

O Ministério das Relações Exteriores explicou que o Brasil “não concede isenção unilateral de vistos de visita” e que negocia acordos com base em tratamento igualitário entre os países envolvidos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou a posição do governo ao comentar o tema nas redes sociais. “Seguimos em tratativas para que os EUA isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil.”

Os dados mais recentes da Embratur mostram que os Estados Unidos lideram entre os países com maior número de turistas no Brasil. Em 2024, foram 728.537 visitantes norte-americanos, seguidos por 96.540 canadenses e 52.888 australianos.

A nova regra vale para entradas aéreas, marítimas ou terrestres. O visto deve ser solicitado por meio da plataforma eVisa , com custo de US$ 80,90, cerca de R$ 479. O processo é digital e exige o preenchimento de formulário e envio de documentos, como o passaporte.

A estadia permitida para visitantes desses países é de até 90 dias. O Itamaraty recomenda que a solicitação do visto seja feita com antecedência, para evitar imprevistos como perda de conexões ou atrasos de viagem.

Em março, o Senado aprovou um projeto de lei que busca suspender a obrigatoriedade do visto para cidadãos dos três países, além do Japão. O texto ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.

Apesar de citado no projeto, o Japão firmou um acordo com o Brasil para isenção mútua de vistos em 2023. O acordo vale por três anos e permite viagens de até 90 dias sem necessidade de visto, desde setembro do mesmo ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!