A cabine do avião pode ser um dos locais mais propícios para a propagação de doenças por ser vedado e agrupar um grande número de pessoas no mesmo ambiente. Por essa razão, não é novidade que algumas pessoas fiquem resfriadas ou contraiam outro tipo de vírus durante uma viagem - não podemos deixar de citar a recente preocupação com a disseminação do novo coronavírus.

Leia também: Você sabe qual a diferença entre bagagem de mão e de cabine?

gripe arrow-options
shutterstock
Dá para ficar muito doente depois de uma viagem de avião; saiba como evitar

Mas você tem ideia do que fazer para não pegar uma gripe e amanhecer no destino dos seus sonhos doente? O jornal britânico Mirror reuniu dicas bem simples que podem melhorar a sua disposição e evitar a proliferação dos germes. Anote tudo e tenha uma viagem de avião segura e tranquila.

1. Leve um casaco na bagagem de mão

A temperatura dentro do avião, às vezes, é diferente da temperatura de fora, por isso, invista num casaco ou blusão na bagagem que ficará com você no assento. Essa tática, além de prevenir da mudança brusca de temperatura, é indicada para aumentar o espaço na mala despachada.

2. Deixe o ar condicionado ligado

Sim, pode ser controverso já que o ar condicionado deixa o ambiente mais frio. Porém, a circulação de ar ajuda a afastar os germes de você. Segundo o periódico britânico, pesquisas indicam que apontar o ar para baixo pode criar uma “barreira” para as bactérias durante o voo.

3. Mantenha-se hidratado

Água é vida. É importante levar uma garrafa consigo dentro do avião para não desidratar com a pressurização do avião. Além disso, a água tem diversos benefícios aos passageiros: impede que a pele seque, ajuda a manter os níveis de energia altos, pode ser uma maneira de impedir os ouvidos de taparem com a pressão e afasta toxinas do corpo.

Leia também: Ouvido tapado ou zumbido? Saiba como ter menos incômodo no voo

4. Lave bem as mãos

A recomendação de lavar as mãos está em alta com o surto do novo coronavírus (covid-19) pelo mundo. Mas outras doenças e germes podem ser evitados com a simplicidade do ato. Caso não se sinta confortável em ir até o banheiro (que também está cheio de bactérias), leve consigo um frasco de álcool gel e higienize as mãos quando necessário.

5. Evite as poltronas próximas ao banheiro

Como citado acima, o banheiro é um dos locais mais sujos do avião , por isso, evitar as poltronas próximas dele é uma maneira de ficar longe dos germes que circulam no ar quando as pessoas abrem e fecham a porta do banheiro.

6. Prefira os assentos da janela

A luta pelo assento da janela não será mais só pela paisagem, mas para ficar mais saudável na viagem. De acordo com a lista do Mirror, escolher o assento do canto te deixa longe dos passageiros que circulam no corredor e podem estar doentes.

7. Não toque no “bolso” da poltrona

Sabe aquele bolsinho onde ficam as revistas das companhias aéreas e o informativo de segurança? Eles são extremamente sujos. Essa parte do avião não costuma ser limpa e alguns passageiros guardam restos de comida, lenços usados e até sacos de vômito no compartimento. Por isso, não folheie as revistas.

8. Use lenços antibacterianos

Passageiros que estão muito acostumados com viagens de avião geralmente carregam consigo um pacote com lenços antibacterianos . Eles são bons para desinfectar a mesa de comida (que é muito suja), os braços das poltronas e qualquer outro lugar que possa ter muito contato com germes e bactérias. Esses produtos não são barrados no aeroporto e não fazem volume na bagagem de mão.

Leia também: Homem troca de roupa dentro do avião e choca passageiros

O que achou das dicas de como se manter saudável e longe dos germes dentro do avião ? Dá para pôr em prática? Conhece outras maneiras de se proteger das doenças? Comente.

    Veja Também

      Mostrar mais