Basílica Santuário Nossa Senhora Aparecida
Reprodução/Facebook
Basílica Santuário Nossa Senhora Aparecida

A Semana Santa é um período aguardado por muitas pessoas ao redor do mundo, seja por motivos religiosos ou simplesmente para aproveitar alguns dias de descanso. Os dias mais representativos desse feriado são a Sexta-Feira Santa (29) e o Domingo de Páscoa (31), portanto, é possível se organizar para viajar por pelo menos três dias neste final de semana. 


Para desfrutar dessa experiência em sua totalidade, é importante escolher o local ideal. Há uma variedade de opções espalhadas pelo Brasil, com cidades que oferecem tranquilidade, atividades religiosas ou mesmo eventos mais animados.

Diante dessa oportunidade, a wemobi, plataforma de viagens de ônibus rodoviário, elencou 10 destinos para conhecer na Semana Santa, todos eles disponíveis para compra de passagens no site, aplicativo ou WhatsApp da empresa. Confira!

1. Aparecida, São Paulo

Basílica Santuário Nossa Senhora Aparecida
Arquivo Pessoal/Dy Pelo Mundo
Basílica Santuário Nossa Senhora Aparecida


A cidade de Aparecida é muito conhecida pelo seu intenso turismo religioso , especialmente durante a Páscoa. Milhares de turistas visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, um importante centro de peregrinação para fiéis ao redor do mundo. 

A enorme catedral conta com diversas atrações, como a Basílica Nova, que tem quase 72 mil m². Vale também visitar o Museu Nossa Senhora Aparecida, que abriga um acervo religioso sobre a devoção da padroeira do Brasil.

2. Trindade, Goiás

Trindade é famosa por ser a Capital da Fé. Localizada no interior de Goiás , a região atrai turistas, romeiros e fiéis. Na Semana Santa, aproveite para visitar a Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, que foi tombada como Patrimônio Cultural Material do Brasil e Patrimônio Histórico de Goiás e Nacional.

As celebrações do feriado iniciam no Domingo de Ramos, com missas, procissões e novenas. A tradicional Caminhada da Fé acontece na Rodovia dos Romeiros, com uma apresentação teatral sobre a paixão e morte de Jesus Cristo.

3. Nova Jerusalém, Pernambuco

Um dos cenários de Nova Jerusalém durante as festividades da Semana Santa
Reprodução
Um dos cenários de Nova Jerusalém durante as festividades da Semana Santa

Nova Jerusalém é uma cidade-teatro localizada em Brejo da Madre de Deus, no distrito de Fazenda Nova, a 190 quilômetros de Recife (PE). Todos os anos, na Semana Santa, a região encena o espetáculo Paixão de Cristo, com a participação de artistas brasileiros.

O local é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo e é uma réplica de Jerusalém. Dependendo do tipo de excursão que você contrata, é possível visitar Caruaru, a capital do forró, e seguir até o Teatro Nova Jerusalém para conhecer os nove cenários da peça.


Alguns dos principais ambientes são o Templo de Jerusalém, o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos e o Sepulcro. Você também poderá vestir roupas típicas da época e ainda jantar no lugar onde é encenada a Santa Ceia. 

4. Nova Trento, Santa Catarina

Colonizada por italianos, a cidade exala história e natureza, com suas vinícolas, chácaras e reservas naturais. O Santuário de Santa Paulina é um de seus pontos turísticos mais famosos. O local foi construído em homenagem à Madre Paulina, primeira ítalo-brasileira canonizada como santa.

Em 2024, a agenda da Semana Santa do Santuário traz missas com bênção dos ramos, procissões e celebrações no dia de Ressurreição. A Igreja Matriz São Virgílio também é outro lugar onde ocorrem missas e procissões no feriado da Páscoa. Aproveite para admirar a bela arquitetura do local e explorar as cafeterias próximas.

5. Recife e Olinda, Pernambuco

Marco Zero Reprodução/TripAdvisor
Rua do Bom Jesus Reprodução/Vermelho.org
Castelo de Brennand Divulgação
Paço do Frevo Leandro de Santana
Mercado de São José Sandy James


As paróquias e igrejas da região metropolitana de Recife sempre se preparam para a chegada da Páscoa. A Catedral da Sé de Olinda geralmente recebe missas e inicia procissões pelas ruas da cidade. Também vale a pena visitar a Basílica do Carmo, em Recife, um verdadeiro tesouro da Ordem Carmelita.

E não deixe de prestigiar a Basílica e Mosteiro de São Bento, um complexo arquitetônico barroco reconhecido pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade.

6. Ouro Preto, Minas Gerais

Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto.
Marcelo Tholedo/ Turismo Ouro Preto
Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto.

Em Ouro Preto , a Semana Santa é uma festividade tradicional, na qual a cidade inteira participa. Os próprios moradores confeccionam tapetes de flores que colorem a paisagem e guiam os desfiles e procissões. Além disso, as pessoas fazem toalhas de mesa para ornamentar o altar no Domingo de Páscoa.

A cada ano, as paróquias mais antigas da cidade se revezam para conduzir o cerimonial. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Igreja São Francisco de Assis e a Igreja Nossa Senhora do Pilar são algumas delas.

7. Salvador, Bahia

Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim é uma das mais conhecidas de Salvador e local onde são amarradas as fitinhas para o santo
shutterstock
Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim é uma das mais conhecidas de Salvador e local onde são amarradas as fitinhas para o santo

Na Semana Santa, suas paróquias, diaconias e 700 comunidades contam com programações exclusivas. No Centro, as celebrações iniciam com muitos festejos, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador . Há missas, benção dos ramos, procissões e mais.

Aproveite para conhecer outros templos da cidade, como a Igreja do Bonfim e a Igreja e Convento de São Francisco, situada no Pelourinho e considerada uma das Maravilhas do Barroco Português.

8. Cuiabá, Mato Grosso

A capital do  Mato Grosso se destaca por abrigar igrejas seculares, museus, galerias de arte, monumentos e comunidades tradicionais. A cidade é um verdadeiro templo ecumênico e faz parte do Caminho de Santana, uma trilha cultural e religiosa entre Cuiabá e a Chapada dos Guimarães.

Na Semana Santa, a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, sede da arquidiocese, realiza a maior parte das celebrações. Visite também a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e aprecie sua arquitetura inspirada no mesmo estilo da Catedral de Notre Dame, de Paris.

9. Campos do Jordão, São Paulo

Que tal aproveitar a Páscoa para relaxar em meio à tranquilidade do interior paulista? Nessa época, a região serrana já começa a esfriar, sendo um ótimo período para se aquecer com um vinho em frente à lareira.

Leve a criançada para tirar fotos com os coelhos gigantes que caminham pelas ruas da cidade. Depois, faça o passeio de bondinho e acompanhe o desfile alegórico com decorações especiais e apresentações. Finalize o dia visitando a Fábrica de Chocolates Araucária e observe o processo de produção dos doces.

10. Gramado, Rio Grande do Sul

A cidade mais famosa da serra gaúcha é muito procurada durante o período da Páscoa. Afinal, há muitas atrações e eventos para a família inteira. As ruas ficam repletas de ornamentos temáticos, há paradas com apresentações, lojas de chocolate e oficinas criativas para a criançada.

Além disso, todos os anos, Gramado celebra a Procissão de Passos, que ilumina a Avenida Borges de Medeiros com tochas e velas, encenando os últimos momentos de vida de Jesus Cristo. Lá, também fica a Igreja Matriz São Pedro, onde ocorrem cultos musicais e missas de Páscoa.

Bônus — 11: Salta, Argentina

Salta oferece uma experiência única que combina tradição, folclore, gastronomia regional e hospitalidade cativante. O destino argentino está dividido em sete regiões turísticas com diferenças paisagísticas e cada uma com as suas particularidades. As raízes e os circuitos religiosos são numerosos e variados. 

A arquitetura colonial das igrejas é um testemunho vivo da rica história e patrimônio desta região. A cidade de Salta possui um circuito de igrejas tendo como maiores expoentes a Catedral Basílica e a Igreja de São Francisco, separadas apenas por alguns metros e que são testemunhos de uma rica tradição ligada às festas religiosas mais importantes do país.

Basílica de São Francisco
Renan Tafarel/Portal iG - 04/07/2022
Basílica de São Francisco

Da tradicional Sexta-Feira Santa com sua Via Sacra ao Domingo de Páscoa, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar nos costumes arraigados da região, enquanto exploram as encantadoras cidades coloniais de Salta e participam de suas celebrações religiosas. 

Estas igrejas, construídas durante os séculos 17 e 18, refletem a influência de diferentes estilos arquitetônicos, do barroco ao neoclassicismo, criando um conjunto arquitetônico único e cativante. 

Uma das experiências mais emblemáticas da Semana Santa em Salta é a peregrinação ao Cerro San Bernardo. Desde cedo milhares de fiéis e turistas juntam-se numa caminhada ascendente até o topo do monte, onde os aguardam um cruzeiro monumental e uma vista panorâmica sobre a cidade.


Conheça o iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: InstagramX (Twitter) e Facebook .


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!