Roteiro de 9 dias para aproveitar Salta e Jujuy, províncias argentinas

O noroeste Argentino, repleto de belezas naturais, cativam a todos os seus visitantes. Paisagens únicas exaltam os sentidos: as colinas coloridas, o caminho Inca são apenas algumas das atrações que podemos encontrar. Veja um roteiro sugerido de nove dias para você que não quer perder nenhuma atração que Jujuy e Salta podem te oferecer.

Dia 1

A Ciudad de Salta encanta a todos à primeira vista, por ser brindada pela natureza com sol o ano inteiro e paisagens naturais incríveis. Para começar, faça um tour pela cidade para contemplar todas as suas belezas, iniciando pela Plaza 9 de Julio, principal praça da cidade, com parada obrigatória na linda Catedral Basílica de Salta, datada do século 19 e ao Museo de Arqueología de Alta Montaña (MAAM), o qual possui um riquíssimo acervo sobre a cultura Inca.

Divulgação

Dia 1 - Parte 2

É também uma visita imperdível ao Museo Güemes, o edifício do Museo, além de ser um dos poucos expoentes da arquitetura colonial no país, o espaço conta com tecnologia de ponta para fazer com que os visitantes imerjam na história por meio de estímulos sonoros e visuais, propondo uma experiência sensorial inesquecível e o teleférico San Bernardo oferece uma linda vista da cidade.

Divulgação

Dia 2

A viagem de Salta a Cachí, temos diversas belezas naturais no caminho, dignas de uma paradinha para foto: a Cuesta del Obispo; a Piedra del Molino, um dos pontos mais alto das montanhas, permite uma vista panorâmica da região e da Quebrada de Escoipe; o Parque Nacional Los Cardones, é composto por um "mar" de cactos da espécie cardón e flores Amancay; e também a Recta del Tin-Tin, na qual se vê uma parte da trilha Inca que ficava na Argentina. Chegando em Cachí, se pode visitar a Plaza 9 de Julio, onde temos a Iglesia de San José, uma rústica e pitoresca igrejinha que surpreende pela sua autenticidade e simplicidade e o Museo de Arqueología Pio Pablo Díaz.

Divulgação

Dia 2 - Parte 2

Saindo de Cachí há uma gama de lojas artesanais locais, casas de chá, galerias de arte com um entorno mágico, rodeado de montanhas e natureza. Não se pode também deixar de conhecer os povoados de Seclantás, Molinos e Angastaco. Este desfiladeiro é um magnífico monumento natural, cuja origem remonta há 15 ou 20 milhões de anos e que foi formado por um lago que atualmente já não existe mais.

Divulgação

Dia 3

Cafayate é uma pequena cidade que surpreende pela beleza do desfiladeiro que leva seu nome e pela qualidade do seu vinho branco Torróntes. Em Cafayate, vá ao Museo de la Vid y el Vino, que expõe de maneira dinâmica e interativa sobre a origem e características das vinhas e dos vinhos da região. Na praça principal da cidade, localiza-se a centenária Catedral Nuestra Señora del Rosario de Cafayate, que também vale uma visita.

Divulgação

Dia 3 - Parte 2

Nos arredores, temos o Mercado Municipal de Artesanías de Cafayate, ótimo para comprar lembrancinhas de viagem. No final da tarde, um passeio inesquecível é com certeza uma cavalgada na região de Los Médanos. A 8 km do centro de Cafayate, é uma região que surpreende, pois tem vales, vinhas, montanhas, casas, campos de golfe e pólo, surgem também dunas branquinha, como se estivéssemos perto da praia. A explicação é que a milênios atrás, a região já foi um oceano.

Divulgação

Dia 4

Voltando à cidade de Salta, temos a magnífica reserva natural Quebrada de las Conchas, um grande vale em tons avermelhados e alaranjados. Os pontos de destaque ficam para os grandes paredões da Garganta del Diablo; para o Anfiteatro, uma enorme concha acústica natural erodida no rochedo; e para o mirante Tres Cruces, de onde se permite ver todos os Valles Calchaquíes. Ao final do dia, recomenda-se conhecer um dos muitos restaurantes e bares localizados na cidade de Salta e degustar seus petiscos locais.

Divulgação

Dia 5

Saindo da cidade de Salta pela manhã, vá em direção de Puna, passando pelas cidades de Campo Quijano, também conhecida como "Portal dos Andes", por ser a última cidade povoada antes da Quebrada del Toro, onde encontraremos colinas coloridas, cactos gigantes e vistas incríveis. Neste caminho é indicado tomar um café da manhã rural em El Alfarcito, uma pequena comunidade que se encontra no caminho. Em seguida, a viagem continuará pela Quebrada de las Cuevas para finalmente chegar a San Antonio de los Cobres, onde se pega o Tren a las Nubes que, depois de uma hora de excursão, chegará ao Viaducto La Polvorilla.

Divulgação

Dia 6

A 90 km de San Antonio de los Cobres encontramos as Salinas Grandes que ligam as províncias de Salta e Jujuy. Esta enorme planície quase que desértica, localizada a uma altura média de 3.600 metros acima do nível do mar, e é considerada a terceira maior salina do mundo, com cerca de 12 mil hectares. Em época de chuvas, forma uma lâmina de água que produz uma visão inigualável do lugar. Caminhando alguns quilômetros dentro do salar, os visitantes são surpreendidos por uma extraordinária proposta de hospedagem: dormir em um "Glamping", de maneira criativa e diferenciada, no meio dessa imensidão.

Divulgação

Dia 8

Uquia, uma pequena cidade localizada no coração da Quebrada de Humahuaca, recebe as paredes simples e esbranquiçadas de sua Iglesia de São Francisco de Pádua, construída em 1691, Monumento Histórico Nacional desde 1941, exibem um tesouro artístico de grande valor. A Quebrada de las Señoritas, é composta por formações rochosas das idades pré-cambriana e cambriana com tons de cinza, azulado e esverdeado, formadas por arenito vermelho e argila.

Divulgação

Dia 8 - Parte 2

Um compromisso obrigatório é visitar o imponente Monumento aos Heróis da Independência, obra que reconhece os "Heróis Anônimos" da guerra, imortalizando o grito de liberdade dos indígenas e gaúchos em busca da soberania argentina. Seu principal ponto turístico é a Serranía de Hornocal, uma cadeia rochosa formada por montanhas de 14 cores diferentes. A sua formação calcária provém de vários minerais que, após a erosão, deixam formações triangulares de diversas cores nas montanhas.

Divulgação

Dia 9

A última parada deve ser na cidade de San Salvador de Jujuy, capital da província. Muitos de seus edifícios públicos são verdadeiras joias arquitetônicas dignas de apreço, entre as quais se destaca a Casa de Gobierno de Jujuy, com seu pavilhão histórico que conserva relíquias únicas na Argentina, incluindo a Bandeira Nacional da Liberdade Civil. A arquitetura religiosa também faz parte das atrações da cidade, com edifícios únicos, como a Iglesia Catedral e a Iglesia San Francisco, com seu Museo de Arte Sacro.

Divulgação