A cidade do Rio de Janeiro já retomou as atividade de alguns pontos turísticos, que tiveram atividades interrompidas devido à pandemia do novo coronavírus. Por esse motivo, quem estará na cidade maravilhosa no próximo feriado  (12) tem opções para passeios pela cidade.


O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, estão abertos novamente; veja protocolos de segurança para visitar
Divulgação
O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, estão abertos novamente; veja protocolos de segurança para visitar


Para auxiliar pontos turísticos na reabertura dos espaços, a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (Setur) lançou o selo Turismo Consciente. Nesses locais, há a garantia de que a circulação de turistas é feita de maneira segura e com adaptações. Você pode checar os critérios e locais abertos em turismoconscienterj.com.br .

O Trem do Corcovado e o Bondinho Pão de Açúcar são os dois grandes cartões-postais da cidade e as atrações mais movimentadas diariamente. Como os dois se organizaram para voltar a receber turistas com segurança? O iG Turismo te conta!

Trem do Corcovado

Trem do Corcovado dá acesso ao Cristo Redentor, um dos pontos do Rio de Janeiro mais buscado por turistas
shutterstock
Trem do Corcovado dá acesso ao Cristo Redentor, um dos pontos do Rio de Janeiro mais buscado por turistas


Após cinco meses sem receber visitantes, o  Trem do Corcovado retomou as operações no dia 15 de agosto. Desde então, a organização do ponto turístico segue protocolos de segurança estabelecidos por autoridades de saúde. Também são seguidas medidas da Regra de Ouro, medida que faz parte da Fase 6B de reabertura da cidade do Rio de Janeiro .

Quem optar por visitar o Corcovado deve se preparar para encontrar funcionários encarregados de fazer o monitoramento de temperatura dos visitantes. Dispensers de álcool em gel estão espalhados em diversos pontos da atração. O uso de máscara é obrigatório.

A assessoria de imprensa informa que todo espaço tem marcação de 1,5 metros entre um visitante e outro para conter aglomerações e contato entre pessoas que não são do mesmo grupo. A cada viagem, o trem passa por higienização. Além disso, avisos de conscientização e informações sobre as ações são periodicamente divulgados nas redes sociais do Trem do Corcovado.

Bondinho Pão de Açúcar

O Bondinho  Pão de Açúcar também adotou protocolos e adaptou sua estrutura para voltar a receber turistas de todo Brasil. Assim como no Corcovado, a  máscara é item obrigatório, mas pode ser retirada no momento de fazer refeições, desde que o distanciamento físico seja mantido.

Os protocolos também são os mesmos na disponibilização de dispensers de álcool em gel e medição de temperatura na entrada do passeio. O distanciamento físico deve ser de 2 metros de distância.

Além da demarcação do espaço de distanciamento físico nas filas, os bondes estão operando com dois terços de sua capacidade normal. Ambientes fechados também estão com diminuição de capacidade ou continuam fechados.

A capacidade dos bondes foi reduzida para dois terços
shutterstock
A capacidade dos bondes foi reduzida para dois terços


Todas as áreas que recebem visitantes e as superfícies como corrimões e botões são higienizadas a todo instante. Os produtos utilizados são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ponto turístico pede que a higienização das mãos aconteça com frequência e instrui que turistas cubram o nariz e a boca com a parte interna do braço em caso de tosse e espirro.

Em todo parque estão espalhados comunicados para ajudar os turistas a seguirem os protocolos para evitar a disseminação da Covid-19. Além disso, os funcionários do Bondinho Pão de Açúcar passaram por treinamento de prevenção e conscientização relacionados à doença.

“O Bondinho também conquistou quatro certificações que atestam o cumprimento das normas de prevenção da Covid-19 e, assim, um turismo seguro: um internacional - Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), e outros três nacionais - Turismo Responsável, Limpo e Seguro, no âmbito federal; Turismo Consciente do Estado do Rio de Janeiro; e o Xô Corona da Prefeitura do Rio”, afirmou a assessoria de imprensa em nota enviada ao iG Turismo.

Vai visitar o Trem do Corcovado e o Bondinho Pão de Açúcar no fim de semana prolongado?  Reserve seu ingresso com antecedência! Isso ajuda a evitar aglomerações e filas. Você pode reservar em  tremdocorcovado.rio ou bondinho.com.br .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!