Se você quer viajar no fim de ano, mas não tem como pagar uma viagem para os destinos clássicos da alta temporada, a dica é dar uma chance para as cidades mais tranquilas, no interior do Brasil. Minas Gerais pode ser uma ótima opção para quem gosta de história, natureza, melhores preços, boa infraestrutura e uma receptividade que é conhecida por todo o país.
Leia mais: Turismo em Minas Gerais: conheça Belo Horizonte e Ouro Preto em uma viagem só
Segundo Tahiana D'Egmont, CMO da MaxMilhas, "o Brasil tem dimensões continentais e há muitos destinos interessantes a serem explorados em Minas Gerais , que movimentam o turismo nacional com suas belezas e sua história".
Por isso, para os que pensam em descobrir as belezas de Minas, aí vão 10 cidades para se apaixonar:
1. Capitólio
Capitólio é perfeita para quem deseja ter um maior contato com a natureza. Localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a cidade possui cachoeiras, morros e cânions que convidam os turistas a se aventurar. Fica a 317 quilômetros do aeroporto de Confins e a 4 horas da capital, de onde saem ônibus diariamente.
Leia também: Capitólio em 5 dias! Confira roteiro completo para desbravar esse paraíso
2. Carrancas
Cenário de novelas da Globo, a pequena cidade de Carrancas fica a 4 horas da capital Belo Horizonte. Fazendo fronteira com a cidade de São João Del Rei, torna-se o destino ideal para quem gosta de ecoturismo e natureza. Cachoeiras, grutas e chapadas compõem o cenário e a gastronomia típica mineira é muito presente.
3. São João Del Rei
Considerada como uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais , São João Del Rei possui um patrimônio cultural artístico da era colonial. É a terra natal de Tiradentes e do ex-presidente Tancredo Neves, por exemplo.
Para quem vai visitar, não dá para deixar de ir nas igrejas Nossa Senhora do Pilar e Francisco de Assis, além das casas coloniais. Uma dica especial é viajar na Maria Fumaça em direção à cidade de Tiradentes. A distância aproximada do Aeroporto Belo Horizonte Confins (CNF) para São João Del Rei é de 228 km.
4. Diamantina
Mais ao norte do estado, a cidade de Diamantina fica a 4 horas de carro do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Ela é um pouco mais afastada do núcleo histórico, mas apresenta construções muito antigas e bonitas, principalmente no pôr do sol. Para os que gostam da história do Brasil, essa é a cidade natal do ex-presidente Juscelino Kubischek e o lar da ex-escrava Chica da Silva.
5. Camanducaia
Com pouco mais de 20 mil habitantes e parte da Serra da Mantiqueira, Camanducaia possui um distrito que é considerado o principal destino romântico do estado: Monte Verde . É também uma das cidades mais próximas de São Paulo (trajeto de pouco mais de uma hora e meia).
Leia mais: Vai fazer um mochilão pelo Brasil? Veja como montar um roteiro por Minas Gerais
6. Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca
Essas duas cidades estão localizadas dentro do Parque Estadual do Ibitipoca. Os maiores atrativos são os ecológicos, como cachoeiras e uma fauna exótica. O visitante geralmente encontra hospitalidade, além de um cantinho para descansar e ter lazer.
7. Delfinópolis
O local é apontado como paraíso do ecoturismo. O diferencial de Delfinópolis é que além das tradicionais cachoeiras, a cidade possui trilhas e estradas ideais para esportes como montain bike e trekking. A paisagem também não sai perdendo, com um visual que fica entre serras e vales.
8. Serro
A cidade do Serro é bastante rica e representa um grande patrimônio histórico e cultural. Situada a 230 km da capital mineira, é rodeada por serras, rios e cachoeiras. Fica na região central da Serra do Espinhaço e faz parte do roteiro da estrada real.
9. Delfim Moreira
Um dos principais atrativos de Delfim Moreira é o Mosteiro de Santa Maria de Serra Clara, construído no estilo europeu. Ela fica localizada na microrregião de Itajubá e também se destaca pelas cachoeiras e paisagens naturais.
10. Aiuruoca
O local perfeito para se isolar um pouco do estresse urbano. No sul de Minas Gerais , fica a 190 km de Juiz de Fora e também conta com diversas cachoeiras, sendo a mais famosa a Cachoeira Deus Me Livre.
Leia mais: Natureza, arte e educação: Instituto Inhotim é opção cultural no turismo mineiro
Há muitas opções de passeios para a terceira idade, como por exemplo o Poço Joaquim Bernardo. Mas para caminhadas e trilhas, o Pico do Papagaio tem uma vista de 360 graus da cidade e fica a 2.100 metros de altitude.