Quando a época do frio chega, os viajantes de plantão costumam buscar um destino aconchegante. É o caso de Campos do Jordão, por exemplo, um dos destinos brasileiros mais famosos quanto se trata do inverno. No entanto, outro lugar pode ser visitado durante essa temporada: Monte Verde, localizada na Serra da Mantiqueira, divisa com São Paulo.
Leia também: 5 destinos nacionais que você precisa conhecer durante o inverno
Consagrada como a Suíça Brasileira, Monte Verde se destaca pela arquitetura europeia, pelas paisagens exuberantes e, é claro, pelo chocolate. Quem passa por essa cidade dificilmente vai sair sem ter experimentado o famoso fondue ou ter passado pelas casas de chocolate da região.
O que fazer em Monte Verde
O principal point da cidade é a avenida que leva o mesmo nome, onde ficam os restaurantes, as lojas e os outros tipos de serviço. Segundo Claudia Parra, coordenadora do curso de Turismo da UNIVERITAS/UNG, uma boa alternativa para aproveitar a viagem é visitar o shopping Celeiro, constituído por lojas que são casinhas em estilo europeu.
"A Galeria Suíça, a Vila Europeia e a Vila Germânica são ambientes que podem ser explorados, além de lojas de roupas, souvenir, cachaçarias, cervejarias e casas de chocolate, tudo de excelente qualidade", conta a coordenadora. Fazer um tour de bicicleta pela cidade ou mesmo de jeep também pode ser uma boa maneira de conhecer o lugar e se divertir.
Além disso, as trilhas da cidade em questão permitem vistas espetaculares das montanhas da Serra da Mantiqueira . Do Mirante do Aeroporto é possível avistar toda a vila, além dos picos das Pedras Partida, Redonda, Chapéus de Bispo e Pico do Selado.
A pista de patinação local também é uma excelente opção de entretenimento bastante procurada por quem deseja aprender a patinar com apoio de instrutores que dão uma ajudinha. Os visitantes também se divertem assistindo ao show dos profisionais.
Leia também: 5 cidades próximas a São Paulo para aproveitar o frio do inverno
Monte Verde: um destino para os aventureiros
A cidade não proporciona apenas experiências relaxantes e aconchegantes. Aqueles que preferem desfrutar de uma boa aventura também têm seu lugar nessa viagem: há um campo de paintball e paredes de escalada por lá.
Circuitos de arvorismo (travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copas das árvores) e rapel (descida vertical derivada do alpinismo) também garantem a diversão dos aventureiros, assim como a bóia cross ao longo do Rio Jaguari.
Fondue e boa gastronomia definem a cidade de Monte Verde
Leia também: Aproveite a chegada do frio para conhecer as cidades serranas do Rio de Janeiro
Monte Verde é conhecida pelo chocolate e pela comida boa. Uma dica de Claudia Parra é apostar no restaurante Villa Amarela. Outra sugestão é a Casa do Founde, referência na cidade quando se trata de rodízio da iguaria. Programa imperdível para saborear esse prato de origem suíça.