Não é de hoje que os turistas são atraídos pelos mochilões, seja na Europa ou na América Latina. Mas não é preciso ir para fora do país para ter uma experiência enriquecedora. Lugares como Minas Gerais oferecem vários pontos dignos de um mochilão pelo Brasil - basta saber onde ir.
Leia também: Conheça o Instituto Inhotim, opção turística com natureza, cultura e educação
E se você não sabe por onde começar, o iG Turismo separou algumas dicas, junto com o Peixe Urbano, para programar o seu mochilão pelo Brasil , começando pelas cidades históricas e turísticas de Minas Gerais.
3 cidades que não podem ficar de fora do seu mochilão
Não faltam cidades únicas para explorar no estado de Minas Gerais . Mas se você vai programar um mochilão, não pode deixar de fora Poços de Caldas, Tiradentes e Ouro Preto.
Para quem vai explorar as cidades turísticas de Minas Gerais saindo de São Paulo ou Campinas, começar por Poços de Caldas é a melhor ideia, já que a cidade fica bem na fronteira entre os dois estados. Se for partir de Belo Horizonte, por outro lado, é melhor começar por Ouro Preto.
A cidade fica relativamente próxima da capital mineira, podendo inclusive ser um destino de bate e volta para os moradores e turistas que estiverem por lá.
Os prós destes três destinos são tanto seus preços em conta como o leque de atividades em cada um: eles permitem que você conheça desde cachoeiras, trilhas e cavernas até antigas minas de ouro, balneários de água termal, museus e igrejas da época colonial.
Os destaques de cada um dos destinos
Mas o que cada um destas cidades turísticas de Minas Gerais pode te oferecer? Para conhecer cada um deles um pouco melhor, você pode conferir o infográfico abaixo. Basta clicar nos marcadores para ver as informações sobre cada um:
Vale lembrar que, além deles, existem outros destinos bastante próximos no estado de Minas Gerais. Cidades como Caldas, Mariana e São João Del Rei podem incrementar sua experiência ainda mais, então sinta-se à vontade para explorá-los também.
Afinal, como lembra o Peixe Urbano , um mochilão é uma ótima oportunidade para conhecer os lugares mais a fundo e com mais calma, sem ter de se ater a cronogramas apertados e roteiros pré-programados.
5 dicas para programar seu mochilão por Minas Gerais
Mesmo que não exija um roteiro pronto, um mochilão requer uma certa dose de preparo, desde acertar seu orçamento até definir o seu propósito com a viagem. Para ajudá-lo nesta tarefa, estas são as 5 dicas do Peixe Urbano para programar o seu mochilão por Minas Gerais:
- Pense no tempo que vai passar na viagem - é essencial ter uma noção de quanto tempo você quer dedicar a cada destino. Alguns deles poderão ser explorados em apenas um dia, enquanto outros precisarão de ao menos três - então programe-se de acordo;
- Separe uma boa quantia para comida - a culinária é um dos pontos fortes do turismo mineiro, a exemplo das cidades que margeiam a Rod. Fernão Dias ou que pontuam a Serra da Mantiqueira . Por isso, vale incluir as despesas com os pratos típicos no seu orçamento antes mesmo de sair para a viagem;
- Tenha um fundo de emergências - outra parcela do seu dinheiro deve ficar reservada para imprevistos, sejam eles de saúde, transporte e hospedagem;
- Faça suas reservas com antecedência - não deixe para encontrar um hotel ou uma pousada assim que chegar no seu destino. Antes mesmo de sair para o mochilão, garanta sua vaga na hospedagem de sua escolha;
- Tome cuidado nas cavernas e minas - se for explorar as cavernas e antigas minas em MG, lembre-se que elas são como trilhas. Cada uma exige um nível de experiência e preparo físico, então respeite seus limites e, se julgar necessário, procure por um guia para orientá-lo pelos caminhos.
Leia também: De Diamantina a Tiradentes, a Rota do Ouro está cheia de surpresas; conheça
Seguindo essas dicas, você não só estará mais preparado para um mochilão por Minas Gerais, mas também para qualquer outro mochilão pelo Brasil que decidir fazer no futuro.