Tamanho do texto

Se está pensando em visitar uma das várias cidades históricas de Minas Gerais, mas ainda não sabe qual, damos 5 razões para visitar Tiradentes

Está planejando uma viagem para Minas Gerais, mas não sabe por onde começar? Talvez você encontre em Tiradentes, município mineiro com menos de 10 mil habitantes a cerca de 200 km de Belo Horizonte  e 480 km de São Paulo, o seu ponto de partida.

Praça da igreja Matriz de Tiradentes
Shutterstock
Encontrar o que fazer em Tiradentes é uma tarefa muito simples, principalmente para quem viajar em família para lá

Mas... O que fazer em Tiradentes ? Com 301 anos de idade, esta simpática cidade mineira abriga pontos turísticos históricos, atrações lúdicas, muita natureza e se apresenta como um destino ideal para famílias que buscam fugir da rotina, mas não querem ficar na monotonia.

Para te ajudar com o roteiro, o Tiradentes Mais, coletivo composto por 52 empresários e artistas da cidade, separou algumas das principais atividades para e sua família explorarem o que há de melhor nesta cidade histórica de Minas Gerais nas suas próximas férias.

O que fazer em Tiradentes na sua próxima viagem

  1. Fazer um city tour de charrete
  2. Dar um passeio de maria-fumaça até São João del-Rei
  3. Aproveitar uma caminhada pela cidade
  4. Explorar a Serra de São José
  5. Assistir às marionetes no Teatro Casa de Boneco

1. Fazer um city tour de charrete

Crianças esperando para subir em charrete em Tiradentes
Helena Leão
Um passeio de charrete pode ser uma boa ideia para conhecer a cidade de um jeito diferente

Uma das primeiras coisas que todo turista precisa fazer ao chegar numa cidade na qual nunca esteve é o city tour. Em Tiradentes, esse programa pode ser feito a bordo de uma das carruagens que saem do Largo das Forras; os passeios custam R$ 80 para famílias com até quatro pessoas.

Eles atravessam a cidade levando os turistas por entre museus, igrejas coloniais e casarões centenários. O destaque vai para a parada na Matriz de Santo Antonio, próxima da qual há uma imagem do próprio Tiradentes.

2. Dar um passeio de maria-fumaça até São João de-Rei

Maria Fumaça em estação de Tiradentes
Shutterstock
Pegar a maria-fumaça até São João del-Rei é uma oportunidade de viajar no tempo também

Tiradentes é uma das cidades da Rota do Ouro de Minas Gerais , e próximo dela fica outra integrante desse roteiro: São João del-Rei. Mas você não precisa se preocupar em pegar o carro para ir para lá.

Há uma linha de maria-fumaça que leva os turistas numa viagem pelo tempo até chegarem no município vizinho a Tiradentes. O percurso dura 40 minutos e só pode ser feito às sextas e aos sábados, domingos e feriados nacionais. Para fazer o passeio com tour pela Estrada Real , cada passageiro deve pagar R$ 120.

3. Aproveitar uma caminhada pela cidade

Rua de Tiradentes pavimentada com pedras e ladeada por casas centenárias
Alberto Lopes
Um passeio a pé pelas ruas da cidade revelará a rica história de seu casario centenário

Se você preferir andar a pé para descobrir o que fazer em Tiradentes, ao invés de pegar uma charrete ou um trem do século 19, não tem problema; fazendo isso, você poderá apreciar com mais calma a atmosfera histórica do local.

Além disso, dar uma volta a pé te proporcionará a chance de conhecer os restaurantes da cidade, que focam na culinária saudável e natural, e visitar as lojas de doces produzidos na roça ou ir às sorveterias.

4. Explorar a Serra de São José

Casa Torta, cuja inclinação das paredes causa a impressão de que ela cairá a qualquer momento
Divulgação
Casa Torta é uma atração imperdível para famílias nas trilhas pela Serra de São José

E quando você estiver cansado de explorar a cidade e quiser se aventurar em meio à natureza, vale uma ida a Serra de São José. Lá, você e sua família encontrarão desde trilhas mais tranquilas - para quem estiver com crianças ou não quiser se esforçar demais - até rotas de trekking, cavalgadas e passeios de bicicleta.

Para quem quer apreciar a natureza que rodeia as cidades históricas de MG, algumas opções são o Pocinho do Paulo André (ideal para famílias) ou a Trilha da Fazenda do Menino Maluquinho, para quem já estiver mais acostumado a caminhar.

A cavalo, o destaque vai para a própria Serra de São José e também para a Estrada do Bichinho, onde a Casa Torta é uma atração favorita das crianças, graças às paredes que parecem estar prestes a cair.

Caso prefira subir na "magrela" e pedalar serra adentro, as principais trilhas são a Rota Gastronomia Rural e a Estrada da Caixa D'água, que margeia os antigos caminhos dos trens da região.

5. Assistir às marionetes no Teatro Casa de Boneco

Homem fazendo encenação com marionetes em Tiradentes
Divulgação/Marcus Desimoni
Teatro Casa de Boneco traz espetáculos de marionetes imperdíveis para famílias

Por fim, quando estiver no centro histórico desta cidade da Rota do Ouro, vale uma visita ao Teatro Casa de Boneco, onde são realizados espetáculos com marionetes há quase 30 anos em Tiradentes.

Leia também: Estado de Minas Gerais mistura belezas naturais com história e modernidade

Localizado na Rua Direita, o ponto turístico é garantia de diversão para visitantes de todas as idades que estiverem à procura de o que fazer em Tiradentes - então não perca a sua chance.