Todos os navios de pequeno e médio porte deverão seguir para o terminal Adossat, que já recebe navios de grande porte
Reprodução/Barcelona Cruise Port
Todos os navios de pequeno e médio porte deverão seguir para o terminal Adossat, que já recebe navios de grande porte

O terminal Nord, um dos portos de passageiros mais tradicionais da Europa, localizado na região central de Barcelona, na Espanha , agora está proibido para navios de cruzeiros .

A medida, que visa diminuir os impactos ambientais causados pela grande movimentação turística no centro histórico da capital catalã, trará mudanças significativas ao turismo marítimo em uma das cidades mais visitadas da Espanha e do Mediterrâneo.


Localizado próximo à famosa avenida turística Las Ramblas, o porto proporcionava fácil acesso a alguns dos maiores pontos turísticos de Barcelona, como os bairros históricos El Raval e Barru Gòtic, além das famosas praias da capital, que ficavam a poucos minutos a pé para os passageiros que desembarcavam por lá.

Agora, com a proibição, os navios de médio e pequeno porte deverão atracar no terminal Adossat, que fica mais ao sul, próximo a colina de Montjuïc, onde ficam outros importantes atrativos da cidade, como o Castelo de Montjuïc e o parque olímpico.

Bem mais amplo, o Adossat já é usado por grandes navios de cruzeiro, operados por companhias como MSC, Costa, Royal Caribbean e Norwegian Cruise Lines.

Com a mudança, a previsão é que o porto receba 340 escalas anuais que ocorriam no terminal Nord. Para os passageiros, a mudança vai exigir algumas mudanças de planejamento para explorar os pontos turísticos da cidade, já que, em vez de poucos minutos andando, agora serão necessários ao menos 30 minutos de ônibus ou táxi para chegar ao local – uma hora a menos de passeio, considerando ida e volta.

Um casal que morava em Seattle, nos Estados Unidos, está com endereço novo. E este endereço é móvel... cada dia em um lugar diferente,
É que Angelyn e Richard Bynk decidiram se mudar para um navio de cruzeiro.
O casal fez as contas e descobriu que morar em navio sai mais barato do que fazer financiamento para a casa própria.
Antes eles moravam em Seattle, 18ª cidade mais populosa dos Estados Unidos, no estado de Washington.
Seattle é uma cidade portuária e para sair dali de navio e não voltar, bastou uma decisão. Mas que muita gente não teria coragem ou possibilidade de tomar.
Angela e Richard, ambos de 50 anos, contaram que por 43 dólares/dia é possível viver no navio, usufruindo das vantagens da viagem. Veja algumas.
Não precisam fazer nenhuma tarefa doméstica. O quarto (cabine) está sempre arrumado.
Ao longo do dia, a comida é farta, variada e já incluída no pacote de viagem.
Corredores de opções de alimentação se estendem pelo navio, com todos os tipos de refeição e de café da manhã, para diferentes gostos.
À noite, as opções nos corredores são reduzidas, mas os jantares são especiais, já incluídos no preço também, em salões bem decorados, num ambiente mais clássico. Menu variado e no capricho.
As bebidas são pagas à parte, mas o navio fornece água gratuitamente.
Os navios têm academia de ginástica onde dá para fazer exercícios para queimar as calorias da comilança, já que as guloseimas são liberadas e se vacilar.... a balança grita.
Os navios têm apresentações de teatro e shows musicais já incluídos no pacote. Entretenimento garantido.
Os navios também têm piscinas para adultos e crianças. Em dias de calor, a diversão refrescante está garantida.
E os ofurôs, para hidromassagem, que ficam à beira das piscinas, são uma atração à parte. Tem que chegar cedo pra conseguir vaga.
Há também biblioteca com várias opções de livros, num ambiente calmo, silencioso e acolhedor.
E os cassinos, com máquinas de jogos, atraem quem gosta de uma aposta.
Mas, neste caso, vale segurar a onda para não ficar viciado em jogo. São muitas máquinas caça-níqueis na jogada.
As áreas de convivência dos navios são impecáveis, bonitas, confortáveis.
O visual muda dependendo da fase do dia e do local onde o navio está. Mas é sempre uma atração à parte.
E a cereja no bolo:  os viajantes passeiam pelo mundo e, quando o navio atraca, eles conhecem diferentes cidades.
De navio, o casal já passou por diferentes continentes.
Angela e Richard visitaram o Canadá, país vizinho na América do Norte.
Deram uma passadinha também nas Bahamas, no Caribe
Desembarcaram em Singapura, na Ásia, um dos países mais badalados da atualidade.
O casal também se encantou com as belezas e a história da Itália, na Europa.
Algumas rotas, inclusive, são bem longas. Eles já fizeram uma viagem de 51 dias entre Seattle e a Austrália, na Oceania.
Agora, com a decisão de viver permanentemente a bordo, basta mudar os trajetos para conhecer diferentes cidades de vários países. Boa sorte e bons passeios para o casal!


Decisão era planejada desde 2018

A proibição passa a valer oficialmente apenas em 22 de outubro. Na prática, no entanto, já está em operação desde o dia 3 de outubro, data de partida do luxuoso navio de cruzeiro  World Navigator, operado pela Mystic Cruise, o último navio a partir do terminal Nord.

A mudança estava planejada desde 2018, quando as autoridades municipais decidiram banir a atração de navios de cruzeiro no centro da cidade para diminuir a poluição local,  decisão semelhante à tomada pelas autoridades de Amsterdã, em julho de 2023.

Terminal Nord do porto de Barcelona, próximo ao centro histórico da cidade
Reprodução/Barcelona Cruise Port
Terminal Nord do porto de Barcelona, próximo ao centro histórico da cidade

Futuramente, o píer de aproximadamente 13,6 mil metros quadrados, com 630 metros de comprimento, será transformado em um espaço voltado para uso da população.

A área deve ser aberta até o segundo semestre de 2024, tempo o suficiente para sediar a final da tradicional Copa América de Vela, que será realizada na cidade entre setembro e outubro de 2024.

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