O partido político liberal D66 tem um forte foco no combate às questões climáticas.
Divulgação/The Curious and the Sea
O partido político liberal D66 tem um forte foco no combate às questões climáticas.

Autoridades da cidade de Amsterdã confirmaram na última sexta-feira (21) que votaram para proibir os navios de cruzeiro de desembarcar passageiros no centro da cidade ou atracar em um terminal próximo ao centro da capital holandesa.

A proibição é o mais recente esforço das autoridades municipais para reduzir o alto volume de turistas que visitam a cidade todos os anos e evitar a poluição do ar.  

Em um esforço de várias etapas para domar o que chamam de “turismo incômodo”, os líderes desta cidade favorita dos turistas estão tentando impor limites aos navios de cruzeiro.

O partido político D66 disse em um anúncio na última quinta-feira (20) que a maioria do conselho da cidade votou a favor da proposta. O partido político liberal tem um forte foco no combate às questões climáticas.

"Navios de cruzeiro no centro da cidade não se encaixam na tarefa de Amsterdã de reduzir o número de turistas", disse a líder do partido D66, Ilana Rooderkerk.

Rooderkerk também comparou recentemente os turistas de cruzeiros a uma espécie de "praga de gafanhotos" quando eles descem do navio para passar um curto período de tempo na cidade de uma só vez.

Segundo a publicação da mídia estadunidense People, a proibição é o último passo no esforço para limpar a cidade. Medidas anteriores incluem restringir o uso de maconha no Red Light District da cidade e até mesmo defender viajantes do sexo masculino que planejavam realizar suas despedidas de solteiro lá contra visitar a cidade. 

“Os visitantes continuam sendo bem-vindos, mas não se se comportarem mal e causarem incômodo. Então nós, como cidade, dizemos: melhor não, fique longe”, disse o vice-prefeito Sofyan Mbarki em um comunicado no início deste ano. “Para manter nossa cidade habitável, agora optamos por limitações em vez de crescimento irresponsável”. 

O objetivo de diminuir os níveis de poluição do ar em Amsterdã é a outra motivação para impedir que navios de cruzeiro atraquem na capital, dos quais existem mais de 100 por ano, segundo a BBC. Um estudo de 2021 de um navio de cruzeiro de 3 mil pessoas descobriu que havia produzido os mesmos níveis de óxidos de nitrogênio em um dia que 30 mil caminhões.

Amsterdã não é o primeiro destino turístico popular na Europa a proibir navios de cruzeiro de atracar em seu porto. Veneza proibiu os navios de cruzar o centro da cidade em julho de 2021.

O objetivo da cidade italiana para o bloqueio contra os navios era semelhante à esperança de Amsterdã: preservar e proteger o “patrimônio ambiental, artístico e cultural de Veneza”, segundo nota do governo da época via CNN.

Agora você pode acompanhar o  iG Turismo também no Instagram e no  Facebook!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!