De vez em quando os comissários de bordo revelam alguns segredos sobre as viagens de avião, como por exemplo, o que pensam quando veem os passageiros entrarem , quais  perguntas você deve evitar  e até as  cenas mais inusitadas que já viram.

Porém, não são só eles que tem curiosidades e fatos bizarros para narrar sobre a rotina dos aviões. Num fórum do Reddit , site de mídia social, funcionários de companhias aéreas revelaram alguns fatos peculiares sobre as aeronaves.

Tem de tudo que você pode imaginar, desde “voos milagrosos” que curam pessoas, até reutilização de fones de ouvido e porta do banheiro que pode abrir por fora. Confira a lista das 10 curiosidades sobre viagem de avião

1.    Sem rastreamento sob o mar

Sobrevoar mar/oceano pode ser um trecho difícil
shutterstock
Sobrevoar mar/oceano pode ser um trecho difícil

Sabe aquela viagem que você está programando para fora do país? Ela pode sofrer uma pane quando você ler esse primeiro item. De acordo com um usuário do Reddit, quando as aeronaves estão sobrevoando os mares/oceanos, elas ficam temporariamente fora dos radares. Ou seja, se uma aeronave sofrer pane e cair em alto ar, ninguém vai encontrar.

Você deve estar pensando que isso faz muito sentido, até porque algumas vezes isso já ocorreu e ninguém nunca encontrou os aviões, vide o caso da aeronave da EgyptAir que desapareceu depois de sair de Paris rumo ao Cairo, em 2016.

2.    Cuidados com os pets

Os pets geralmente ficam estressados com uma viagem de avião
shutterstock
Os pets geralmente ficam estressados com uma viagem de avião

Viajar com pets requer alguns cuidados. Em algumas empresas os animais de estimação não viajam nas cabines com seus donos e vão no compartimento de carga. Um funcionário de companhia aérea estrangeira, e usuário do Reddit , afirmou que 30% dos pets ficam aterrorizados em voo.

Para diminuir esses efeitos, os tripulantes tentam amenizar o pânico conversando com eles, mas como ganhar a confiança se não sabem o nome do animal? A dica então é colocar uma etiqueta com o nome do seu animal de estimação para que os funcionários possam dar um cuidado especial.

*Menos se for um gato. De acordo com o funcionário, os gatos não se irritam durante uma viagem de avião. “Os gatos não se importam”, escreveu ele.

3.    Lista de coisas que podem faltar numa aeronave

Um avião pode decolar sem que todos os itens estejam em pleno funcionamento
shutterstock
Um avião pode decolar sem que todos os itens estejam em pleno funcionamento

Você sabia que um avião pode decolar faltando alguns itens? Esse recurso ocorre graças à lista mínima de equipamentos (MEL), produzida pelas fabricantes, que orienta os pilotos sobre o funcionamento dos sistemas e componentes da aeronave.

Cada voo tem pelo menos duas listas: uma da montadora e outra da companhia aérea. Mas não se preocupe os itens não comprometem a segurança do transporte. Geralmente incluem apenas painéis ou outros componentes que podem ser repostos em solo.

4.    Sacos com zíper em malas

Tenha cuidado ao despachar a bagagem nas companhias aéreas
shutterstock
Tenha cuidado ao despachar a bagagem nas companhias aéreas

É importante ter cuidado quando for vedar sua mala de viagem . De acordo com o relato de um funcionário, optar por sacos com zíper não é uma solução eficiente. “Você pode abrir com uma caneta e arrastar o zíper bloqueado ao redor da bolsa para fechá-la novamente. Já fiz isso várias vezes para identificar bolsas sem etiqueta”, escreveu.

Leia também: 6 dicas de como montar a mala de viagem sem exceder o peso no aeroporto

A melhor maneira de cuidar das suas bagagens é identificá-las com seu nome na área externa, tirar identificação de outras viagens e utilizar cadeado nos zípers.

5.    Comidas diferenciadas para os pilotos

Os pilotos de avião tem comidas diferenciadas para evitar infecção alimentar
shutterstock
Os pilotos de avião tem comidas diferenciadas para evitar infecção alimentar

A preocupação com a segurança dos tripulantes e passageiros passa pela boa saúde do piloto e co-piloto. Por esse motivo, os mínimos detalhes são observados.

São servidos alimentos diferentes a cada um dos condutores para evitar uma infecção alimentar. Caso um passe mal, o outro ainda terá o controle da aeronave para prosseguir a viagem. Legal, não é?

6.    Trava na porta do banheiro

Banheiro de avião tem
shutterstock
Banheiro de avião tem "hack" que autoriza abertura da porta pelo lado de fora

Uma das curiosidades mais bizarras da lista do Reddit é uma função que abre a porta do banheiro (pelo lado de fora) mesmo se ela estiver trancada.

Existe uma trava escondida dentro da placa do banheiro que permite que ela seja aberta por fora. É usada quando o passageiro não responde à comunicação da tripulação. O que era um “segredinho” dos funcionários, agora pode virar um desastre se alguém quiser brincar com os amigos.

7.    Camas para comissários de bordo/ tripulação

Os tripulantes de cabine tem espaços para descansar nas aeronaves maiores
Reprodução/ Reddit
Os tripulantes de cabine tem espaços para descansar nas aeronaves maiores

Em aeronaves de grande porte e que fazem rotas longas, a tripulação de cabine tem uma área para descanso que até é bem confortável.

No modelo Boeing 777 duas camas ficam localizadas no teto da cabine da primeira classe, atrás dos assentos. No Boeing 787 o esconderijo é acima da classe econômica e faz inveja aos passageiros. Afinal todos merecem um conforto.

8.    Fones de ouvido reutilizados

Os fones de ouvido são reutilizados nas companhias aéreas
shutterstock
Os fones de ouvido são reutilizados nas companhias aéreas

Com certeza você já entrou em algum avião e tinham lindos (e necessários) fones de ouvido em cima das poltronas. E você também deve ter pensado “Eles estão embalados. São novos”. Engano seu.

Segundo o relato de um funcionário de companhia aérea, os fones de ouvido são reutilizados. Quando os passageiros não usam durante um voo, a empresa limpa e recoloca em outra aeronave. Atenção! Isso ocorre quando o pacote não foi aberto pelos passageiros.

9.    Voos milagrosos

Passageiros usam cadeira de rodas para embarcarem com prioridade, mas se recuperam ao chegar no destino
shutterstock
Passageiros usam cadeira de rodas para embarcarem com prioridade, mas se recuperam ao chegar no destino

Existe gente trapaceira em todos os lugares do mundo. Um fato curioso é que, para agilizar a entrada na aeronave, alguns passageiros usam cadeiras de roda para terem tratamento especial. Mas nem sempre eles realmente precisam delas.

“Dez cadeiras de rodas sobem, apenas uma desce. Chamamos de voos milagrosos”, escreveu um funcionário. “Aparentemente é comum que as pessoas sejam curadas durante o voo e não precisam mais de assistência quando chegam ao seu destino”, disse outra usuária.

10.  Xixi e coco no chão

Não ande descalço no avião
shutterstock
Não ande descalço no avião

Você sabe o motivo pelo qual não deve andar descalço dentro de um avião? Uma comissária de bordo vai te convencer a não fazer isso com seus “momentos nojinho” da profissão no Reddit.

“No meu último voo, um homem idoso cagou acidentalmente no chão, pisou nele e seguiu em frente como se não fosse nada. Não ande com os pés descalços. Xixi e cocô acontecem por toda parte”, escreveu a funcionária de companhias aéreas .

Leia também: 7 segredos que os pilotos não compartilham com os passageiros

E parece que as aeronaves não são tão higiênicas assim. “As pessoas têm sangramentos no nariz ou feridas se abrem. Obviamente, quando pousamos, é bem limpo. Mas, a bordo, nossos recursos são limitados. Não mude a fralda do seu bebê na mesa da bandeja. Isso também acontece o tempo todo. É insalubre e as pessoas usam a mesa para comer, colocar suas coisas pessoais etc”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!