Jason Derulo com a família no AquaRio e a Princesa Diana no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
Divulgação/Grupo Cataratas | Reprodução/Twitter 03.03.2023
Jason Derulo com a família no AquaRio e a Princesa Diana no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro  é puro estilo e encanto. Apesar de todos os problemas, especialmente com a questão de segurança, não há quem passe pela capital fluminense e não se encante pela beleza estonteante de sua natureza, a alegria dos cariocas, as praias paradisíacas e o clima de festa que impera durante todo ano, embalado pela sensação de verão recorrente.

Famosos de todo o mundo visitam a cidade regularmente, seja para conhecer os pontos turísticos tradicionais como o Cristo Redentor, como fez a princesa Diana em 1991, assim como Beyoncé, Rihanna e Sam Smith. Outra figura importante que visitou um monumento histórico foi a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que conheceu o Pão de Açúcar.

Jason Derulo levou a família para visitar o AquaRio e a supermodelo Winnie Harlow aproveitou a praia de Ipanema, além de ter curtido o Carnaval na Sapucaí, assim como Madonna.

Em 2012, Lady Gaga visitou o morro do Cantagalo e saiu de lá com uma tatugem em homenagem à cidade escrita "Rio". Fergie já tomou açaí pelas ruas da zona sul e o ex-casal Kim Kardashian e Kaney West provou o bacalhau da Zona Norte, no Méier.



O que fazer no Rio de Janeiro?

O principal cartão-postal brasileiro é recheado de atividades para os turistas fazerem. A começar pelas praias, sendo as principais localizadas na zona sul da capital, a área mais nobre da cidade.

Copacabana e Ipanema são as mais famosas e as mais visitadas. Elas ficam cheias durante todo o ano e no verão, para quem curte um agito, são os melhores lugares para conhecer gente nova e curtir a praia em um dia intenso de calor , que são corriqueiros quando se está no Rio de Janeiro.

Em Copacabana, o turista não pode deixar de visitar o famoso calçadão que imita as ondas do mar. Por lá, o visitante também pode aproveitar e admirar a beleza imponente de outro ponto importante do bairro: o Copacabana Palace.

O hotel histórico luxuoso localizado em frente à praia de Copacabana tem 100 anos e recebe diversas personalidade do mundo inteiro, sejam artistas, famosos, chefes de Estados e autoridades importantes.

Em um dos extremos da praia está o Forte de Copacabana, outro ponto que vale a visitação. Ele foi construído entre 1908 e 1914 com a intenção de proteger a Baía de Guanabara, com paredes externas medindo até 12 metros de espessura.

O forte também exibe canhões capazes de atingir alvos a 23 km de distância. Por lá, hoje em dia funciona o Museu do Exército que conta com exposições temáticas sobre a história do Exército Brasileiro. A visitação ao museu custa R$ 6 (inteira).

A vista de lá, que contempla toda Copacabana e o Pão de Açúcar, é outro ponto inesquecível que por si só já vale a visitação. O turista ainda vai ter a oportunidade de experimentar as delícias de uma das unidades da tradicional confeitaria Colombo, famosa na cidade.

Já em Ipanema, a Pedra do Arpoador é um dos pontos mais visitados e enche de pessoas especialmente na hora do pôr-do-sol. Da Pedra é possível ter uma vista privilegiada do Morro Dois Irmãos, assim como de toda a Ipanema.

A Praia de Ipanema chega a ser mais badalada que a de Copacabana e é comumente frequentada por artistas brasileiros. O local também é um ponto de encontro da população LGBTQIA+ , com quiosques especializados em atender este público.

A Praia do Leme, colada à de Ipanema, é outra opção para quem busca um local LGBTfriendly (apesar de toda a Zona Sul não apresentar riscos iminentes à população queer e ser bastante visitada por este grupo).

Para quem procura menos agitação e quer curtir uma praia com mais tranquilidade, a Praia do Leblon é a pedida. O famoso bairro, que serviu de pano de fundo para diversas novelas de Manoel Carlos, é ainda mais requintado que Copacabana e Ipanema e, por lá, estão os aluguéis mais caros da cidade do Rio.

A praia oferece uma vista privilegiada e bem próxima do Morro dos Irmãos, que deixa até os moradores admirados com a beleza natural do local.

Cristo Redentor

Dois outros pontos supersimbólicos e representativos da cidade do Rio de Janeiro são o  Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. O Cristo, localizado na Zona Norte, no Alto da Boa Vista, é o principal símbolo do Brasil no exterior.

A estátua tem 30 metros de altura e oito metros de pedestal. Foi inaugurada em 1931, e está situada no alto do Morro do Corcovado, a 710 metros de altura acima do nível do mar, em meio à maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca.

A vista 360º da cidade de lá é impressioante e única, e o visitante que vem de fora não pode deixar de conhecer o monumento icônico reconhecido como uma das sete maravilhas do mundo moderno e patrimônio da Unesco.

A famosa estátua do Cristo Redentor, principal monumento do Rio de Janeiro e cartão-postal do Brasil ao exterior
Reprodução/Instagram 03.03.2023
A famosa estátua do Cristo Redentor, principal monumento do Rio de Janeiro e cartão-postal do Brasil ao exterior


Como chegar ao Cristo Redentor?


Há duas formas de chegar ao Cristo Redentor. Há vans credenciadas, pelo consórcio Paineiras Corcovado, que levam os visitantes a um ponto próximo às escadas rolantes ou elevadores que dão acesso ao Cristo.

As vans partem de três pontos: de Copacabana (Praça do Lido), do Largo do Machado (estação de metrô homônima), e do Centro de Visitantes da Paineiras (na estrada de acesso ao Cristo Redentor). As vans fazem o trajeto de ida e volta e a compra do serviço garante também o acesso ao ponto turístico. Confira os preços  neste link.

A outra forma de chegar até o monumento é pelo tradiconal Trem do Corcovado, uma opção mais interessante para quem deseja uma experiência mais completa da visita ao monumento. 

O trem foi inaugurado em 1884 por D. Pedro II, muitos anos antes de haver a estátua do Cristo, que foi construída na década de 1920. A compra do ingresso para pegar o bonde e visitar a estátua pode ser feita pela internet, neste link , ou no local. O valor varia a depender da época do ano. A saída do trem é feita na estação do Cosme Velho.


Pão de Açúcar

Assim como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar é mais um ponto supertradicional do Rio de Janeiro e muito procurado por turistas. Ele fica localizado no bairro da Urca, na Zona Sul, às margens da Baía de Guanabara e, junto com o Morro da Urca, faz parte do patrimônio da Unesco.

O famoso bondinho que dá acesso ao morro foi inaugurado em 1912, como o  primeiro teleférico do Brasil. Anteriormente, ele realizava o trajeto de 538 metros entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca.

Um ano depois foi inaugurado o segundo trecho, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar, com 396 metros de altura. Modernizados hoje em dia, cada bondinho tem capacidade para até 65 passageiros e a velocidade é suave para que os visitantes já possam apreciar a vista do próprio veículo.

Assim como do Cristo, do alto dos morros é possível admirar uma vista de 360° do Rio de Janeiro. Por lá, o visitante ainda tem acesso a lojas, lanchonetes e área de eventos onde ocorrem shows e festas. O valor do ingresso varia a depender do época do ano. Confira a tabela de preços vigente  neste link.

Para chegar ao bondinho é possível ir direto de Uber até a estação de embarque, na avenida Pasteur, 520, na Urca. Também é possível pegar o metrô até a estação Botafogo e de lá pegar um ônibus (linhas 107, 513SP, 518 e 519), ou pegar um Uber.


O que fazer na Urca?


Aproveitando a ida à Urca, o turista ainda pode conhecer outros dois pontos. Um deles é a Praia Vermelha, bem próxima do acesso ao bondinho do Pão de Açúcar. Ela é uma das opções para quem busca uma praia mais intimista, menor e menos badalada. 

Ela é a preferida dos cariocas que gostam de ondas fracas e tranquilidade, além de proporcionar uma vista dos morros do Pão de Açúcar e da Urca. Mesmo que mais tranquila, por ser pequena, ela costuma encher rápido, especialmente nos fins de semana e no verão. Chegar cedo e não ir embora tão tarde é uma boa dica para quem busca mais tranquilidade.

A vista para o Pão de Açúcar na Praia Vermelha, na Urca, zona sul do Rio
Reprodução/Instagram 03.03.2023
A vista para o Pão de Açúcar na Praia Vermelha, na Urca, zona sul do Rio

Outro lugar superespecial do bairro é a famosa Mureta da Urca. Um dos melhores pontos de encontros do Rio, o local virou uma referência para os amantes de cerveja e que gostam de admirar o pôr do sol, com uma das vistas mais bonitas da cidade.

Diariamente, mais especialmente aos fins de semana, as pessoas se reúnem na mureta para conversar, comer petiscos servidos nos bares que estão ao longo da extensão da mureta, e apreciar a vista da Baía de Guanabara.  É um bom passeio para quem quer uma opção divertida e barata pela zona sul do Rio.


O que fazer no Jardim Botânico?

Ainda sobre passeios baratos, outras duas pedidas estão localizadas em um dos bairros mais charmosos da Zona Sul: o  Jardim Botânico.

O Parque Lage é um dos lugares mais visitados na região e é ideal para quem quer busca um passeio tranquilo e que traga um maior contato com a natureza. Com acesso gratuito, o local fica localizado aos pés do Morro do Corcovado.

Além da natureza exuberante, seu maior entretenimento é o Palacete que rende fotos lindas e abriga o Instituto de Belas Artes e a Escola de Artes Visuais. Por lá há também um restaurante localizado no pátio do Palacete, onde também há uma piscina. O local oferece ainda vista única para o Corcovado e o Cristo Redentor.

Outro passeio barato para se fazer na região é visitar o próprio Jardim Botânico. A área foi inaugurada em 1808 por D. João VI e tinha como objetivo aclimar plantas originárias de outras partes do mundo ao clima tropical local.

Hoje, o Jardim se tornou um centro de pesquisa e investigação de diversas espécies botânicas e, ao mesmo tempo, uma área de lazer e visitação. O parque abriga dezenas de espécies de plantas que podem ser visitadas e admiradas. A visita é paga e há diferentes tipos de ingresso que podem ser comprados  neste link.

O que fazer na zona norte e no Centro do Rio de Janeiro?

No Rio de Janeiro também há muito o que explorar para além da Zona Sul. Um dos pontos mais tradicionais da cidade fica na Zona Norte: a Feira de São Cristóvão ou Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.

É o lugar ideal para quem busca acessar a cultura nordestina na cidade carioca. A feira é um grande pólo da gastronomia e arte do Nordeste, uma vez que reúne diversos restaurantes com comida típica, barracas de produtos artesanais da região, além de shows musicais de artistas nordestinos.

É um ótimo lugar para dançar forró, mas também é muito frequentado pelos amantes de karokê, uma vez que há vários espalhados pela feira. A entrada custa R$ 5.

Outro ponto turístico importante da Zona Norte é o estádio do Maracanã, que foi inaugurado em 1950. Palco das principais partidas do campeonato carioca de futebol, assim como outras competições a nível nacional e mundial, como a Copa do Mundo, o estádio é famoso no mundo inteiro e também recebe apresentações musicais de artistas famosos, tanto nacionais, quanto internacionais.

É possível fazer um tour guiado pelas dependências do Maracanã, que leva aos vestiários, bancos de reservas e, inclusive, ao gramado, além do passeio contar a história do local e das personalidades importantes do futebol brasileiro que marcaram o lugar. Consulte o site do Maracanã Tour para mais informações.

Também é possível aproveitar pontos interessantes no Centro da cidade, que abrigam a memória e história da capital fluminense. Um desses lugares tradicionais da região é a Praça XV, que leva esse nome em homenagem ao dia 15 de novembro de 1889, quando é comemorada a Proclamação da República do Brasil.

Aos sábados, o local recebe a tradicional Feira da Praça XV, onde diversos brechós de roupas, utensílios, peças vintagens, artesanato, e diversos outros itens são exibidos e vendidos por feirantes locais. É perfeito para quem quer baratear na hora de fazer compras.

Ainda pelo Centro, na região da Gamboa, é possível conhecer o AquaRio, o aquário marinho da cidade maravilhosa. Com 26 mil m², a atração foi inaugurada em 2016 e, semelhante ao Jardim Botânico, une pesquisa científica com lazer para os locais e visitantes.

Os  reservatórios do aquário abrangem 4,5 milhões de litros de água e abrigam mais de 300 espécies marinhas, o que o torna o maior aquário da América do Sul . É possível comprar diversos tipos de ingressos e os preços podem ser verificados  neste link.

Próximo à Gamboa, no bairro da Saúde, ainda no Centro, há outro ponto importante da cidade, e esta é uma visita especial para quem se interessa por locais históricos do destino de viagem.

O Cais do Valongo foi o principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas. O local passou a integrar Lista do Patrimônio Mundial da Unesco em 2017.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Brasil recebeu cerca de 4 milhões de escravos, durante mais de três séculos. No Cais estima-se que passaram mais de 1 milhão de africanos escravizados em cerca 40 anos, o que o tornou o local o maior porto receptor de escravos do mundo.

É uma parada importante para reconhecer a grande tragédia que foi a escravidão no Brasil, o último país do mundo a não permitir mais a prática desumana.

O que fazer na Lapa e em Santa Teresa?

Não se pode falar em Rio de Janeiro sem mencionar os bairros da Lapa e de Santa Teresa. Bairros boêmios, eles são perfeitos para quem quer conhecer a noite carioca, o samba e o clima tropical que só a cidade maravilhosa consegue proporcionar.

Os Arcos da Lapa são outro cartão-postal da cidade, assim como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. O que talvez muitos não saibam é que, por cima dos arcos, passa um bondinho que ainda está ativo. É possível comprar o bilhete neste link.

O bairro concentra diversos bares e boates para os mais variados públicos. Para quem não quer ficar em um local fechado, aproveitar as diversas barraquinhas de bebida e comida espalhadas pelas ruas, e se encontrar com os amigos, já vai garantir a diversão da noite.

Duas importantes casas de shows, que recebem especialmente os principais nomes da música brasileira, estão localizacas na Lapa: o Circo Voador e a Fundição Progresso, além de casas de samba de gafieira consagradas, como a Lapa 40 Graus e o Rio Scenarium.

Outra atração imperdível do bairro é a Escadaria Selarón. Seus mais de 200 degraus são decorados de forma colorida com azulejos, espelhos e pedaços de cerâmica de diversas partes do mundo.

O local já serviu de cenário para videoclipes como da música "Beautiful" do rapper Snoop Dogg com participação de Pharell Williams, e "Walk On", da banda U2.

Pharrell Williams e Snoop Dogg sentados na Escada Selarón, na Lapa, no Rio de Janeiro, no clipe da música
Reprodução/Youtube 03.03.2023
Pharrell Williams e Snoop Dogg sentados na Escada Selarón, na Lapa, no Rio de Janeiro, no clipe da música "Beautiful"

Ao pegar o bondinho que passa pelos Arcos da Lapa, o destino final será Santa Teresa. Conhecido por suas ladeiras íngremes e casarões antigos, o bairro é um lugar supercharmoso do Rio de Janeiro.

As pequenas ruas de pedra trazem um misto de tranquilidade no meio da energia acelerada que uma grande metrópole tem. O local é cheio de bares e botecos, além de atrações turísticas como o Museu Chácara do Céu e o Parque das Ruínas que garantem uma vista de toda a cidade.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!