6 passeios de trem para descobrir o Brasil e a América do Sul

1/4 dos brasileiros querem viajar para diversos lugares de uma só vez

Uma pesquisa encomendada pela Booking.com, aponta que 27% dos brasileiros gostaria de fazer uma viagem com vários destinos no roteiro. Um dos meios de transporte que possibilita essa modalidade de viagem é o trem.

Divulgação/ABPF

Passeios de trem ampliam o roteiro de viagem

Os passeios de trem possibilitam, por exemplo, fazer um bate-volta em uma cidade nos arredores e conhecer novas paisagens de um país. E quando é possível fazer esse passeio guiado e temático, melhor ainda! A Booking.com selecionou seis passeios de trem interessantes no Brasil e na América do Sul. Confira a seguir.

Reprodução

De Bento Gonçalves a Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul)

Para quem quer fazer um passeio mais tradicional, realizado em uma Maria Fumaça, mas ainda temático, há uma opção na Serra Gaúcha, entre os municípios de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi. O passeio dura aproximadamente duas horas e durante o trajeto, ou nas paradas das estações, há apresentações de música, dança e teatro, além de degustações de vinhos e suco de uva.

Reprodução

De Curitiba a Morretes (Paraná)

O trem possui que liga Curitiba a Morretes tem vagões de diferentes classes, incluindo turística, sofisticada e inspirada nos anos 1930. Há inclusive um vagão pet-friendly para quem quer levar os bichinhos no passeio. O trajeto passa por lindas paisagens da Mata Atlântica, construções históricas, rios, cânions e desfiladeiros.

Divulgação

De Recife a Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco)

Entre a capital do Recife e Cabo de Santo Agostinho fica a rota do Trem do Forró, um passeio que acontece todos os anos no mês de junho, para as celebrações de São João. Durante as cinco horas do trajeto, os passageiros curtem a música e se divertem dançando ao som do animado forró pé-de-serra.

Trem do Forró/Divulgação

Salta (Argentina)

O Tren a Las Nubes é um passeio turístico famoso na região norte da Argentina. O veículo sai de San Antonio de Los Cobres e retorna ao mesmo local em aproximadamente 2h30, mas o tour pode ser estendido, incluindo um trajeto de ônibus, que sai da cidade de Salta e dura o dia inteiro. Um grande destaque do passeio de trem é o fato de atingir 4.200 metros de altitude e passar pelo Viaducto La Polvorilla, grande viaduto ferroviário do século passado, a 63 metros de altura.

Cesar Valdivieso

De Santiago a San Antonio (Chile)

O Tren del Recuerdo é um passeio de 110km, percorridos em 3h30 (com mesma duração na viagem de volta), que liga a capital chilena Santiago à comuna de San Antonio. As locomotivas são datadas da metade do século XX e alguns vagões são ainda mais antigos com interior em madeira.

Reprodução/Instagram %40trendelrecuerdo 14.10.2022

De Bogotá a Zipaquirá (Colômbia)

Para os viajantes que querem conhecer a Catedral de Sal de Zipaquirá, igreja subterrânea esculpida em sal, e importante ponto turístico colombiano, é possível chegar até o destino em um trem clássico, que parte da capital Bogotá. O Tren turístico de La Sabana, que funciona apenas nos fins de semanas e feriados, tem um trajeto de cerca de 2h30 entre as duas cidades e passa por belas paisagens durante o caminho.

Reprodução/Instagram %40turistren 14.10.2022

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!