De Norte a Sul: cinco lugares paradisíacos para conhecer sem sair do Brasil

Apesar dos turistas ainda estão receosos para viajar para fora, cresce o desejo de conhecer novos pontos turísticos dentro do Brasil. Veja cinco destinos por onde você pode começar

Com a pandemia do novo coronavírus próxima a uma estabilização, os turistas brasileiros já conseguem ganhar um pouco mais de confiança para viajar. Com o receio de visitar outros países, expandem-se as possibilidades de conhecer novos locais dentro do Brasil .


O país é conhecido por sua  diversidade cultural e regional, sendo capaz de agradar a todos os gostos. É tanta opção de passeio que é fácil se perder entre os destinos. Por isso, o iG Turismo selecionou cinco lugares paradisíacos para você conhecer sem precisar sair do Brasil. Confira e planeje sua visita!

1- Santarém, Pará

Alter do Chão, em Santarém, é considerada como 'Caribe brasileiro'
Foto: Divulgação
Alter do Chão, em Santarém, é considerada como 'Caribe brasileiro'


A cidade de Santarém, localizada no estado do Pará, chegou a ser considerada uma das cidades mais populares de 2020. O local é repleto de paisagens naturais e de água doce, perfeito para quem ama passar o dia todo mergulhando . Isso porque Santarém está às margens do Rio Tapajós e abriga o chamado “Caribe brasileiro”, Alter do Chão.

2- Caraíva, Bahia

Foto: shutterstock
Clima de tranquilidade e belas praias marcam a atmosfera de Caraíva


A vila de Caraíva tem ganhado cada vez mais os olhares dos turistas como um ponto para relaxar e se desconectar. Está no litoral sul da  Bahia e conta com belíssimas praias, como a Praia de Caraíva e a Praia da Barra, que estão na mesma faixa de areia. Quem viveu e curtiu a experiência de ver o pôr-do-sol no Arpoador, no Rio de Janeiro , vai adorar ver o fenômeno acontecer na Praia da Barra.

3- Pirenópolis, Goiás

Foto: Divulgação
A cidade de Pirenópolis abriga paisagens rochosas e cachoeiras


Localizada no interior do estado de Goiás, Pirenópolis é lar de  cachoeiras e paisagens rochosas . Além disso, é ponto de parada obrigatória para quem ama turismo histórico. O Centro Histórico de Pirenópolis tem diversos casarões tombados e conta com um Museu de Arte Sacra para encher os olhos dos visitantes.

4- Cananéia, São Paulo

Foto: Reprodução/Prefeitura de Cananéia
Cananéia foi a primeira cidade fundada em todo Brasil


Cheia de histórias e charme, a vila de Cananéia, no litoral de São Paulo , uma das primeiras cidades fundadas no Brasil. Além disso, foi considerada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e também como melhor passeio ecológico do mundo pela revista Condé Nast Traveler. Isso tudo porque abriga quatro ecossistemas (entre eles a Mata Atlântica) e uma fauna e flora impressionante.

5- Foz do Iguaçu, Paraná

Foto: shutterstock
Parque Nacional do Iguaçu, que abriga o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, voltou a funcionar e segue protocolos de segurança


O sul do País abriga um dos patrimônios naturais mais conhecidos no mundo inteiro. Trata-se das Cataratas do Iguaçu, que é atração principal de Foz do Iguaçu . Mesmo na pandemia, o Parque Nacional do Iguaçu voltou a funcionar seguindo todos os protocolos sanitários. Também atraem os turistas o Parque das Aves, em que turistas podem entrar nos viveiros; o Marco das Três Fronteiras, onde é possível ver o encontro de Brasil, Paraguai e Argentina, e a usina hidrelétrica de Itaipu.