Conheça Prado, a cidade baiana considerada o "Caribe do Nordeste"

O destino possui praias paradisíacas, uma população local bem receptiva, é a capital das baleias jubartes e costuma receber muitos turistas no verão

Você já ouviu falar em Prado? Essa cidade da Bahia é considerada a capital oficial das baleias Jubarte e conta com muitas atrações turísticas para quem ama praias paradisíacas. Também já foi chamada de "Caribe do Nordeste". O destino é hospitaleiro e costuma receber muitos turistas nos períodos de férias e no verão.  

Leia também: Bahia é destino disputado por brasileiros que buscam o turismo de luxo

Foto: Reprodução/Instagram
Prado é uma cidade da Bahia que conta com muitas prais calmas e paradisíacas que encantam os turistas


Prado é um destino indicado para o viajante que busca viver momentos de tranquilidade e lazer e que quer ter mais contato com a natureza. Por lá, é possível curtir praias, mergulhar, ver baleias e muito mais.

7 motivos para conhecer Prado

Foto: Divulgação
Prado é um destino que conta com uma vila de pescadores e proporciona ao visitante um grande contato com a natureza


1. São 84 km de praias paradisíacas

Com um extenso litoral, a cidade possui praias paradisíacas com águas mornas e calmas. Considerando toda a costa, são 84 km de belas praias e com paisagens que são de quase intocadas, ou seja, a natureza é super conservada.

Para aproveitar o visual emoldurado pelas falésias, é indicado um passeio de barco ou uma simples caminhada pelo litoral norte. Da praia da Paixão até a praia Japara Grande é possível encontrar opções de praias de muito sossego permitindo que o turista desfrute do passeio com tranquilidade.

2. Um paraíso particular com belíssimas paisagens

Durante a viajar é possível visitar Corumbau, um distrito de Prado considerado o Caribe do Nordeste brasileiro. O termo Corumbau é de origem tupi e significa “o fim do mundo e o começo da terra” ou “longe de tudo” e a região recebeu esse nome devido à larga faixa de areia que se estende sobre o mar.

Os recifes de corais encontrados por lá possuem cerca de 10 km de extensão mar adentro e os 15 km de praias possuem areia extremamente branca e com águas cristalinas. Na Ponta de Corumbau fica uma vila dos pescadores, local em que acontece a saída e a chegada dos barcos de pesca, das pousadas e do pequeno comércio.

Já ao lado do rio Corumbau é possível encontrar a Reserva dos Índios Pataxós e o Parque Nacional Monte Pascoal. Vale ressaltar que o acesso de carro é feito por uma estrada de terra e possui uma distância de 55 km saindo de Guarani (no km12) que liga Itamaraju a Prado.

Foto: Reprodução/Facebook
Prado tem um clima de cidade do interior, mas ela bomba de turistas no verão e conta com festivais e animado carnaval


3. Conheça a famosa Barra do Cahy, a 1ª praia do Brasil

Outro grande atrativo da região é Barra do Cahy, que fica a 18 km de Cumuruxatiba, no extremo Sul da cidade. Muitos pesquisadores chegaram à conclusão de que essa charmosa e tranquila vila é o mesmo local descrito por Pero Vaz de Caminha ao chegar em solo nacional. Por isso, existe no local uma cruz e uma placa que simbolizam o título de 1ª praia do Brasil.

Leia também: Por que viajar para Bahia nas férias de Janeiro? Veja 5 ótimos motivos

Os relatos históricos indicam que após desembarcarem em Barra do Cahy, os colonizadores portugueses não consideraram o local seguro para fazer embarcações e decidiram seguir em direção ao norte, até chegar a região de Porto Seguro. Em Barra do Cahy, a paisagem é formada por uma praia que conta com águas claras, um belo encontro do rio com o mar e por muitas falésias e coqueiros.

4. Mergulho e baleias em Abrolhos

O viajante também pode aproveitar o passeio para fazer mergulhos autônomos ou livres em águas cristalinas, sendo possível ver diversas espécies de peixes e tartarugas marinhas, além das coloridas formações de recifes e corais.

O fato das águas da região serem bem límpidas favorecem o mergulho e a observação da vida marinha, como dos peixes multicoloridos que enchem os olhos dos turistas. Outro detalhe é que nessa área as baleias jubartes costumam ser visitantes frequentes e, quando aparecem, encantam os viajantes.

Foto: Divulgação
Na região de Abrolhos, em Prado, é possível ver de perto as baleias jubartes que sempre aparecem por lá


5. Hospedagens intimistas e de qualidade

Nesse destino, é possível encontrar muitas opções de hospedagens com clima mais intimista que são ideais para quem quer descansar e ter tranquilidade nas férias. Dentre as muitas opções, a hospedagem que atualmente possui as melhores avaliações dos visitantes é a pousada Casa de Maria.

A pousada é certificada com o selo do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur), assim como vários estabelecimentos de Prado que são reconhecidos pelo Ministério do Turismo. No geral, as hospedagens costumam ter parceria com o comércio e atrações locais, por isso, é sempre bom dar uma perguntada na recepção para ver se eles não conseguem alguns descontos.  

6. Nem só de beleza e tranquilidade vive Prado

Foto: Reprodução/Instagram
Em Prado, na Bahia, também é possível encontrar agito em bares e restaurantes do centro da cidade

Essa é uma cidade tranquila e sossegado, sim, mas isso não significa que não é possível encontrar mais agito por lá. A região conta com muitas festividades como o Festival das Baleias, o Festival do Rock, o Festival Gastronômico e o Festival das Orquídeas, além de possuir um dos maiores carnavais do Brasil.

Leia também: Saiba quais são as 7 melhores praias paradisíacas do mundo

Em destinos praianos, é comum achar que a diversão acaba quando o sol se põe, mas isso não é verdade. Durante a noite, os bares e restaurantes no Beco das Garrafas e na Praça de Alimentação, que ficam no centro da cidade, ganham vida e agitam a vida noturna dos turistas.

7. Hospitalidade e excelente recepção

Uma coisa que também chama atenção em Prado é a hospitalidade e alegria do povo pradense. Como no verão a cidade fica lotada de turistas, a população já está acostumada a receber visitantes e sempre os acolhem muito bem. Essa rápida socialização costuma agradar os turistas que sentem em casa e com o astral fica lá cima.