7 cachoeiras imperdíveis para conhecer em Socorro, interior de São Paulo

Localizada na Serra da Mantiqueira, que integra o ecossistema da Mata Atlântica, a região é perfeita para fazer trilhas e conhecer cachoeiras

Se você gosta de fazer trilha e explorar cachoeiras , a região de Socorro, interior de São Paulo, pode ser o destino perfeito para curtir as férias. A cidade é localizada na Serra da Mantiqueira, que integra o ecossistema da Mata Atlântica. Por isso, natureza que rodeia ali é, sem dúvida, um dos principais atrativos da estância hidromineral.

Na Serra da Mantiqueira, a cidade de Socorro, no interior de São Paulo, é repleta de trilhas e cachoeiras para explorar
Foto: Divulgação/ Hotel Fazenda Parque dos Sonhos
Na Serra da Mantiqueira, a cidade de Socorro, no interior de São Paulo, é repleta de trilhas e cachoeiras para explorar

Há 130 km de São Paulo, o destino é perfeito para um bate e volta, principalmente para quem quer fugir da capital durante o verão. Se é isso o que você está procurando, confira sete opções de cachoeiras para conhecer na região de Socorro:

Leia também: 15 passeios bate e volta saindo de São Paulo

Cachoeiras em Socorro

Foto: Divulgação/ Hotel Fazenda Parque dos Sonhos
A região de Socorro, no interior de São Paulo é ideal para quem quer curtir a natureza e aproveitar cachoeiras


1. Trilha das Cachoeiras

Criado pela Mundaka Aventura, o trekking acontece nas margens do ribeirão do Gamelão, afluente do Rio do Peixe, onde é possível ver diferentes espécies de aves e macacos. São dois quilômetros de caminhada, com paradas em quedas d'água com o fluxo água leve e apropriada para banho, como a da Prainha e da Toca. A trilha dura aproximadamente uma hora e meia e crianças a partir de seis anos podem participar.

2. Trilha da Mantiqueira

Outra opção de caminhada com parada em cachoeira é a Trilha da Mantiqueira. O percurso é no meio da Mata Atlântica , nas margens das corredeiras do Rio do Peixe. O diferencial está no visual, já que a natureza foi preservada e é repleto de belezas naturais, com líquens vermelhos, bromélias, orquídeas, samambaias e muitas árvores nativas. O passeio dura aproximadamente duas horas, com parada em uma cachoeira apropriada para banho. Indica-se que crianças a partir de 8 anos podem participar.

3. Cachoeira dos Sonhos

A Cachoeira dos Sonhos tem uma espécie de praia e é uma das atrações do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. O local é adequado para banho e tem uma beleza extraordinária, o que chama a atenção dos turistas que gostam de tirar fotos.

4. Cachoeira do Parque Monjolinho

O Parque de Aventura Monjolinho, localizado no Caminho Turístico Rio do Peixe é frequentado por turistas que buscam atividades esportivas como rafting, stand up, paddle e boia cross. No entanto, a região não é apenas para esse objetivo. Há uma cachoeira no local ideal para mergulho.

Leia também: 10 opções de bate e volta para o interior de SP para fazer no fim do ano

 5. Cachoeira do Saltinho

A Cachoeira do Saltinho é uma das mais imponentes da região. Preservada pelo Hotel Recanto da Cachoeira, apresenta uma diversidade de flora que chama a atenção. No entanto, não é possível entrar na água, por conta das fortes correntezas. A ideia é fazer uma visita para curtir a beleza.

6. Cachoeira 2 Quedas

Para quem está buscando aventura, a empresa “Rios de Aventura” oferece um roteiro que mescla aventura com a contemplação da natureza. Os turistas podem alugar um quadriciclo e andar por um percurso em uma estrada de terra até chegar à Cachoeira 2 Quedas. Dependendo do fluxo de água, é possível entrar e aproveitar a cachoeira. O passeio todo dura uma hora e meia. Para dirigir o veículo é preciso ter no mínimo 16 anos e 7 para andar na garupa.

7. Trilha com quedas d'água

Se você quer conhecer mais de uma cachoeira, a trilha elaborada pela empresa “Próxima Aventura” pode ser uma boa opção de passeio. O percurso planejado por eles oferece contato direto com a natureza da região em um passeio com diversas cachoeiras próprias para banho. O passeio todo dura em média uma hora e meia.