Tamanho do texto

De janeiro a junho serão seis feriadões para você curtir, e cada um deles pede um destino especial. Veja dicas e aproveite a folga!

Para quem gosta de viajar nos feriados prolongados, o ano de 2019 não foi dos melhores. Das datas nacionais não facultativas, apenas três de nove caíram numa segunda, terça, quinta ou sexta-feira: o Dia de Ano Novo, a Sexta-Feira Santa, e o Dia da Proclamação da República.

Leia também: Quais destinos turísticos estão em alta no Brasil e que fazer em cada um deles

Miniatura de viajante sobre o mapa do Brasil arrow-options
shutterstock
Em 2020, a abundância de feriados prolongados significa mais oportunidades para viajar com a família ou os amigos

Mesmo com as facultativas, como carnaval e Corpus Christi, a lista sobe para apenas 5 de 16 datas comemorativas. 2020, no entanto, promete ser diferente: já no primeiro semestre, serão seis feriados prolongados para você visitar o lugar que quiser.

E para facilitar o seu planejamento, o buscador de viagens Viajala.com.br apontou com exclusividade ao iG Turismo os melhores destinos turísticos no Brasil para você curtir os feriados do ano que vem, junto com algumas dicas para se programar para cada um.

6 lugares para aproveitar os feriados prolongados do começo de 2020

  1. Ano Novo, 01 de janeiro (quarta): Rio de Janeiro
  2. Carnaval, 25 de fevereiro (terça): Belo Horizonte
  3. Sexta-Feira Santa, 10 de abril (sexta): Chapada da Diamantina
  4. Tiradentes, 21 de abril (terça): Interior de São Paulo
  5. Dia do Trabalhador, 01 de maio (sexta): Caldas Novas
  6. Corpus Christi, 11 de junho (quinta): Paraíba

Para onde viajar no feriado #1: Dia de Ano Novo no Rio de Janeiro

Fogos de artifício em Copacabana arrow-options
shutterstock
Feriados prolongados: se o planejamento for bem feito, a viagem para o Ano Novo no Rio é um roteiro imperdível

Viajar no feriado de Ano Novo para o Rio de Janeiro é um roteiro cobiçado por muitos, e você pode garantir sua ida para a Cidade Maravilhosa no Réveillon deste ano se começar a se programar agora.

"Quem começa a organizar o seu Ano Novo desde agora pode economizar mais de 40% em voos e hospedagem", explica Eduardo Martins, diretor nacional do Viajala.

Leia também: Favela Tour e bicicleta: cariocas dão dicas do que não fazer no Rio de Janeiro

Para onde viajar no feriado #2: Carnaval em Belo Horizonte

Bloquinho de rua em Belo Horizonte arrow-options
shutterstock
Feriados prolongados: o carnaval em Belo Horizonte está cada vez maior, e 2020 pode ser a sua chance de aproveitá-lo

Tão concorrido quanto o Ano Novo, o carnaval será outra oportunidade para você aproveitar os destinos turísticos no Brasil. E Belo Horizonte está cada vez mais presente na festa, graças a seus bloquinhos de rua.

Só no último ano, segundo o Viajala, mais de 4 milhões de foliões se reuniram nas ruas da cidade, fazendo até com que destinos mineiros tradicionais para a data, como Diamantina, perdessem força.

A vantagem de viajar no feriado de carnaval para lá está no custo-benefício e na oportunidade de conhecer cidades históricas da  Rota do Ouro de Minas Gerais como Ouro Preto (que pode fazer parte do seu roteiro junto com BH ), Mariana e Sabará.

Para onde viajar no feriado #3: Sexta-Feira Santa na Chapada da Diamantina

Cânions na Chapada da Diamantina arrow-options
shutterstock
Feriados prolongados: a Chapada da Diamantina é uma boa opção para quem quer conhecer o Nordeste além das praias

Para quem está habituado a usar os feriados prolongados para ir para o Nordeste, mas está cansado das praias, a  Chapada da Diamantina vem como uma oportunidade de variar um pouco as coisas na emenda de feriado da Sexta-Feira Santa.

Suas trilhas, cânions e cachoeiras fazem dela um destino ideal para os amantes do ar-livre que não se importam de ficar sem algumas comodidades da cidade grande. A dica, segundo Eduardo, é ficar em Lençóis, principal município da região.

Embora seja bastante pequena, ela tem uma boa estrutura de hospedagem para te acomodar na emenda de feriado, com hotéis, hostels, pousadas e restaurantes para receber os turistas que vão à Chapada da Diamantina.

Para onde viajar no feriado #4: Tiradentes no interior de São Paulo

Vista aérea de São Roque arrow-options
shutterstock
Feriados prolongados: a cidade de São Roque, no interior de São Paulo, é famosa por suas vinícolas

Principalmente para os paulistanos que gostam de viajar no feriado, o interior de São Paulo é uma região repleta de destinos para um  bate e volta um uma viagem de três dias. Nada mais justo, portanto, do que visitá-la no fim de semana do feriado de Tiradentes, que cai numa terça-feira - dando a você quatro dias para aproveitar o destino de sua escolha.

Leia também: 7 cidades para explorar quando for para o interior de São Paulo

Uma das opções é São Roque, famosa por sua  rota dos vinhos e também por sua estação de esqui, o Ski Mountain Park, que fica 1,2 mil metros acima do nível do mar e cobre suas pistas com tapetes de polietileno, que dão a sensação de esquiar na neve.

Para onde viajar no feriado #5: Dia do Trabalhador em Caldas Novas

Lagoa em jardim japonês de Caldas Novas arrow-options
shutterstock
Feriados prolongados: com suas piscinas hidrotermais, a cidade de Caldas Novas tem encantado cada vez mais turistas

Outro dos feriados prolongados de 2020 para explorar os destinos turísticos no Brasil é o Dia do Trabalhador, que cairá numa sexta-feira. Nesta data, a cidade de Caldas Novas, em Goiás, pode ser uma boa pedida.

Isso porque a queda nas temperaturas durante essa época do ano permite que os turistas aproveitem ao máximo as águas aquecidas naturalmente dos parques aquáticos da cidade, como o Hot Park, cujos ingressos saem por R$ 110 para adultos e R$ 90 para crianças e idosos.

Para onde viajar no feriado #6: Corpus Christi na Paraíba

Preparos para a Festa de São João de Campina Grande arrow-options
shutterstock
Feriados prolongados: o mês de junho no nordeste é ideal para quem gosta de festas como a de Campina Grande

Para encenrrar, viajar no feriado de Corpus Christi para a Paraíba na época das festas de São João pode se mostrar uma decisão acertada, já que a região Nordeste é famosa por suas celebrações tradicionais. 

A de Campina Grande, por exemplo, é considerada a maior do mundo e atrai milhões de turistas entre o mês de junho e de julho. "Também é possível viajar para João Pessoa, a 130 km dali, e seguir para Campina Grande por terra", aconselha Eduardo.

Leia também: O essencial de João Pessoa: conheça 8 atrações turísticas da cidade

Para quem gosta de festa e não quer ficar no frio, essa é uma boa maneira de encerrar a rodada de feriados prolongados do primeiro semestre de 2020.