As denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal aumentaram 13,5% em 2021 em relação ao ano anterior.
"No universo das 408 queixas recebidas pela Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) em 2021, a expressão que mais se destaca enquanto fundamento na origem da discriminação é a “nacionalidade brasileira”, referida em 109 queixas (26,7% do total), com uma ligeira preponderância face aos anos anteriores", informou o documento que acaba de ser publicado.
Em 2020, foram 96 queixas nas quais a origem da discriminação foi a nacionalidade brasileira. No ano de 2017, que marca a retomada do crescimento da população brasileira em Portugal , o relatório apontou 18 queixas.
Se comparado com o dado mais atual recém-publicado, o salto das denúncias nos últimos cinco anos chega a 505%. No geral, a população brasileira em Portugal é de aproximadamente 500 mil, a maior entre os estrangeiros.
O número oficial de residentes autorizados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é de cerca de 250 mil e deve aumentar ainda mais este ano com a criação do novo visto para buscar trabalho.
Somente em dois meses, Portugal recebeu 300 mil brasileiros. São quase cinco mil por dia que chegam para turismo ou mudança.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.