Civita of Bagnoregio também é conhecida como a
Reprodução/Youtube Videoturysta 04.08.2022
Civita of Bagnoregio também é conhecida como a "cidade que está morrendo"

Localizada no alto de um platô instável, Civita di Bagnoregio - uma cidade da província de Viterbo, no centro da Itália , um subúrbio da comuna italiana de Bagnoregio - é vítima há séculos de terremotos, deslizamentos de terra e erosão. Este fenômenos naturais provocaram o êxodo em massa da população local - o que se tornou um desafio para a economia da região.

Localizada a 120 quilômetros ao norte de Roma, a cidade já teve cerca de três mil habitantes, mas hoje conta apenas com dez moradores fixos, segundo informações da coluna Nossa Viagem, do UOL.

Todos esses pontos negativos, curiosamente, são os motivos que vêm tornando a cidade conhecida, e que tem atraído cada vez mais turistas e investimentos.


Do esquecimento a três mil turistas por dia

Ponte e castelo em Civita of Bagnoregio
Reprodução/Youtube Videoturysta 04.08.2022
Ponte e castelo em Civita of Bagnoregio


A situação começou a mudar quando em 2013, a administração de Civita, ao observar o interesse de turistas com festivais culturais e outras atrações próximas, resolveu cobrar de quem desejasse entrar na vila. O que poderia ter sido um tiro no pé, foi uma tacada certeira.

"Visite Civita. Pague uma taxa simbólica de 1,50 euro e ajude a preservá-la" diz a mensagem aos visitantes. A taxa cobrada hoje é de cinco euros. 

Solo frágil representa risco?

Segundo a "National Geographic", em cinco anos a movimentação de turistas causou ao centro de Civita a perda de 30 centímetros de solo. A questão, inclusive, já chamou atenção até da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 2017, que deseja tornar o local patrimônio cultural da humanidade.

"A candidatura nos obrigou a desenhar um sistema de monitoramento dos movimentos da falésia e do vale, mas a erosão não é causada por multidões de milhares de pessoas que chegam a cada hora — o que não existe", reforça Roberto Pomi, porta-voz de Civita.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!