Tamanho do texto

Veja dicas para explorar o litoral italiano e poupar dores de cabeça na viagem

Fazer um roteiro pela Costa Amalfitana é um convite para o melhor que a costa do sul da Itália tem a oferecer. A região é uma queridinha dos viajantes desde os tempos da Roma Antiga, embora já fosse habitada desde antes da chegada dos romanos.

Leia também: Roteiro pela Toscana em 3 dias: aproveite o melhor do centro da Itália

Vista do litoral da cidade de Amalfi arrow-options
shutterstock
Um roteiro pela Costa Amalfitana pode abrir seus olhos para o melhor da costa italiana, seja a pé ou de barco

Mas desde aqueles tempos, muita coisa mudou. E para você não perder o melhor que a região tem a oferecer, a fashion specialist Mariana de Moraes Sales Vieira bateu um papo com o iG Turismo e deu algumas de suas dicas de roteiro pela Costa Amalfitana após sua viagem para lá.

"Na costa escolhemos como base Amalfi. De lá, saímos para as demais cidades, como Positano, Capri, Maiori e Minori", detalha a influenciadora. Para ela, cada uma tem um estilo único, que é refletido na arquitetura, nas histórias locais e na gastronomia.

E se você está curioso para conhecer um pouco mais sobre cada uma das cidades desse trecho da costa italiana , o mapa abaixo traz algumas curiosidades sobre 12 das várias comunas e vilas na Costa Amalfitana.

Leia também: Misturando sofisticação e história, o turismo em Milão promete te surpreender

Roteiro pela Costa Almalfitana

Para ver tudo isso de perto, confira o roteiro sugerido por Mariana e todos os detalhes de cada uma das cidades visitadas: 

#1: Amalfi

Cattedrale di Sant'Andrea Apostolo e sua escadaria em Amalfi arrow-options
shutterstock
Roteiro pela Costa Amalfitana: em Amalfi, uma das principais atrações é a Cattedrale di Sant'Andrea Apostolo

A cidade de Amalfi começou sua vocação turística nas décadas de 1920 e 1930, quando a elite e a aristocracia da Inglaterra percebeu o potencial da cidade como refúgio de férias.

Seu ponto mais famoso, segundo o in Campania, site de turismo oficial da Campania, é seu Duomo, a Cattedrale di Sant'Andrea Apostolo. A cidade fica no coração da Costa Amalfitana, então é uma boa opção para se hospedar, como fez Mariana.

Devido a seu tamanho diminuto, um dia deve bastar para você conhecê-la bem sem precisar se apressar pelas escadarias e vielas.

#2: Positano

Vista de Positano do alto da Trilha dos Deuses arrow-options
shutterstock
Roteiro pela Costa Amalfitana: a Trilha dos Deuses oferece vistas inigualáveis do litoral do sul da Itália

Além de Amalfi, o roteiro sugerido pela influenciadora também passa por Positano, cidade na ponta oeste da costa. Segundo o in Campania, o ponto alto da cidade são suas casas construídas montanha acima, cortadas por vielas cheias de boutiques.

Na praça central da cidade fica a igreja de Santa Maria Assunta, construída há mais de mil anos. E é também em Positano, na província de Nocelle, que tem início o Sentiero degli Dei, a Trilha dos Deuses, famoso por proporcionar vistas únicas da costa italiana.

#3: Capri

Barcos estacionados na Marina Grande, em Capri arrow-options
shutterstock
Roteiro pela Costa Amalfitana: a ilha de Capri atrai turistas tanto por suas paisagens como por suas praias e grutas

Embora não fique na Costa propriamente dita, nada impede que você inclua uma ida de barco a Capri no seu roteiro pela Costa Amalfitana, já que a ilha fica a apenas 22 km de Positano.

Seu status como destino mundialmente famoso se deve tanto à sua geografia acidentada única como às suas praias e grutas, uma combinação que atrai turistas de todo o mundo. Uma de suas principais atrações é a Gruta Azul, que proporciona um cenário de tirar o fôlego

Também vale passar um tempo na praia da Marina Grande, o porto de entrada para a cidade de Capri, ou então atravessar a ilha e explorar as atrações de sua outra cidade, Anacapri.

#4: Maiori

Vista do litoral de Maiori arrow-options
shutterstock
Roteiro pela Costa Amalfitana: Maiori tem a maior praia sem quebras dessa região da costa italiana

A cidade de Maiori, em sua forma atual, foi construída no século IX, sob o nome de Reghinna Major. Em tempos passados, sua praia, a maior sem quebras nesta parte do sul da Itália, foi usada para a construção de barcos para o comércio naval, segundo o in Campania.

Atualmente, contudo, ela é alvo dos turistas que procuram por um lugar para descansar sob o sol do verão. E se você gosta de grutas, Maiori tem uma para rivalizar com a Gruta Azul: a Grotta Sulfurea, cujas águas ricas em enxofre e magnésio são ideais para um banho relaxante.

Na cidade, as atrações ficam por conta de seus marcos históricos, como as igrejas milenares de San Pietro Apostolo e da Madonna del Principio, ou o castelo de San Nicola, uma fortaleza de formato irregular e 7,5 mil m2 construída no século XV.

#5: Minori

Vista aérea panorâmica de Minori arrow-options
shutterstock
Roteiro pela Costa Amalfitana: a cidade de Minori tem inúmeras atrações históricas, a começar por suas ruínas romanas

Por fim, o roteiro chega à vizinha de Maiori, a cidade de Minori, outrora conhecida como Reghinna Minor. Chegando lá, vale uma visita à Basilica di Santa Trofimena, cujo edifício atual foi construído sobre as ruínas de uma antiga igreja em estilo Romanesco. 

Existem outros marcos históricos e sacros para descobrir por lá, mas o que mais atrai os turistas são as ruínas da Villa Marittima Romana, um sítio arqueológico que data do século I d.C.

Leia também: Turista se dá mal ao tomar banho de sol em Veneza e leva multa de R$ 1 mil

E para quem gosta de confeitaria, segundo o in Campania, não se pode encerrar um roteiro pela Costa Amalfitana - e por Minori - sem experimentar um bolo de alguma das lojas da cidade, uma maneira ideal de matar a fome antes de voltar para a casa.

5 dicas para aproveitar sua viagem pela Costa Amalfitana ao máximo

Para completar, Mariana ainda dá dicas que irão ajudá-lo a otimizar o tempo e se poupar de dores de cabeça na viagem:

  1. Reserve um dia para cada cidade -  um dia é o tempo ideal para conhecer as principais cidades da Costa Amalfitana sem se apressar. "Elas são pequenas e a experiência completa inicia com momentos de praia, passando pelo almoço nos restaurantes a beira-mar, drinques à base de limão e fins de tarde al-mare", comenta a influenciadora;
  2. Leve euros a mais - fazer isso irá salvá-lo das taxas, que são cobradas para quase tudo na região. Um exemplo são as cobranças para transportar as malas até os hotéis, já que alguns deles não podem ser acessados com um carro;
  3. Use roupas leves e protetor solar - como a Costa Amalfitana é um destino de verão, o ideal é levar peças leves na mala e caprichar no protetor solar, já que o tempo é bastante ensolarado nas cidades da região;
  4. Prove os drinks à base de limão - essa fruta cítrica é característica dessa parte da costa italiana, e os drinks feitos com ela, segundo Mariana, não podem ficar de fora do seu cardápio;
  5. Faça um passeio de barco - os passeios de barco são a melhor maneira de conhecer a Costa Amalfitana sem precisar pegar a estrada. "As paisagens são de tirar o fôlego. A visão de todas as cidades e poder nadar em locais super desertos dão uma sensação de liberdade", observa a fashion specialist.