A capital da região da Lombardia, no noroeste da Itália, não é nenhuma estranha para os turistas, seja para passar uma semana ou para passar um dia em Milão . Apenas em 2017, segundo o levantamento Mastercard's Global Destination Cities Index, o turismo em Milão atraiu 8,8 milhões de estrangeiros ao longo do ano, colocando-a em 15º lugar na lista.
E não são apenas os eventos de design e de moda, como a Milan Fashion Week, que reúnem tantas pessoas anualmente nessa metrópole. Como prova disso, a designer de moda Luiza D'Angelo, que elegeu a cidade como um de seus destinos europeus favoritos, separou os principais atrativos do turismo em Milão .
"Fiquei fascinada por Milão e seus encantos. A cidade é rica em cultura, referência no mundo do design e da moda, cada cantinho tem seu charme", observa sobre a cidade de Milão.
De praças e castelos a galerias e bairros que dão vida à cidade durante a noite, você encontrará muito o que fazer em Milão . "E, claro, não deixem de experimentar a comida italiana e o vinho quando tiverem a oportunidade de viajar para lá", completa a designer de moda.
4 dicas de turismo em Milão de Luiza D'Angelo
Além de seus destinos favoritos na Capital da Moda , Luiza também compartilhou algumas dicas de como aproveitar a cidade melhor, as quais você pode conferir no infográfico acima - basta clicar na seta azul à direita para navegar pelos conselhos da designer de moda.
E se você estiver curioso para saber quais os pontos turísticos de Milão que ela recomenda visitar para aproveitar ao máximo a cidade, confira a lista abaixo.
Destino de turismo em Milão #1: Piazza del Duomo
A Piazza del Duomo, segundo o Guia Della Citta, o guia oficial de turismo em Milão, é o centro da cidade tanto na história como na geografia. Ela é o resultado de várias expansões, que foram feitas ao longo dos séculos.
Hoje em dia, ela é cercada por cafés e lojas e abriga o Duomo de Milão, catedral que é um dos pontos turísticos de Milão mais conhecidos. "Sugiro também um almoço do terraço da Terrazza Aperol, um restaurante que tem vista para a catedral", completa Luiza.
Destino de turismo em Milão #2: Galeria Vittorio Emanuele II
Esta galeria, localizada na própria Piazza del Duomo, começou a ser construída em 1865, e seu teto feito em ferro e vidro serve de abrigo para diversos cafés e restaurantes históricos de Milão até os dias de hoje, segundo a designer de moda.
Na Vittorio Emanuele II também estão lojas de marcas importantes como Gucci e Louis Vuitton. "A dica é atravessar a galeria sem pressa, prestando atenção em cada detalhe", recomenda.
Outro atrativo desse ponto turístico é seu touro de mosaico que pavimenta o chão da galeria. Diz a lenda, segundo Luiza, que aqueles que pisarem na figura terão sorte. "As pessoas fazem fila e dão três voltas inteiras na figura com o calcanhar do pé direito encostado nele", relata.
Leia também: Empresa cria hospedagem com decorações de unicórnio em Milão
Destino de turismo em Milão #3: Castello Sforzesco
O Castello Sforzesco, na forma em que se encontra atualmente, foi obra de Antonio Averulino, mais conhecido como Filarete. De acordo com o Guia Della Citta, Filarete transformou o forte num palácio para o Duque Francesco Sforza no século XV.
O trabalho havia sido começado por Galeazzo II Visconti em 1368, e o Castello Sforzesco serviria como lar para os lordes de Milão até o século XVI, quando ele voltou a servir para fins militares.
Se você procura o que fazer em Milão e é um entusiasta da arquitetura e das artes medieval e renascentista da itália, pode se surpreender com o castelo e seus jardins e seus museus, que abrigam obras primas como a Pietá Rondanini de Michelangelo.
"Para quem não tiver tempo de visitar os museus dentro do castelo, vale admirar a sua estrutura, os pátios internos e depois ir descansar no Parque Sempione, que fica atrás da fortificação", propõe a designer de moda.
Destino de turismo em Milão #4: Bairro Navigli
Quem gosta de agito durante as noites não pode deixar de visitar o Navigli, bairro próximo à Piazza Ventiquattro Maggio. Este é um dos lugares mais divertidos da metrópole, com galerias, lojas e bares que reúnem gente de todas as tribos para enriquecer a experiência de turismo em Milão.
Seu estilo, segundo Luiza, lembra um pouco a cidade de Veneza. "Parece uma versão menor de Veneza, com restaurantes e bares coloridos em volta do canal. Aproveite para tomar um drink no Yard Hotel, um dos hotéis mais cool e lindos de Milão", aconselha.
Destino de turismo em Milão #5: Bvlgari Hotel
Localizado no Brera, bairro frequentado pela boemia da Capital da Moda, o Bvlgari Hotel se destaca com sua decoração elegante e belo jardim interno, que a designer de moda define como um lugar "perfeito para degustar um drink ou um vinho no fim da tarde, ainda mais no verão, curtindo a atmosfera chique e contemporânea".
Destino de turismo em Milão #6: Galleria Vik Milano e Vikissimo Restaurant
Para a designer de moda, o principal atrativo do hotel Galleria Vik Milano, que fica dentro da Vittorio Emanuele II, é seu restaurante, o Vikissimo Restaurant. "O hotel é super novo e cool, moderno, e a comida do restaurante é maravilhosa", atesta.
Leia também: Revista americana elege os melhores hotéis do mundo; veja a lista
Além disso, o restaurante tem vista para o interior de um dos principais pontos turísticos de Milão, então procure sentar-se próximo às janelas quando for lá comer e apreciar as melhores coisas que o turismo em Milão tem a oferecer: sofisticação, culinária e história.