O influenciador Caio Braz já trabalha com a internet há pelo menos 15 anos
Eliza Guerra
O influenciador Caio Braz já trabalha com a internet há pelo menos 15 anos

Jornalista, criador de conteúdo e apresentador de TV, Caio Braz é apaixonado por viagens e tem um grande amor pela comunicação. Quando criança, ele adorava mapas e enciclopédias e, mesmo muito novo, aos nove anos de idade, já entendia que falar inglês era necessário para que atingisse um dos seus maiores objetivos de vida: conhecer o mundo e, também, fazer com que o mundo o conhecesse.

Em uma entrevista exclusiva ao iG Turismo , o influenciador revelou que nunca contou quantos países já visitou mas que, “muito provavelmente são mais de 50”.

“Eu queria conhecer o mundo todo. Eu queria não, eu quero! Eu vou conhecer o mundo todo. Eu manifesto isso para mim”, afirma Caio. Dos destinos que ele ainda não teve a oportunidade de visitar, a Coreia do Sul  salta à mente dele.

“Eu acho que a Coreia do Sul exerce atualmente um soft power global muito importante com a questão do K-pop, os doramas nos streamings [dramas televisivos em língua coreana], o filme ‘Parasita’ - que ganhou o Oscar -, e a revolução do skincare. Eu acho que o país é uma potência cultural incrível, pouquíssima conhecida pelos brasileiros”.

Outros destinos de viagens que o influenciador deseja explorar melhor estão localizados na África, que em sua avaliação não é prestigiada como merece.

“Eu queria muito ir para alguns países na costa oeste da África, como Senegal, Costa do Marfim e Gana, além do Quênia e da Zâmbia . Da África, eu só conheço a África do Sul e o Marrocos . Eu gostaria de começar a me conectar melhor com este continente e entender mais o que acontece por lá”, diz Caio, que faz ainda uma crítica: “Fica tudo muito restrito a Safari , uma visão da África meio deturpada”.

Caio Na Estrada

Caio em visita ao estado nordestino do Alagoas
Reprodução/Instagram 01.08.2023
Caio em visita ao estado nordestino do Alagoas

Com a crença de que viajar é uma das experiências mais enriquecedoras e transformadoras que alguém pode vivenciar, o jornalista lançou o podcast ‘’Caio Na Estrada’’, no qual irá compartilhar, com pesquisas aprofundadas, suas viagens pelo mundo.

“Sou uma pessoa que vive na estrada desde que eu comecei a trabalhar nesse universo na internet, até mesmo antes. Meu primeiro emprego foi como agente de intercâmbio, então o turismo sempre foi uma realidade na minha vida”, conta Caio que explica, na sequência, o que o motivou a também criar conteúdo em áudio.

“Pensei: ‘chegou a hora de fazer um podcast para ir narrando essas histórias e percursos. Muitas histórias são novas, mas também algumas eu vou recuperar de outras viagens, de outras experiências que eu já tive. Eu vou trazer as curiosidades desses lugares que eu vivi”, revela o apresentador.

“A pegada é muito mais falar sobre cultura, tradições, e hábitos de como acontecem as coisas, do que dicas do que fazer. A minha pegada é mais observadora.”

O, agora, podcaster aproveita e traz um pequeno spoiler do próximo episódio da produção, que já conta com quatro episódios, incluindo um em que ele narra um assalto que sofreu em  Londres, na Inglaterra.

“Um modelo que já fez muito sucesso no mundo da moda parisiense e mundial, mas foi enganado pelo agente e roubado”, anuncia ele o tema do próximo podcast. “Estou doido para mostrar também que Paris não é um mar de rosas, não é só um Rio Sena e uma sanfona tocando”, brinca.

Temporada em Paris

O apresentador acabou de voltar de uma temporada de três meses em Paris, a encantadora capital francesa.  O objetivo da viagem foi o de avançar nos estudos da língua local para que Caio esteja melhor preparado para cobrir as Olimpíadas de 2024, que vão ocorrer na cidade.

“Eu estudei francês a minha vida toda e eu sou meio fascinado por idiomas. Isso é uma coisa que desde sempre eu busquei na minha vida porque eu acho que cada idioma que você aprende a falar, você abre uma outra persona que pode habitar no seu próprio corpo”, reflete o influenciador. 

Há dois anos, durante a pandemia, Caio realizou a cobertura das Olimpíadas de Tóquio  e na edição do evento em Paris ele quer estar ainda melhor organizado para compartilhar as experiências da competição com seus seguidores, que só no Instagram são quase 250 mil.

“Eu sou essa pessoa que se antecipa, que se prepara, que é estudiosa, que não espera as oportunidades caírem. Eu fui para Paris meio que nessa preparação olímpica, como os atletas se preparam para a competição”, compara o jornalista.

Caio conta também que nunca tinha morado em Paris, mas que a temporada na cidade não foi a primeira vez do pernambucano em solo francês. 

“Já estive lá algumas vezes a trabalho, às vezes por conta da moda, ou fui para passear também”, diz Caio relembrando sua conexão com o mundo fashion. Um dos trabalhos mais emblemáticos e conhecidos pelo público da carreira do influenciador foi sua participação no programa "GNT Fashion", ao lado da jornalista Lilian Pacce. Caio esteve na atração por sete anos.

Voltando a Paris, Caio elenca os principais atrativos que o fazem ser fascinado pelo destino e querer aprender mais sobre a língua francesa: “A cidade é muito histórica, ela tem uma energia que parece que tudo de interessante já passou por lá, e continua passando [...] Hoje, Paris vive um momento de atualização muito grande da cultura francesa, com novos valores do mundo atual, como por exemplo as lutas antirracistas, anti-LGBTfóbicas, antixenofóbicas, entre outras”.

O apresentador, que já está de volta ao Brasil, explica que uma das atividades que mais gostava de fazer na capital francesa era admirar as belezas pelas ruas e o cotidiano local.

“Há momentos de pura beleza em que você simplesmente fica em silêncio apenas contemplando. Paris é uma cidade que você consegue fazer as coisas caminhando, de bicicleta, inclusive; a cidade está passando por um momento cicloativista muito forte, por conta das Olimpíadas, para que o evento consiga deixar um legado porque tem a reputação de muitas vezes endividar a cidade sede e não deixar nada de bom para os moradores.”

Repórter observador

Caio se autodenomina como “repórter observador”, característica que é marcante em seu trabalho de influência na internet. “Eu preciso da notícia, preciso viver, preciso estar nela para poder contá-la, para saciar a minha curiosidade e também para ser essa pessoa que leva informação para o Brasil de uma maneira gostosa, com pesquisa”, afirma ele.

O influenciador é conhecido ainda por abordar diversas temáticas no seu trabalho como história, geografia, moda, cultura, arte, política e assuntos LGBTs, já que o jornalista faz parte da comunidade queer. Ele aborda o fato de nunca ter se nichado em apenas um assunto, o que geralmente não é comum no ambiente virtual.

Caio Braz e o namorado, Luiz Ferreira
Reprodução/Instagram 01.08.2023
Caio Braz e o namorado, Luiz Ferreira

“Eu estou na internet há muito tempo e realmente nunca assumi a postura de ter um nicho só porque, embora a internet seja um campo em que, nós pessoas físicas, vamos nos tornando uma empresa, eu não abro muito mão da pessoa que eu sou, e acho que a pessoa que sou não é uma pessoa de nicho. É uma pessoa que navega em momentos muito diferentes, o tempo inteiro, e por interesses muito diferentes.”

“Isso vai muito também pelos lugares que eu frequento”, reflete Caio. “A minha busca, sobretudo, é pela curiosidade. Se eu fosse dar um nome para o meu nicho, seria curiosidade. Então onde houver algo curioso esteja na moda, na música, nas artes, seja na geografia ou na história, eu vou acabar puxando isso de uma maneira muito orgânica.”

Viajar pelo próprio bairro

Um dos conceitos que Caio gosta de propagar dentro do turismo é a possibilidade de explorar os destinos próximos, como por exemplo nos bairros de moradia das pessoas. “Quando eu falo para explorarmos o bairro é sobre termos a coragem de nos relacionarmos com a nossa cidade de uma maneira diferente”, explica ele.

“Acredito muito também em segurança cidadã, que é um conceito do urbanismo, muito interessante, e que já modificou muitas cidades do mundo. Quando as ruas estão iluminadas e as calçadas ocupadas pelas pessoas, esses espaços se transformam em lugares mais seguros e mais interessantes, e as cidades ganham uma melhor qualidade de vida.”

Caio ainda reforça a importância de fomentar o turismo nacional, dificuldade que ele atribui uma uma “síndrome de colonizador”: “Há muitos Brasis e acho que temos, infelizmente, uma síndrome de colonizador, especialmente partindo da classe média brasileira, que acha melhor ir para Orlando [EUA] do que ir para Belém do Pará. Eu não troco Belém do Pará por Orlando ‘nem a pau’. É uma viagem muito mais interessante, rica, intrigante, e gostosa em todos os sentidos”, afirma ele.

“Eu sou um cara nordestino e levanto essa bandeira. Essa é a minha origem, é o meu primeiro olhar perante as coisas, o de uma bicha nordestina [...] Quanto mais a gente conhece o Brasil, mais a gente é capaz de construir uma relação interessante com o país que a gente vive, entender melhor os problemas e entender melhor as potências. Para um brasileiro comunicador isso é fundamental.”

Criar, Produzir, Vender: Conteúdo Digital

Caio já está no universo da influência digital há pelo menos 15 anos. O comunicador explica que percebeu nos últimos tempos uma demanda para que ele auxiliasse seus seguidores que desejam também ingressar na produção de conteúdo.

“Eu percebi que os meus seguidores gostariam de aprender também, a fazer melhores conteúdos, porque hoje a gente vive em um planeta em que todo mundo se promove nas redes sociais, seja qual for a profissão”, conta.

A partir das solicitações, ele resolveu criar o curso “Criar, Produzir, Vender: Conteúdo Digital”, em que compartilha suas experiências com quem estiver interessado em aprender mais sobre o universo digital.

“Eu já tinha dado muitas palestras na minha vida e aulas em universidades sobre redes sociais. Eu me sinto pronto agora para revelar os meus segredos, as minhas técnicas, as minhas referências, mas ao mesmo tempo eu também acho que é um gesto bonito revelar como você faz as coisas, mostrar os seus processos criativos.”

O curso está dividido em três aulas - Criar, Produzir e Vender - em que o influenciador afirma tentar contar um pouco do seu processo de criação de conteúdo e como funcionam os bastidores desse ofício.

“Explico como é possível viver profissionalmente disso e, mesmo que você não seja creator em tempo integral e que tenha uma outra profissão, ele serve também para quem usa essas ferramentas digitais no trabalho. É um pouco essa pegada”, diz.

Caio conclui afirmando que está muito animado com o curso e ressalta a importância da educação para o progresso profissional. “Se tem uma coisa que me ajudou na minha vida, talvez a me colocar neste lugar que hoje eu consegui, um lugar de voz depois de tanto tempo de carreira, foi a educação de conhecimento. E o conhecimento que eu adquiri estou disposto a passar adiante”, finaliza. Até o momento, Caio abriu vagas para duas turmas e prepara a terceira.

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