Um vídeo da visão inesperada de um passageiro de avião durante um voo de São Francisco à Nova York , nos Estados Unidos , se tornou viral no TikTok, ultrapassando mais de dois milhões de visualizações até o momento.
A filmagem começa com a câmera posicionada acima das fileiras de assentos de passageiros. O passageiro, então, vira a câmera para a janela do avião. Na legenda da postagem, o Tik Toker Michael Abramyan escreveu: "não é uma visão normal para esta rota".
Uma mensagem sobreposta no vídeo informa: "Ponto de vista: você é o único em seu voo que notou o que havia do lado de fora da janela".
Nas imanges capturadas é possível contemplar uma
aurora boreal
, que se manifestou por uma faixa verde brilhante ao longo do horizonte, além de um céu vermelho vívido, acima da faixa.
O fenômeno é o resultado da colisão de elétrons com as camadas superiores da atmosfera da Terra, e não é comum nesta rota, como afirmou o usuário da plataforma de vídeos.
“Nessas colisões, os elétrons transferem sua energia para a atmosfera, excitando assim os átomos e moléculas para estados de energia mais elevados”, de acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, sigla em inglês), segundo o Newsweek.
"Quando eles relaxam de volta a estados de energia mais baixos, liberam sua energia na forma de luz. Isso é semelhante ao funcionamento de uma luz de néon", disse o NOAA.
As auroras muitas vezes podem ser vistas "em algum lugar na Terra" logo após o pôr do sol, ou pouco antes do nascer do sol, e não são visíveis durante o dia. O fenômeno natural geralmente se forma cerca de 80 a 500 quilômetros acima da superfície da Terra, mas pode ser visto a até 1.000 quilômetros de distância "quando a aurora é brilhante e se as condições forem adequadas", segundo o NOAA.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.