Não tem jeito: a piscina é uma das áreas dos hotéis mais queridas e requisitadas pelos turista. Com a retomada do setor turístico , que tem adaptado espaços e criado protocolos para voltar a receber pessoas com segurança, algumas prefeituras brasileiras já estão permitindo o uso delas.
Contudo como esse uso da piscina deve ser realizado dentro do “novo normal” e de que maneira os hóspedes podem continuar desfrutando do espaço em dias ensolarados de descanso?
De acordo com Carlos Bernardo, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP) e diretor regional de operações Midscale & Econômico Brasil da rede Accor, a chave para manter a diversão é, simplesmente, se atentar ao distanciamento social — seja dentro da piscina ou em áreas de convivência ao redor dela.
Para evitar que pessoas desconhecidas se aproximem, é preciso manter distância entre espreguiçadeiras, mesas e esteiras. No entanto, os hotéis já estão pensando em soluções para famílias ou grupos maiores.
“A gente tem visto muita necessidade de segregar tripulações que viajam nas aeronaves e, quando estão dentro do hotel , querem entretenimento. Então essas pessoas precisam ter um local determinado para poder ficar”, explica Bernardo.
Caso duas pessoas desconhecidas tenham contato, é preciso que ambas estejam usando máscara .
E entrar na piscina, é seguro?
Segundo o vice-presidente da ABIH, os turistas podem desfrutar da piscina desde que ela seja de base clorada. Desta maneira, é possível inativar o vírus e garantir segurança para todos os banhistas.
Ele explica ainda que, caso a piscina tenha cloro, o turista não precisa ter medo de mergulhar na piscina
Bernardo reforça que, por parte dos hotéis, é importante que um comunicado esteja a disposição das áreas para que os turistas saibam como agir. As áreas da piscina também precisam ter fiscais que possam supervisionar e orientar o distanciamento e o uso de máscara .
O uso de máscara na piscina não deve ser feito por quem está dentro da água, mas na parte exterior. "Só é preciso usar ao circular pelos espaços que tiverem concentração de pessoas, e isto é nas áreas ao redor da piscina", afirma. Mesmo assim, é ideal que os turistas mantenham o distanciamento físico entre pessoas desconhecidas dentro da água.