A epidemia do novo coronavírus pelo mundo vem assustando diversos turistas que pretendem conhecer novos países, principalmente na Ásia, continente em que concentra a maior parte dos casos da doença.
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A preocupação com o coronavírus é tão grande que muitos turistas estão pensando em adiar ou até cancelar suas viagens, com medo que possam contrair a doença em outro país. Quem vive essa situação é Larissa Mendes de Oliveira, analista, 24 anos, que tinha viagem marcada para Tailândia, porém está considerando em cancelá-la por conta do medo da doença.
"Fechei a viagem no começo de dezembro de 2019, na época ainda não se ouvia falar em absolutamente nada sobre o coronavírus", fala Larissa ao iG Turismo .
A Tailândia, destino de férias escolhido pela analista, já confirmou 41 casos da doença*. "Embora a Tailândia esteja entre os principais países de atenção, sempre procuro acompanhar notícias e tenho ligado regularmente na embaixada da Tailândia para acompanhar o estado do país em relação ao surto", afirma Larissa.
A atitude de Larissa, de buscar informações, é a mais correta no momento. Apesar da preocupação com a propagação do coronavírus, os viajantes devem manter a calma e entrar em contato com as empresas onde compraram as passagens, orienta Monica Samia, CEO da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.
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"Os viajantes devem buscar informações de fontes oficiais, para não correr perigo de cair em noticías falsas", ressalta Monica.
"Em países que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência, as providências para o adiamento ou cancelamento da viagem estão sendo sendo tomadas, e cada companhia que vendeu a passagem para o viajante tem um protocolo a seguir. Recomenda-se que o viajante entre em contato com a empresa em que comprou as passagens para mais informações", completa a CEO da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.
Empresas tranquilizam turistas diante do surto de coronavírus
Algumas empresas, entretanto, já emitiram comunicados tranquilizando os turistas e oferecendo opções. É o caso do Hurb, o Hotel Urbano.
"Sabemos como uma viagem é um momento importante na vida dos nossos clientes, que envolve um planejamento prévio e uma ansiedade gostosa para o dia chegar. Não queremos que esse momento seja envolto por preocupação e que o cliente se sinta pressionado a viajar mesmo com receio. Por isso, iremos isentar nossos viajantes de pagar qualquer custo ou taxa adicional quando desejarem cancelar ou alterar uma reserva para regiões mais críticas.", declara a COO (Diretora de Operações) do Hurb, Karyna Accioly.
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Para aqueles clientes que optarem por mudar sua reserva, o time de operações da empresa abriu a possibilidade de alterações sem custos, para check in a partir de agosto de 2020. Além disso, existe a possibilidade de o cliente transformar o valor da sua compra em créditos para compras no site ou até ser reembolsado o valor no cartão de crédito.

Empresas de cruzeiro também estão preocupadas coma segurança dos tripulantes e turistas e algumas, como a Costa, estão mudando rotas e fazendo um controle rigoroso no embarque .
Hotéis asiáticos e Airbnb oferecem opções aos turistas
Além disso, hoteis nas regiões mais afetadas pela nova cepa do vírus divulgaram avisos aos turistas. "Redes como a Ascott, de Cingapura, e a Accor flexibilizaram sua política para hospedagens até o dia 31 de março, permitindo cancelamentos e alterações sem custo nas suas unidades de China, Hong Kong, Macau e Taiwan. Os hotéis Radisson também permitem mudanças na reserva de quem vai para a China sem cobranças extras", afirma comunidado do buscador de voos e hotéis Viajalá.
Para quem não vai se hospedar em hotel, preferindo reservar uma casa pelo aplicativo Airbnb, o Viajala lembra que a plataforma possui uma cláusula de causas de força maior que obriguem hóspedes ou anfitriões a alterar ou cancelar viagens, e que também está reembolsando os viajantes que fizeram reservas na China até o começo de fevereiro de 2020 para viajar até o início de abril de 2020.
Na dúvida, busque se precaver
O Viajalá também recomenda que o viajante dê preferência a hotéis que contam com o cancelamento gratuito e reembolso integral da reserva. "Não sabemos o que vai acontecer nos próximos meses e é melhor optar por lugares que facilitem a desmarcação, para minimizar o transtorno de cancelar uma viagem", diz Eduardo Martins, diretor do buscador.
*Dado referente ao número de infectados confirmados na Tailândia no dia 28/02/2020.