Quem não quer economizar na passagem aérea, não é mesmo? O problema é que, na ânsia de conseguir o melhor preço, há o risco de não se atentar a alguns detalhes que podem virar uma grande dor de cabeça durante a sua viagem.
Leia também: Comprar passagens aéreas de madrugada é realmente mais barato?

Para não cair em roubadas, listamos os principais erros que os viajantes comentem ao tentar economizar na passagem aérea . Essas dicas foram reunidas de diversos blogs de viagens e reportagens já publicadas aqui no iG Turismo .
1. Diversas conexões para pagar mais barato no voo
Geralmente os voos mais longos ficam mais baratos quando se opta por conexões. O problema está em exagerar nesse número de conexões sem perceber. No final, o valor do voo até é acessível, mas corre o risco de perder muito tempo - até dias - viajando.
Se ainda assim quiser fazer conexões, coloque também na ponta do lápis as despesas que pode ter nos aeroportos, enquanto espera o próximo voo, por exemplo.
2. Montar suas conexões para ter um voo mais barato
É possível montar sua viagem combinando passagens aéreas online até chegar a um bom preço, mas essa prática exige cuidado redobrado. Por exemplo, você quer ir de São Paulo para Orlando, mas encontrou um voo mais em conta São Paulo-Atlanta. Você compra esse trecho e, depois, compra uma passagem Atlanta-Orlando.
Nesse caso, são duas viagens e uma companhia não sabe que você vai seguir em um voo da outra, ou seja, qualquer problema com um dos voos, como um atraso, a outra não vai se responsabilizar e você vai ter de comprar uma nova passagem.
A dica aqui é ter atenção redobrada e calcular muito bem o tempo entre um voo e outro. Lembre de fatores como:
Você viu?
- imigração: lembre-se que ao entrar em outro país, terá que passar pela imigração, e você pode perder um bom tempo nisso. No exemplo acima, o processo é feito em Atlanta. Calcule esse tempo e dê uma folga ao comprar as suas passagens.
- bagagens: também será preciso pegar a sua bagagem e levar para o outro voo. Coloque também isso no tempo de conexão para evitar o risco de perder a segunda parte da viagem aérea.
Leia também: Janela ou corredor? O assento escolhido no avião tem a ver com a personalidade
3. Desembarcar em um aerporto para embarcar em outro
Ao procurar as passagens aéreas baratas e montar as suas conexões, os sites podem te sugerir diversas opções para as mesmas saídas e destinos. Antes de comprar, mesmo que for a mais em conta, certifique-se que está chegando e saindo do mesmo aeroporto.
Esse é mais um erro comum em voos internacionais, mas também pode acontecer por aqui. Você pode encontrar um voo que chega em Cumbica, em Guarulhos e outro que sai de Congonhas, em São Paulo, para seguir a sua viagem. Mas quem é da capital paulista sabe muito bem que não é nada simples encarar o trânsito entre um aeroporto e outro. Imagina isso então fora do Brasil?
Melhor não arriscar porque, de novo, se perder o segundo voo, como não é se trata de uma conexão vinculada, não há nada a ser feito a não ser gastar com uma nova passagem.
4. Esquecer de olhar as franquias de bagagem
Montar o seu roteiro pode ser divertido e também um jeito de economizar. Você saiu do Brasil para a França e, de lá, decidiu aproveitar para pegar voos pela Europa e conhecer outros países. A ideia parece ótima, mas também exige atenção.
Os voos internacionais podem ter franquias de bagagens diferentes dos voos domésticos. Certifique-se dessas informações ao programar sua viagem e comprar as passagens para evitar gastos a mais nesses voos internos, por exemplo.
5. Parar no aeroporto secundário do destino
Outra tática para economizar na passagem aérea é optar por uma companhia low cost . Além de muitos não incluirem franquia de bagagem - o que representa um gasto extra - é comum que essas companhias usem aeroportos secundários, menores, que ficam nos arredores do seu destino.
Mais uma vez a dica é ficar atento ao nome/código do aeroporto e pesquisar qual a distância dele para seu hotel, por exemplo, para ter certeza que o gasto/trabalho com o deslocamento compensa a economia na passagem.