
Descendentes de espanhóis que desejam obter a cidadania da Espanha têm até 21 de outubro de 2025 para dar entrada no processo. A norma, conhecida como "Lei dos Netos", simplifica a obtenção da nacionalidade para filhos, netos e até bisnetos e trinetos de espanhóis, sem exigir residência no país ou conhecimento do idioma e visa reparar o êxodo de espanhóis durante a Guerra Civil (1936-1939) e a ditadura franquista (1939-1975), além de remover símbolos do regime e identificar vítimas.
A lei beneficia: filhos e netos de espanhóis natos (mesmo que tenham perdido a nacionalidade); bisnetos e trinetos por "efeito cascata" (se um avô ou pai tiver a cidadania reconhecida); filhos de mulheres espanholas que perderam a nacionalidade ao se casar com estrangeiros antes de 1978.
O maior desafio é obter a certidão de nascimento ou batismo do antepassado espanhol, que pode ser solicitada: pelo Ministério da Justiça da Espanha (se digitalizada); diretamente no registro civil ou igreja da cidade de origem; com auxílio de assessorias especializadas.
Para dar entrada no pedido de nacionalidade espanhola é necessário agendamento no consulado, e cada região tem regras específicas. Entre as vantagens do benefício estão a livre circulação na Europa, acesso a educação e saúde pública na União Europeia e transmissão da nacionalidade para filhos com menos burocracia.