A cidade de Tiradentes (MG) está reorganizando o seu sistema de passeio turístico e ontem, finalmente foram entregues 10 charretes elétricas que passarão a integrar o sistema de passeios da cidade. Os meios de transporte foram anunciados na quinta-feira (05), no Largo das Forras e marcam o início da transição dos veículos de tração animal.
A iniciativa marca o momento de modernização, além de representar um avanço nas políticas de sustentabilidade e proteção animal sem deixar de manter uma tradição do turismo local. Segundo a prefeitura, as novas charretes foram projetadas para preservar o caráter histórico dos passeios e vão se integrar o cenário arquitetônico da cidade de Tiradentes.
A prefeitura espera também dar continuidade às atividades turísticas dos profissionais que atuavam no sistema anterior para manter também a geração de renda dos trabalhadores do setor. Conforme for acontecendo a substituição dos animais pelo sistema de charretes elétricas , os cavalos que eram utilizados nas charretes serão encaminhados para um processo de a doção responsável . Os animais terão acompanhamento veterinário para que o bem - estar seja garantido.
De acordo com a prefeitura, a implementação das charretes elétricas também é uma ação que busca posicionar o turismo da cidade de forma a conciliar preservação histórica, inovação e responsabilidade ambiental para fortalecer cada vez Tiradentes (MG) como destino turístico.
A ação é resultado de uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Defesa dos Animais, o Instituto Arbo, a Associação dos Charreteiros, a Secretaria Municipal de Turismo e a Procuradoria do Município.