Dia da Água: 4 passeios incríveis por águas brasileiras

Mergulho, surfe e rafting são destaques quando o assunto é aproveitar o que há de melhor no turismo aquático brasileiro

Foto: Reprodução/Vinicius Oliveira
No dia mundial da água, conheça destinos variados para curtir o calor no Brasil

O Brasil é conhecido por ter uma das maiores reservas de água doce do mundo, que é cerca de 12% da água doce disponível no planeta. O país detém, também, cerca de 53% dos recursos hídricos da  América do Sul.

Seu relevo particular favorece a presença de cachoeiras, lagos, costas rochosas e paisagens de tirar o fôlego, presentes em todo o Brasil, sem contar as diversas praias dos mais de 7 mil quilômetros de costa litorânea do país.

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) preparou uma seleção de quatro lugares, que valorizam e reforçam a importância de cuidar bem da água e dos recursos naturais do nosso país. Confira!

Ilha Grande, além do mergulho, também oferece ótimos passeios focados na natureza. Foto: Reprodução/Ilha Grande
Em Paraty, também é possível encontrar, além da natureza, muitos edifícios históricos. Foto: Eu Amo Paraty/Fotos Incríveis/@fotosincriveisparaty
O rio Paranhana cruza a cidade de Três Coroas, no RS. Foto: Reprodução/Instagram @fabimeireless 14.12.2022
Em Bonito (MS), as águas rasas são especiais para a observação da vida fluvial. Foto: Bonito Ecotur
A praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE) é um dos destaques da ilha. Foto: Felipe Abílio
Florianópolis tem uma grande variedade de praias, que circundam toda a ilha. Foto: Divulgação/The Search House



1. Mergulhe em Fernando de Noronha (PE), Paraty e Ilha Grande (RJ)

Foto: Reprodução/Adriana Palau
Fernando de Noronha (PE), Paraty e Ilha Grande(RJ) são uma ótima pedida para os amantes de mergulho

Com operações desde 1994, a Atlantis Divers oferece uma infraestrutura bem preparada em Fernando de Noronha (PE), Paraty e Ilha Grande , ambas no litoral do Rio de Janeiro.

Seus barcos são especialmente projetados para mergulho, com pioneirismo em mergulho técnico. O compromisso com a segurança e a diversão garantem uma experiência inesquecível para mergulhadores de todos os níveis.

2. Flutuação em Bonito (MS)

Foto: Reprodução/José Clayton
Em Bonito, a flutuação é um dos destaques

Fundado em 1995, o Recanto Ecológico Rio da Prata é um dos pioneiros no ecoturismo da região de Bonito (MS). No local, é possível fazer o passeio de flutuação com o maior percurso aquático e a maior quantidade e variedade de peixes.

Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outras espécies são companheiros durante o passeio pelas águas cristalinas do Rio Olho d'Água e Rio da Prata.

3. Rafting em Três Coroas (RS)

Localizado na cidade de Três Coroas (RS), junto do Rio Paranhana, o Brasil Raft Park oferece roteiro de oito quilômetros de rafting pelas corredeiras. Além disso, os visitantes podem curtir o Surf de Bote na onda, banho relaxante, salto da plataforma e tirolesa aquática.

4. Yoga e surfe em Florianópolis (SC)

Desfrute de uma combinação perfeita de atividades com o passeio Yoga & Surf da Brazil Trails, em Florianópolis (SC). Seja para aprender a surfar com instrutores experientes ou explorar os melhores pontos de surfe com guias especializados, esta experiência promete aventura e relaxamento em igual medida.

Além disso, cinco aulas de Yoga Ashtanga Vinyasa proporcionam equilíbrio físico e mental, ministradas por instrutores mestres que além do português, também falam inglês.