Praias e montanhas: Litoral Norte (SP) é um refúgio para o Carnaval

O Litoral Norte paulistano é um dos principais destinos de ecoturismo do país

Foto: Reprodução/Instagram @mauricioamorim_ 02.09.2022
Ponte em Ilhabela, uma das cidades mais famosas do Litoral Norte de São Paulo

O Carnaval no Litoral Norte de São Paulo oferece uma experiência única, misturando o encanto das praias paradisíacas com a tranquilidade e as belezas naturais das montanhas.

Neste cenário, as cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte ( Bertioga , Caraguatatuba , Ilhabela , São Sebastião e Ubatuba ) se destacam como destinos ideais para aqueles que ficam divididos entre os lugares para viajar nesse período. 

Com uma rica biodiversidade, a região preserva a exuberante Mata Atlântica , proporcionando uma experiência de Carnaval diferente de qualquer outra. Além das festividades típicas do período, o Litoral Norte de São Paulo é um convite ao ecoturismo .

As cidades oferecem trilhas em meio à natureza, cachoeiras escondidas, e uma vista deslumbrante que só a combinação de praia e montanha pode oferecer. 

"O Litoral Norte é um dos principais destinos de ecoturismo do país e oferece uma experiência incrível aos milhares de visitantes que buscam a região no Carnaval. Os atrativos vão muito além da folia e os turistas podem desfrutar de roteiros de natureza e aventura nos cinco municípios. Esse segmento contribui não só para o desenvolvimento sustentável, mas movimenta toda a cadeia turística, impulsionando a economia local, gerando emprego e renda”, afirma o presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus.

Em Bertioga, por exemplo, a história ganha vida no Forte São João, a mais antiga fortaleza do Brasil. Já as escunas tradicionais da cidade levam os visitantes a uma viagem pelo tempo, navegando por praias e atrações locais.

A Praia do Itaguaré, um paraíso escondido, oferece uma combinação única de mar, rio e Mata Atlântica, enquanto a Trilha do Guaratuba e o tranquilo percurso do rio Jaguareguava são convites para os apaixonados por ecoturismo.

Caraguatatuba, por sua vez, se destaca com seus mirantes panorâmicos, proporcionando vistas espetaculares da região, e se afirma como um ponto cultural vibrante, especialmente no complexo turístico do Camaroeiro. O Morro Santo Antônio, com seus 325 metros de altura, oferece uma perspectiva privilegiada da cidade e é um local predileto para os amantes de esportes aéreos.

Para chegar em Ilhabela é preciso enfrentar cerca de 30 minutos de balsa, a partir de São Sebastião. Foto: Caio Menezes
O entardecer em Ilhabela. Foto: Caio Menezes
Praia do Curral. Foto: Divulgação/ Ronald Kraag
Praia do Curral. Foto: Caio Menezes
Praia da Feiticeira. Foto: Divulgação
Praia do Julião. Foto: Divulgação
Praia do Julião. Foto: Divulgação/ Ronald Kraag
Ilha das Cabras. Foto: Divulgação
Praia Engenho d'Água. Foto: Divulgação/ Ronald Kraag
Praia Engenho d'Água. Foto: Divulgação/ Ronald Kraag
Praia do Bonete. Foto: Divulgação
Praia de Castelhanos. Foto: Divulgação
Praia da Fome. Foto: Divulgação
Praia da Fome. Foto: Caio Menezes
Praia do Jabaquara. Foto: Divulgação
Praia da Armação. Foto: Divulgação/ Pupo
Praia da Armação. Foto: Divulgação/ Pupo


Ilhabela dispensa apresentações e encanta com a possibilidade de avistar mais de 350 espécies de aves, tornando-se um paraíso para os entusiastas de birdwatching . A rica história da ilha também se revela em locais como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso e a antiga Fazenda do Engenho D’Água.

Para aqueles que não dispensam uma boa aventura, São Sebastião é um convite a novas descobertas, com o Arquipélago de Alcatrazes oferecendo um dos melhores pontos de mergulho do país.

O Centro Histórico da cidade é um importante testemunho do passado, com construções coloniais bem preservadas. Já o bairro São Francisco é o coração da comunidade pesqueira local, mantendo vivas as tradições e a cultura caiçara.


Finalmente, Ubatuba apresenta a majestosa Ilha Anchieta, parte de uma área de proteção ambiental, onde a natureza se encontra com a história. O Projeto Tamar, com seu trabalho de preservação das tartarugas marinhas, é um exemplo de harmonia entre turismo e conservação.

As Ruínas da Lagoinha, por sua vez, contam a história da produção de açúcar e cachaça da região, sendo um dos pontos mais fascinantes da cidade. Juntas, essas cidades formam um mosaico de experiências para um Carnaval em meio à natureza, curtindo sol e mar, mas também todas as possibilidades que a Mata Atlântica preservada pode oferecer.

Para conhecer as principais experiências do Litoral Norte  acesse o link  e consulte  aqui um receptivo local para garantir a qualidade e ter informações de cada passeio.

Conheça o  iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram , X (Twitter)  e  Facebook.