Destinos dos Famosos: Ilhabela, um refúgio no litoral paulista

Queridinho dos paulistas, o município arquipélago atrai turistas de todo o Brasil e do mundo com suas 14 ilhas e ilhotes

Foto: Reprodução/Instagram @brunodeluca, @ahickmann, @jackypetkovic 02.09.2022
Bruno de Luca e Sthéfany Vidal, Ana Hickmann e Jackeline Petkovic em Ilha Bela

O município arquipélago  de Ilhabela , localizado no litoral paulista, está entre os destinos mais procurados não só por quem mora no estado de São Paulo, como também por visitantes de todo o Brasil e do mundo. 

A região desperta o interesse nos visitantes pela oportunidade de aliar conforto, preço acessível, ótimas opções de hospedagem e bons serviços. E melhor: tudo cercado por  excelentes praias.

A cidade faz parte da microrregião de São Sebastião, no Litoral Norte Paulistano , e sua principal ilha é homônima à microrregião - ao todo são 14 ilhas e ilhotes.

A Ilha de São Sebastião tem mais de 340 km² de área e ocupa 20% de todo o território da Ilhabela. Famosos como o casal Bruno de Luca e Sthéfany Vidal , Ana Hickmann e Jackeline Petkovic , por exemplo, já aproveitaram bem todos os atrativos do município-arquipélago.



Como chegar?

Ilhabela está a 90 km de Ubatuba - cidade mais próxima -, 200 km da capital paulista, 170 km de  Paraty - no Rio de Janeiro -, e 450 km da capital fluminense.

A principal rota para quem deseja visitar Ilhabela é a balsa que parte de São Sebastião e que é, inclusive, o único meio de transporte público entre o continente e a ilha.

Para quem chega a partir de outros estados, os melhores aeroportos são: São José dos Campos (SJK), Guarulhos (GRU), Congonhas (CGH) e o Viracopos (VCP). 

Quando ir?

Ilhabela é um dos destinos prediletos dos paulistanos por representar um refúgio natural aos caos da cidade e ausência de natureza, principalmente nos grandes centros.

Sendo assim, Ilhabela costuma estar sempre cheia de turistas de São Paulo, como também de outras localidades, principalmente nos feriados prolongados do ano e no período de férias escolares.

O tempo quente e iluminado na maior parte do ano também é outro fato que chama a atenção dos turistas. Como na maioria dos destinos litorâneos, para quem busca o clímax da experiência, o verão e a primavera são as estações mais indicadas para visitar Ilhabela - lembrando também que são épocas de maior movimentação , então isto deve ser levado em consideração.

Se a ideia é aproveitar a beleza natural de Ilhabela em baixa temporada , o turista pode visitar o município-ariquipélago no outono e inverno.


O que fazer?

Em Ilhabela há mais de 40 praias ao redor da ilha principal, além de outros ilhotes que fazem parte do arquipélago e que são atrações imperdíveis para quem decide visitar a região.

Com 83% de Mata Atlântica preservada , o Parque Estadual de Ilhabela é outro ponto que merece a visitação por suas atrações de ecoturismo para todos os perfis , como de famílias com crianças até os mais aventureiros.

O turista ainda pode aproveitar mais de 20 cachoeiras e piscinas naturais, trilhas pela mata, praias quase desertas, quedas d’água, além de uma rica flora e fauna presente. Também é possível fazer passeio de mergulho, de barco, conhecer o Centro Histórico e muito mais!

A gastronomia é outra atração à parte . É possível encontrar das mais variadas opções de restaurantes, quiosques e bares, e para todos os gostos: do petisco à beira-mar aos drinks especiais e pratos elaborados para apreciar ao pôr-do-sol.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do  Portal iG no Telegram.