10 melhores destinos brasileiros para se hospedar de forma sustentável

A plataforma Booking.com realizou um levantamento e descobriu os destinos brasileiros com mais acomodações sustentáveis

10) Maceió, Alagoas

Alagoas é um estado repleto de belezas naturais, com muitas atividades voltadas para o ecoturismo na capital e arredores. Experiências para conhecer a vida marinha da região não faltam, como passeios de jangada até piscinas naturais e mergulhos, além de oportunidades de esportes marítimos, como surfe e stand-up paddle. Em terra firma, vale conhecer o Parque Municipal de Maceió e o Parque do Horto, áreas de preservação ambiental com espécies nativas da Mata Atlântica, que contam com trilhas para caminhadas e observação de animais.

Reprodução

9) Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Quem vai a Arraial do Cabo, nunca mais se esquece do azul cristalino das águas e da beleza natural dessa cidade litorânea. Um jeito comum de explorar pontos turísticos como a Fenda da Nossa Senhora, a Pedra do Macaco e a Gruta do Lago Azul, todos eles em ambiente marítimo, é embarcando em um dos barcos que realizam passeios diariamente. Mas o viajante deve lembrar-se de preservar a vida marinha nessa que é considerada a Capital do Mergulho.

Pinterest

8) Fortaleza, Ceará

A capital cearense é a casa do Parque Estadual do Cocó, maior parque natural localizado em área urbana das regiões Norte e Nordeste. Para quem gosta de atividades na natureza, o local oferece mais de 2 Km de trilhas interligadas para caminhadas. Há ainda um meliponário, que preza pela conservação de abelhas nativas sem ferrão e onde ocorrem ações de educação ambiental. Fortaleza também tem uma Área de Relevante Interesse Ecológico, a Floresta do Curió, para preservação da Mata Atlântica, com atividades para crianças e adultos.

Reprodução

7) Campos do Jordão, São Paulo

Conhecido por seus atrativos de inverno no interior paulista, o destino abriga o Parque Estadual de Campos do Jordão, com mais de 8 mil hectares de área, que permite diversas atividades de ecoturismo, incluindo 12 Km de trilhas, tirolesas, arvorismo e aluguel de bicicletas. Há ainda outras oportunidades para conhecer a natureza de Campos do Jordão, como a Vista Chinesa, um mirante com vista para a Serra da Mantiqueira, ou as trilhas do Bosque do Silêncio.

shutterstock

6) Porto Seguro, Bahia

Porto Seguro começou a ficar ainda mais desejada devido à popularidade que os distritos de Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva alcançaram. Mas a localidade não é feita só da beleza desses destinos. Se o viajante procura aventura, cultura e diversão, o Arraial d’Ajuda Eco Parque conta com atrações para todas as idades em um dos mais famosos parques aquáticos ecológicos do mundo. Além disso, o litoral da cidade baiana abriga o Parque Marinho Recife de Fora, que tem foco na conservação de sua biodiversidade, inclusive de espécies ameaçadas de extinção. O local recebe visitantes e oferece ponto de mergulho.

Pexels

5) Porto De Galinhas, Pernambuco

Não dá para falar de Porto de Galinhas sem mencionar a água cristalina de temperaturas mornas e as piscinas naturais e cheias de peixes. Mas a localidade também chama a atenção por algumas iniciativas em favor do turismo sustentável. O Coalizão pelos Corais, por exemplo, é um programa de turismo científico que busca integrar a comunidade local da cidade à resolução da degradação dos recifes e da demanda por novos passeios.

Reprodução

4) Paraty, Rio de Janeiro

Paraty é uma mistura de história, cultura e belezas naturais. Além dos passeios mais tradicionais, das praias e de seu charmoso centrinho preservado, é possível ter outros tipos de experiência na região, como visitar uma fazenda do século XVII, com sua produção de agrofloresta e horta. Além disso, existem seis unidades de conservação ambiental em Paraty, como parques e reserva ecológica, e o destino também investe em turismo de base comunitária, de forma a preservar e valorizar sua biodiversidade e as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras da região.

Pousada Sandi

3) João Pessoa, Paraíba

Recomendado para quem está procurando por acomodações que se preocupam com o meio ambiente. João Pessoa oferece uma bela costa e piscinas naturais. Uma dica é assistir ao pôr do sol na praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel, um passeio bem conhecido na região. A cerca de 70 Km ao norte da cidade, é possível visitar a Barra de Mamanguape, localizada no município de Rio Tinto. A área de proteção ambiental oferece trilhas e passeios de barco para observação dos peixes-boi marinhos que vivem ali.

Divulgação

2) Ilhabela, São Paulo

A ilha, localizada no litoral norte do estado de São Paulo, oferece um pouco de tudo aos visitantes: lindas praias, trilhas de diferentes níveis, mirantes panorâmicos, biodiversidade e cachoeiras. Um bom local para ter esse tipo de experiência é o Parque Estadual de Ilhabela. Outras atividades indicadas para aproveitar a natureza local é ver o nascer do sol na praia de Castelhanos e mergulhar para observar diversos naufrágios e a vida marinha local.

Paulo Stefani/Sectur Ilhabela

1) Búzios, Rio de Janeiro

Búzios é o destino brasileiro com a maior proporção de acomodações sustentáveis. Ideal para quem busca por um turismo mais ecológico, o local possui áreas de preservação da Mata Atlântica, como a Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, que abrange as praias de Caravelas e José Gonçalves e se estende até Cabo Frio. Para quem quer curtir a natureza e conhecer a biodiversidade de Búzios, vale fazer trilhas, mergulhos e até se aventurar em um esporte aquático, como o kitesurf.

Reprodução