10 atrações para navegar nas águas do Litoral Norte de São Paulo

10 atrações para navegar nas águas do Litoral Norte de São Paulo

Repleto de belezas naturais, que englobam tanto praias paradisíacas, quanto rios, cachoeiras e Mata Atlântica preservada, o Litoral Norte de São Paulo é um dos principais destinos do Estado de São Paulo para quem busca contato com a natureza. O Circuito Litoral Norte apresenta dez atrações ideais para quem deseja não só aproveitar os recursos naturais da região que formam ilhas, lagoas, praias escondidas, baías e enseadas, como também realizar uma prática de turismo sustentável e segura.

Reprodução

1. Bertioga - Passeio de escuna

As escunas já são tradicionais em Bertioga e oferecem passeios por diversas praias e atrativos da cidade. Em um roteiro histórico, é possível visitar, por exemplo, o Forte São João, construído em 1547 e considerado o mais antigo do Brasil. O percurso ainda passa pelo Canal de Bertioga, rios e oceano, e por fim, inclui banho de mar próximo às ilhas Guará, Ilha Rasa e Praia do Iporanga.

Divulgação

2. Bertioga - Canoa acessível no rio Jaguareguava

A canoagem é um destaques acessíveis de Bertioga, podendo receber qualquer pessoa com deficiência, já que existem dois catamarãs adaptados especialmente para eles. O passeio inicia-se num ponto de profundidade em média de 1,5 m de acordo com a maré, solo de mangue e todo cercado pelo manguezal no seu último quilômetro até a foz. Subindo em direção à nascente, logo este fundo de mangue se transforma em areias claras, que, somado às águas cristalinas que descem da cachoeira adentram a restinga do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Bertioga.

Reprodução

3. Caraguatatuba - Cocanha

Em um passeio de lancha por Caraguatatuba, é possível conhecer lugares como os ilhotes da Cocanha, a pouco mais de um quilômetro da praia de mesmo nome, e que conta com uma das maiores fazendas de mariscos do Estado, com 36 mil m² e uma produção que pode chegar a até 160 toneladas por ano.

Divulgação/Circuito Litoral Norte

4. Caraguatatuba - Juqueriquerê

O Rio Juqueriquerê tem 13 km de extensão e é o único rio navegável do Litoral Norte, sendo uma das mais belas atrações para quem gosta de navegação fluvial. Ali, o visitante confere ao longo do seu percurso a riqueza da fauna e flora, conhece o manguezal, restinga e um pouco da Mata Atlântica.

Reprodução

5. Ilhabela - Semana Internacional de Vela

Para quem é apaixonado por esportes náuticos, Ilhabela conta com um atrativo anual imperdível: a Semana Internacional de Vela. Neste ano, o evento está em sua 49ª edição reunindo os principais velejadores da América Latina até o dia 30 de julho. A Semana Internacional de Vela de Oceano de Ilhabela inclui as tradicionais regatas Alcatrazes por Boreste e Ilha de Toque-Toque por Boreste, com previsão de participação de mais de 120 embarcações de diferentes estados brasileiros e também do exterior, reunindo cerca de 1,2 mil velejadores.

Paulo Stefanini

6. Ilhabela - Passeio de barco para Castelhanos

A Praia de Castelhanos é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. E, por seu percurso incluir uma estrada de 15 km, acessível apenas de 4x4, o passeio de barco até lá surge como melhor alternativa para conhecer o lugar. O roteiro inclui paradas em outras praias paradisíacas no caminho, como a Praia da Fome e Saco do Eustáquio.

shutterstock

7. São Sebastião - Arquipélago de Alcatrazes

Segunda maior unidade de conservação marinha do Brasil, o arquipélago conta com as ilhas mais distantes da costa de São Sebastião, a aproximadamente 33 km do litoral. Reaberto em 2019, o lugar é um reduto de natureza ainda pouco explorado e conta com uma paisagem que inclui enormes rochedos arredondados e vegetação de Mata Atlântica, além de mar cristalino, sendo um refúgio de vida silvestre administrado pelo ICMBio – as visitas, inclusive, devem ser monitoradas por um profissional do Instituto, já que a área é protegida por uma unidade de conservação federal.

Prefeitura Municipal de São Sebastião

8. São Sebastião - Passeio para as Ilhas

As Ilhas, localizadas próximas das praias de Barra do Sahy e Juquehy, são um passeio ideal de barco para quem quer curtir águas calmas e cristalinas. O atrativo também pode ser acessado de jet ski ou até mesmo de caiaque e stand-up paddle em dias em que o mar está calmo.

Prefeitura Municipal de São Sebastião Alcatrazes

9. Ubatuba - Ilha Anchieta

Considerada uma das principais atrações naturais da cidade, a ilha faz parte da área de proteção ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta. O local é ideal para um passeio de lancha ou escuna, onde se tem a oportunidade de uma total integração à natureza, com rica fauna e flora e um mar transparente propício para mergulho. A ilha também abriga um complexo de ruínas tombadas pelo Condephaat, com mais de 2 mil m² de edificações conservadas, incluindo o Presídio, onde ocorreu uma das maiores rebeliões nos anos 1950.

Reprodução/TripAdvisor

10. Ubatuba - Ilha das Couves

Com acesso via barco ou lancha a partir de Picinguaba, a Ilha das Couves é um verdadeiro paraíso situado no extremo norte de Ubatuba. O lugar tem rica vida marinha que atrai mergulhadores de todo o país e, na faixa de areia de 60 metros, é possível aproveitar o sol e a beleza da vegetação nativa. A ilha também possui diversas piscinas naturais para quem desejar nadar com snorkel.

Divulgação/Circuito Litoral Norte

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!

Divulgação