Turismo gastronômico na Colômbia

Com seus aromas, cores e sabores, a gastronomia sempre foi parte fundamental no desenvolvimento e amadurecimento de raízes e culturas de um determinado destino. Destaque na América do Sul por seus temperos e sabores únicos, a Colômbia tem profissionais de mão cheia.

Culinária colombiana

A culinária colombiana está associada à pluralidade de suas regiões, aproveitando a posição estratégica e privilegiada do país. A diversidade do solo, do clima e conhecimentos ancestrais de cada região fazem da gastronomia colombiana um cardápio rico e diversificado capaz de satisfazer os paladares mais exigentes que buscam experiências inovadoras cheias de sabor e cultura ao redor do mundo.

Unsplash

Bandeja Paisa

Entre os típicos, temos o Bandeja Paisa, que é um arroz branco, feijão, ovo frito, abacate, chorizo, arepa e batata servidos diretamente em uma bandeja.

Reprodução/Freepik - 18.08.2022

Ajiiaco

Ajiiaco é uma sopa feita com vegetais.

Reprodução/Freepik - 18.08.2022

Arepas

Arepas é um pão com massa à base de farinha de milho que pode ser rechado de várias formas.

Reprodução/Freepik - 18.08.2022

Lechona

A receita consiste em um leitão assado, recheado com arroz e ervilhas, cozido por 12 horas.

Reprodução/Freepik - 18.08.2022

Arequipe

Quando o assunto são os doces, o destaque fica para o Arequipe, uma espécie de doce de leite

Reprodução/Freepik - 18.08.2022

Oblea

A sobremesa é feita de dois finos biscoitos de waffles com diferentes tipos de recheios.

Reprodução/Freepik - 18.08.2022

Incentivo no país

Com investimento do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo e com o objetivo de promover o turismo como um todo, o país desenvolveu a campanha "Colômbia a la Mesa", resultado de um estudo sobre a gastronomia colombiana em âmbito nacional e internacional, envolvida por características específicas e de alto padrão que naturalmente se alinham com as tendências globais em favor da denominação de origem (conhecimento por trás do prato - rastreabilidade), consumo responsável (uso de variedades nativas não transgênicas que não afetam o meio ambiente e que geram uma excelente qualidade de relação de preços) e sabores ancestrais (uso de técnicas culinárias antigas e ancestrais).

shutterstock

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!

Booking.com/divulgação

Portal iG

Acompanhe também o perfil geral do Portal iG no Telegram.

Divulgação