Olímpia , a cidade no interior do estado de São Paulo, é conhecida como a Capital Nacional do Folclore . Além disso, o local é famoso por seus parques aquáticos , como o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach Olímpia, que são algumas das principais atrações que tornam o destino popular.
A história da cidade remonta ao século passado, quando o mineiro Antônio Joaquim Miguel dos Santos explorou e conquistou as terras virgens da região. Ele nomeou a área como Sertão dos Olhos D’Água devido ao grande número de nascentes encontradas. Em 1924, Olímpia já era considerada a quarta cidade mais rica do estado de São Paulo. Na década de 1930, tornou-se uma das maiores cidades produtoras de café.
O destino já atraiu celebridades como o cantor Luan Santana, a atriz Any Gabrielly, MC Loma e Mariely, entre muitos outros.
A estudante de Turismo, Leticia Araújo, que sempre viaja para Olímpia no final do ano para visitar parte da família que mora na região, afirma que o destino se tornou um lugar especial para passar as férias, tanto pela sua família quanto pelas atrações que existem na cidade.
Ela conta que o destino é maravilhoso e já perdeu as contas de quantas vezes já foi. “É uma cidade ideal para quem busca relaxar, e com várias atrações para visitar.” Para ela, a cidade é um local ideal para esquecer a vida na cidade grande e ter um momento de paz.
Moradora da capital paulista, ela afirma que não precisa se preparar demais para viajar, pois a família dela em Olímpia sempre a acolhe muito bem.
Atrações
Na sua passagem pela cidade, Leticia compartilha que já foi no “Thermas, Espaço do Folclore, Museu de Cera, Parque dos Dinossauros e a Praça principal da cidade, que é um espaço lindo”. Para ela, a cidade é um pouco cara, então sempre que ela realiza essa viagem no fim do ano, fica alguns meses juntando dinheiro. “As atrações do lugar são ótimas, mas para você experienciar tem que gastar um pouco.”
Além disso, ela sempre viaja acompanhada. “Ir sozinha não é uma opção, pois tenho família lá e acredito que se eu tivesse ido sozinha não iria aproveitar tanto. As atrações da cidade não foram feitas para você aproveitar sozinha, sabe? São coisas que você faz entre amigos e familiares”, defende a estudante.
Leonardo Damião, que trabalha no GuiaOlímpia , lista também outros destaques da cidade, como o Parque Hot Beach Olímpia, a Praia do Mirante, a Estação Cultural, o Museu de História e Folclore Maria Olímpia, o Pit Stop da Neve, o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, o Parque Dolce Dulce, a Praça da Matriz e a Igreja Matriz de São João Batista.
Os parques aquáticos são um destaque, com o Thermas dos Laranjais se destacando como o maior da América Latina, oferecendo uma infinidade de piscinas e toboáguas, enquanto o Hot Beach Olímpia é conhecido por suas emocionantes atrações e águas termais. Para os interessados na história local, o Museu de História e Folclore Maria Olímpia resgata a trajetória da cidade por meio de objetos antigos.
Para os amantes de dinossauros, o Vale dos Dinossauros Olímpia é imperdível, apresentando 38 dinossauros animatrônicos, incluindo o temido Tiranossauro Rex e o gigantesco Brachiosaurus, réplicas importadas que se movem e emitem sons, proporcionando uma experiência realista. Além disso, o Museu de Cera oferece uma experiência imersiva com 70 personagens em mais de 30 cenários.
A Praia do Mirante é um convite ao lazer, com sua orla estilizada lembrando a famosa Praia de Ipanema. Para os interessados em cultura, a Estação Cultural de Olímpia, instalada na antiga Estação Ferroviária restaurada, oferece galerias e espaços culturais. O Museu de Arte Sacra, no “Palacete Giosué Tonanni”, expõe arte popular, esculturas e obras de artistas brasileiros consagrados, sem cobrança de ingresso e com opções de visitas guiadas ou autoguiadas.
E para momentos tranquilos, a Praça da Matriz, com seus comércios locais, e a majestosa Igreja Matriz de São João Batista, um monumento histórico que remete à colonização da região, são opções encantadoras.
“Olímpia também é conhecida por sediar o Festival do Folclore, evento anual que ocorre em agosto e celebra a diversidade cultural da região e atrai visitantes de todo o país. Durante o festival, grupos folclóricos locais e nacionais apresentam danças típicas, músicas tradicionais e trajes característicos.”
Ele também sugere que a noite em Olímpia oferece opções de restaurantes locais e bares aconchegantes. Além disso, alguns dos resorts e hotéis possuem entretenimento noturno. “Na Avenida Aurora Forti Neves, principal avenida da cidade, você encontrará a maioria das opções de gastronomia e entretenimento da cidade.” Ele também menciona o Olímpia Open Mall, uma galeria instalada em frente ao Thermas que tem no mesmo lugar diversas opções de alimentação, choperia e shows ao vivo.
“Existe também a Villa Guarani, um espaço composto por sete lojas que englobam: choperia, sandalaria, gelateria, moda praia, empório de vinhos, pizzaria, loja de fotografia, além de espaço Sabores e Tradições, que traz exposições folclóricas e uma loja colaborativa de artesanato.”
“Em resumo, Olímpia oferece uma diversidade incrível de atividades e atrações para todos os visitantes, desde parques aquáticos emocionantes até experiências culturais e históricas enriquecedoras”, destaca Leonardo.
Quando ir à cidade?
Como Leticia só vai à cidade no final do ano, ela sempre vai no verão, e aconselha se preparar para o calor, pois a região é muito quente e raramente faz frio nessa estação. “Sempre é uma experiência positiva visitar Olímpia, às vezes a cidade está muito cheia e isso pode gerar alguns desconfortos, mas nada que tenha me gerado alguma experiência negativa.”
Leonardo afirma que a melhor época para visitar Olímpia é durante a primavera e o verão, quando as temperaturas são mais quentes, ideais para aproveitar as atrações aquáticas. “Embora a maioria das piscinas sejam aquecidas, algumas são com água gelada e você pode aproveitar bem no calor, mas a dica principal é evitar os períodos de férias escolares para evitar grandes aglomerações”, destaca.
Conselhos
Leticia conta que nunca precisou usar alguma agência de viagem, e crê que nenhuma pessoa precisa também. “A cidade é muito bem equipada para receber turistas e todas as atrações são bem sinalizadas, sem contar que na internet há várias listas com guias para cada lugar da cidade. Você só precisa se organizar internamente para realizar essa viagem que é muito fácil, pois a cidade é receptiva e organizada, além de ser muito segura, fazer caminhadas de madrugada se tornou algo que eu sempre faço por lá, pois você se sente tão segura que isso não se torna problema”, defende.
Leonardo aconselha a pesquisar pacotes que incluam hospedagem e ingressos para os parques aquáticos. O preço médio pode variar de acordo com a época do ano, mas planejar com antecedência e buscar promoções ajuda a economizar. Ele também sugere usar roupas leves, protetor solar e manter-se hidratado, especialmente nos parques aquáticos. “Reserve um tempo para explorar a história local e experimentar a culinária regional.”
Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram
e no Facebook!